Avenca como cuidar - Atelier das bonecas Mimi

Avenca como cuidar

em 07 agosto, 2019


Avenca é uma planta muito admirada pela sua delicadeza e exige certos cuidados para desenvolver-se satisfatoriamente na nossa casa.

Conheça agora, alguns de seus segredos.

Elas carregam a fama de espantar mau-olhado: dizem que são capazes de absorver as energias negativas e murcham, dando sinal de que há alguém invejoso no ambiente. Algumas variedades são usadas até na medicina popular como calmante para a tosse ou problemas no couro cabeludo. Mas é principalmente como planta ornamental que as avencas são admiradas.

As avencas são plantas muito utilizadas para decorar interiores e locais externos. Elas podem chegar a 30 ou 40 cm de altura, possuem folhas delicadas e um formato irregular que agrada muitas pessoas. Uma parente muito conhecida da avenca é a samambaia. Assim como ela, não possui flor nem fruto nem semente, mas sim, esporos.

O nome científico, Adiantum, deriva do grego 'adiantos' que significa 'que não se molha', pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

O gênero Adiantum reúne muitas espécies e variedades.

Exigem cuidados constantes, pois, muito susceptível, sente-se agredida pela mais leve mudança no ambiente.

Desenvolvem-se em regiões terrestres e locais húmidos, algumas espécies habitam em água doce, mas não há nenhuma espécie marinha.

Em geral, crescem melhor em ambientes com temperaturas médias a altas, e precisam de alta humidade relativa do ar. Geralmente são cultivadas em vasos, e se adaptam melhor a ambientes de média a alta luminosidade, de preferência com luz indireta (sem sol direto). As avencas toleram baixas luminosidades. A planta não tolera bem baixas temperaturas. Podemos aumentar a humidade do ar colocando um prato com cascalho húmido sob a planta.

Mantenha a terra húmida, mas não encharcada. Nos meses mais frios, deixe o solo secar levemente antes de regar novamente. É importante que o substrato (terra) possua uma boa drenagem.

Recebendo tratamento adequado, ele estará em constante brotação, lançando novas folhagens que nascem enroladas como pequeninas bolas verdes e vão se soltando à medida que o caule se desenvolve.
O segredo para o cultivo da avenca reside em fornecer-lhe calor, muita humidade atmosférica e fora do vento direto.
Cuidados na Compra
- Escolha exemplares que estejam plantados em compostos bem húmidos e rejeite os que possuírem algum ramo ressecado.
- Evite plantas expostas ao ar livre.
Plantando Avenca na Primavera e verão
Plante ou replante a avenca nos meses de primavera, num bom composto orgânico formado por duas partes de terra, uma parte de calcário, uma de areia, outra de carvão vegetal granulado e um pouco de fertilizante de boa qualidade, e turfa que é um composto orgânico, de origem vegetal, muito rico em nutrientes.
Coloque a planta em local semi-sombreado para que os raios solares não a atinjam diretamente. Verifique se a temperatura não está muito alta, pois as avencas detestam o calor excessivo. Quando isso acontecer, proteja o vaso, borrifando bastante água a seu redor para aumentar a humidade atmosférica no ambiente. Além disso, coloque o vaso sobre um prato contendo seixos molhados.
Regue com regularidade, nos meses de calor, apenas para manter o composto bem húmido, tendo o cuidado de não encharcá-lo. Em pleno verão, molhe duas vezes por semana.
Adube a cada quinze dias, com fertilizante líquido (você pode misturá-lo à água das regas), durante toda a primavera e o verão.
Plantando Avenca no Outono e inverno
Não exponha suas avencas a temperaturas inferiores a 13°C, senão sua folhagem desaparecerá e ela poderá morrer. O mesmo acontece quando a planta recebe correntes de ar frio.
Se os ramos escurecerem e começarem a murchar depois do inverno, corte-os com uma tesoura pontuda e afiada, bem rente à terra.
Problemas e Soluções
Quando não recebem os cuidados adequados, as avencas tornam-se susceptíveis e doentias.

Folhas da avenca secas, caindo ou com bordas amareladas é falta de água, é o problema mais comum que pode acontecer com sua avenca, para evitá-lo deve manter o substrato sempre húmido. Apesar de gostar de calor, o sol direto e o vento devem ser evitados a todo custo e, isso, por si só, já garante um bom período de substrato úmido. 
Para verificar sempre a necessidade de regas use o dedômetro para medir a umidade: tocou o solo e o dedo saiu limpo, use o regador. Ponta do dedo tem substrato, deixe para conferir amanhã se o vaso precisa de água. Quando regar, veja sempre no substrato e capriche na dose de água.

Encharcar também é um erro: as avencas tomam muita água no calor, mas se a temperatura cair e a planta continuar a receber a mesma quantidade de água, a tendência será o apodrecimento dos rizomas. Pare de regar por alguns dias, até o solo ficar apenas húmido. Depois, regue só duas vezes por semana.

Folhas da avenca inteiras amareladas é um sinalizador de falta de adubo. Mensalmente, use um bom adubo. Aliás, adubação para plantas é como nossa alimentação: quanto mais variedade, melhor. Mesmo usando um bom adubo, pode ir variando o cardápio: um pouco de biofertilizante líquido um mês, volta o anterior adubo, noutro mês ofereça um bom composto orgânico, e assim, você vai mantendo suas avencas verdes e lindas.

A avenca, como as samambaias, é muito sensível à poluição, que escurece suas folhas. Retire a planta da cozinha ou de ambientes viciados.

Cochonilhas lanuginosas raramente atacam as avencas, mas quando o fazem parecem-se com pequenos floquinhos de algodão. Destrua-os utilizando um cotonete embebido em uma mistura de álcool e água em partes iguais.

