Terrário aberto com musgo - Atelier das bonecas Mimi

Terrário aberto com musgo

em 01 maio, 2023

Terrário aberto com musgo

Como adoro musgo e adoro ver terrários fechados ou abertos com musgo, tenho pesquisado por eles e tenho encontrado muitas ideias para fazer um terrário.

Vivo numa zona de calor em que não há muita humidade no inverno, e para encontrar musgo natural ou que seja mesma em loja é sempre muito difícil de encontrar.

Aproveito quando vou de viagem no inverno para o interior do país para procurar musgo bonito para coletar, não levo muito por isso também não vou fazer mal à nossa mãe natureza.

Desta vez trouxe um palmo de musgo, porque tinha já a ideia de colocar um pouco num terrário fechado que tenho já feito desde 2021 com avenca e se acrescentar um pouco de musgo ficaria mais rico e bonito.

Também queria fazer um pequeno terrário para levar para o meu trabalho, é sempre bom olhar para um pequeno mundo verde, ajuda muito a relaxar.

Voltando ao terrário aberto, sou inexperiente quanto a este assunto, tenho receio de perder o musgo, mas se não tentar também não sei.

Vemos sempre fotos lindas de terrários, mas não sei quanto tempo duram, porque quando o montamos fica um espetáculo e depois será que se mantêm. 

Sobre o terrário de musgo, plantei umas hypoestes de cor verde, vermelha e rosa e uma Chamaedorea que já tenho algum tempo.

Fiz o terrário no inicio de Março de 2023, todos os dias o borrifava para que o musgo pegasse, após alguns dias o musgo começou a ficar castanho sinal de estar a perder-se, como mostra a imagem de baixo.

musgo a perder-se
Achei muito difícil manter o musgo, num aberto aberto, também se calhar porque resido num local onde é mais seco que húmido, mas mesmo o molhando ele não se adaptou.
Musgo em terrário aberto

Ao fim de 15 dias, acabei por desmanchar o terrário e colocar o musgo e as plantas agora num terrário fechado.

Terrário fechado com musgo

Como não tenho nenhuma tampa e até arranjar uma, coloquei película aderente, uma vez que sela, deixa passar luz e também faz efeito estufa.
A conclusão que cheguei, na minha zona, posso esquecer de querer um terrário aberto com musgo, que nunca conseguirei, derivado às temperaturas, clima.
O musgo que colhi é da natureza e não é da minha zona de habitação, talvez também tenha alguma influência, apesar do restante musgo que coloquei num terrário fechado ainda estar vivo.
Talvez musgo que se compre para terrários seja adaptado para esse efeito, mas também onde vivo nunca encontrei à venda. 

Irei postar o resultado do terrário fechado, o que aconteceu ao musgo, às plantas, caso esteja interessado/a, em saber não se esqueça de assinar as notificações para ser saber logo o resultado.

Comigo não resultou o terrário de musgo aberto e com vocês resultou? Se sim conte-me a sua experiência.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.