Os ácaros poucas vezes atacam avencas, mas quando o fazem deixam uma teiazinha branca. Para eliminá-los, embeba um pincel com um acaricida e passe-o nas folhas durante dois ou três dias.
Atenção - não confunda com pragas os esporos que se formam na superfície inferior das folhas e cuja função é gerar novos exemplares. Melhor do que qualquer especialista, a natureza se encarrega de espalhá-los com o vento e de proporcionar condições para que germinem, dando continuidade ao ciclo vital.
Propagação
A cada três anos, na primavera, divida os rizomas adultos e plante cada parte num composto orgânico formado por duas partes de terra, uma de calcário, uma de areia, outra de carvão vegetal granulado e um pouco de fertilizante.
Como não florescem, as várias espécies de avenca não podem ser semeadas. Todavia, os esporos produzidos no verso de algumas folhas podem germinar. Têm o aspecto de grãos de poeira e só produzem novos exemplares quando manuseados por especialistas, que propiciam as condições ideais.
Multiplicação por esporos
Na natureza, brotam espontaneamente por toda parte, desde beiras de cursos de água e encostas de barrancos, até no alto de palmeiras. Ao produzir e lançar ao vento grande quantidade de esporos, a avenca pode brotar e se desenvolver em qualquer ambiente, desde que haja calor, humidade e luminosidade, com proteção contra a incidência de raios solares diretos.

E o que são os esporos? São aqueles pontinhos que se distribuem no verso das folhas e, quando maduros, escurecem e soltam-se com facilidade. Isso explica a facilidade com que as avencas se espalham na natureza.

Tudo muito simples, mas quando cultivamos a avenca em casa, a história muda de figura. Isso porque nem sempre elas são colocadas em locais que apresentam as características exigidas, ou seja, calor, humidade, luminosidade, e proteção contra o sol direto. Assim, as avencas acabam murchando, apresentam folhas amareladas e secas e podem até morrer.
Drenagem e luminosidade
Quem pretende cultivar avencas como plantas de interior, pode colocá-las em vasos (de preferência de barro), garantindo que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem, ou seja, o excesso de água precisa ser eliminado com facilidade, pois é quase fatal para a planta. No caso dos vasos de fibras de coco, é importante observar sempre a quantidade de água usada nas regas, pois eles tendem a reter muita humidade. Com o tempo, é possível determinar qual a quantidade adequada ao volume de terra, levando-se em conta a temperatura – nos dias quentes a necessidade de água é maior e nos frios é bem menor.

O plantio de avencas no jardim exige muito cuidado na escolha do local, pois deve atender às três principais exigências da planta: calor, humidade e luz indireta. Outro detalhe importante: as avencas não suportam ventos diretos e excessivos. O local ideal, portanto, são os cantinhos húmidos e com sombra, mas com boa luminosidade.
Como fazer mudas com esporos em casa
Para retirar os esporos, espere que amadureçam e retire-os das folhas raspando-as delicadamente com uma faca pequena ou gilete. Mantenha uma folha de papel (ou um pedaço de tecido branco) embaixo, para aparar os esporos que vão caindo. Prepare uma sementeira apenas com pó de xaxim (em substituição substrato de orquídea). Cubra a sementeira com plástico transparente e mantenha à sombra. Após cerca de quatro semanas, vai surgir na sementeira uma espécie de musgo – são os brotinhos, que só devem ser transplantados quando atingirem cerca de 2 a 3 cm.
Como multiplicar por divisão de touceiras
Um vaso de avenca bem cheio pode render várias mudas. É só separar as touceiras com muito cuidado para não prejudicar as raízes, que são bem frágeis.
Plante a muda imediatamente, pois a avenca perde humidade muito rápido.
Passo a passo da divisão de touceiras

- Para separar as mudas, vire o vaso e dê-lhe uma batida por trás.

- Segure a planta com a mão, logo acima da terra.
- Com cuidado, vá puxando a avenca para fora do vaso.
- Segure o aglomerado de rizomas com as duas mãos e parta-o em dois.
- Cultive as partes separadamente, em vasos onde os rizomas tenham espaço suficiente.
- Replante, usando o composto já indicado.
- Firme-o, em volta do vaso todo, com os polegares, para evitar as bolsas de ar.
- Regue as mudas novas com bastante água.

Dentro as avencas mais conhecidas e cultivadas, destaco

Avenca rosa
·  Scutum roseum,
Tem como nome conhecido, avenca rosa, que apresenta brotos avermelhados rosa que se tornam verde-escuros.

Cabelo de anjo
· Adiantum microphyla
Tem como nome conhecido cabelo de anjo, as suas folhas pequeninas

Veneris
· Adiantum capillus-veneris
Os seus nomes comuns são aivenca, avenca, avenca-das-fontes, avenca-de-montpellier, cabelo-de-vénus, capilária, capilária-de-montpellier ou lágrima-de-sangue.

Avencão
· Adiantum macrophylla
Tem como nome conhecido avencão

Avenca comum
· Adiantum radianum
Os seus nomes comuns são cabelo-de-vénus, avenca-comum, avenca-do-canadá ou avenca-delta

Avenca de metro
· O seu nome conhecido é avenca de metro

Ideias como cultivar avencas



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Toda esta informação foi retirada da internet.

MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

7 comentários , comente também!

  1. Conteúdo muito bacana. Gosto muito de plantas e sempre quis ter meu vaso de avenca. Obrigado por compartilhar. Grande abraço e Sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada pela mensagem. Também é uma das minhas preferidas, inclusive tenho em vaso normal e dentro de um terrário fechado.

      Eliminar
  3. Amei sou apaixonada por plantas mais avencas São o meu fraco obrigada

    ResponderEliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.