Como fazer bonsai com suculenta - Atelier das bonecas Mimi

Como fazer bonsai com suculenta

em 22 setembro, 2019

Bonsai jade em bota
Um bonsai de jade criado a partir de Portulacaria afra é muito mais fácil de desenvolver como um bom bonsai do que a planta de jade de folhas maiores.


 Bonsai feito pelo Jim Smith, Vero Beach, FL
James J. Smith
James J. Smith (1925-2016) foi apontado como o cavalheiro do bonsai e é reconhecido como um mestre de bonsai de classe mundial. Seu conhecimento dos bonsais tropicais e semi-tropicais é procurado não apenas pelos estudantes, mas também pelos mestres dos bonsais. Sua capacidade artística de projetar estilos clássicos e naturais de bonsai não é contestada. Sua previsão de ver o desenvolvimento artístico no estoque bruto era mágica.

Esta suculenta pode ser uma boa planta de interior, mas precisa de muita luz. Também gosta de estar no lado seco e a poda frequente a manterá em forma.

Portulacaria afra também é conhecida como capim-elefante, jade de folhas pequenas e jade de anão. 

Os galhos e o tronco jovens são marrom avermelhados, quando maduros, tornam-se acinzentados. As folhas estão muito próximas umas das outras, obovadas, opostas e pouco menos de 1 cm de comprimento - quando cultivadas ao sol.
Bonsai feito pelo Jim Smith, Vero Beach, FL
Para manter uma boa forma de bonsai, poda tem de ser com frequência. 
No verão, pode podar duas vezes por semana, ou mais, para manter uma árvore bem estilizada.

Plantas de armazenamento de água, como Portulacaria, usam suas folhas e galhos carnudos como reservatórios. Eles podem sobreviver em quantidades relativamente pequenas de solo e gostam que  o mesmo esteja seco entre as regas.

Se estiver cultivando ao ar livre, durante períodos chuvosos, mova a sua Portulacaria para um local onde seja seco e iluminado e dê água conforme necessário. Eles não precisam das chuvas diárias, especialmente se envasadas recentemente.

Regar (ou não) é a parte mais complicada do cultivo desta planta. Para quem costuma esquecer de regar, o bonsai de jade pode ser o candidato ideal!

Os jade bonsai preferem 'pés firmes'. Às vezes, eles podem passar anos sem podar as raízes. O corte da raiz leve é ​​eficaz,  no entanto, quando necessário, a poda drástica da raiz não é prejudicial.

Segundo conselho de Jim Smith, Vero Beach, FL,  que desenvolveu inúmeros bonsai de jade é :
Deixe o solo secar antes de aparar raízes ou transplantar e NÃO MOLHE a planta imediatamente após o envasamento, transplante. As folhas existentes podem até murchar antes que novas folhas apareçam. Isso não é um problema. Se algumas folhas velhas caírem, elas serão substituídas rapidamente. "
Bonsai 'Jade' do falecido James Smith
Passos como fazer bonsai com suculenta  Portulacaria afra ou Planta Jade

➢ Passo 1
Encontre um vaso grande o suficiente para permitir que a planta de jade ou Portulacaria cresça - deve ser um pouco mais largo e mais profundo do que a planta e sua raiz. Use uma mistura de envasamento que é uma parte de barro esterilizado, duas partes de areia afiada e duas partes de turfa. Coloque em pleno sol.

➢ Passo 2
Podar seu bonsai de jade para moldá-lo. O bonsai de jade é capaz de suportar podas agressivas. Aperte e remova os galhos que estão crescendo em locais indesejados para refinar o seu bonsai de jade. A poda frequente é necessária durante a estação de crescimento. O bonsai pode exigir poda até duas vezes por semana. Os cortes nivelados, em vez dos côncavos, são os melhores para remover galhos. Tome cuidado para não cortar muito fundo ou isso pode causar uma cicatriz. As plantas de jade são resistentes e não requerem vedação após a poda.

➢ Passo 3
Você pode treinar seu bonsai de jade em muitos dos estilos tradicionais de bonsai, como "inclinar-se" (que tem uma aparência inclinada e varrida pelo vento) ou "na vertical" (na qual o tronco se inclina para a esquerda ou a direita). Manipule seu bonsai com pesos pequenos, que podem ser pendurados nos galhos para dobrá-los ou com uma fiação muito suave.
O fio de alumínio é um dos métodos mais comuns usados ​​para moldar o seu bonsai. Enrole o fio em volta do galho e dobre o galho na forma desejada. Use fio de 1 mm para árvores menores e continue a subir de tamanho à medida que a árvore cresce. Mantenha o fio com uma espessura pequena o suficiente para apoiá-lo até que ele tenha sido treinado na posição.
A fiação da árvore é melhor feita no outono ou inverno.
Bonsai de Portulacaria, estilizado por Jason no Schley's

A técnica Root-over-rock é um excelente estilo para Portulacaria. As raízes se estabelecem rapidamente no solo e as raízes expostas engrossam e envelhecem surpreendentemente. (A planta deve estar firmemente presa à rocha para começar)
Bonsai 'Jade' do falecido James Smith

Root-over-rock

Se optar pela poda drástica - se necessário para criar uma ótima forma - não é um problema.

➢ Passo 4
Replante a planta de bonsai a cada dois anos. Faça isso durante os meses de primavera e verão. Corte as raízes um pouco ao repotting em 1/4 de polegada ou mais.
Dê algumas folgas à planta por algumas semanas após cortar as raízes antes de retomar um horário regular de rega.

As raízes de Portulacaria podem ser difíceis de estabilizar como bonsai, especialmente em recipientes rasos. Mesmo que eles possam crescer em muito pouco solo, seu peso pode fazer com que caiam. Amarre a planta, sustente-a com rocha ou até prenda-a a uma rocha temporária para mantê-la estável (até que as raízes finas se tornem totalmente estabelecidas).

➢ Passo 5
Fertilizar uma vez por mês durante a estação de crescimento da primavera e verão. Não fertilize durante os meses de inverno. Use um fertilizante equilibrado formulado para bonsai.

Nunca use produtos químicos à base de petróleo em plantas suculentas.

➢ Passo 6
Regue o bonsai o suficiente para impedir que a planta seque. Tome cuidado para não regá-lo demais (não permita que o solo fique encharcado). Adicione água suficiente para humedecer o solo.
Deixe o topo do solo secar um pouco entre a rega.
Reduza a rega durante os meses de inverno.

➢ Problemas
Use água com detergente com sabão, ou mesmo uma mangueira de jardim pode pulverizar pequenos problemas.
O fungo pode ser um problema de bonsai de jade, geralmente causado por excesso de água . Galhos e troncos macios ou encharcados são geralmente um sinal de muita água. Se isso acontecer, são necessárias medidas drásticas.
Permita que a planta seque totalmente e seque por duas semanas ou mais. Mesmo isso pode não parar a podridão. Considere remover todo o solo antigo e mudar para uma mistura mais grossa e seca.

➢ Temperatura 
As plantas de bonsai de jade são tropicais e devem ser protegidas de geadas e congelamentos. É considerado por muitos como uma boa árvore de bonsai interior. (Luz alta é necessária.)
➢ Propagação
Todas as variedades se propagam facilmente a partir de estacas, mesmo as grandes. Deixe o corte descansar alguns dias na sombra para 'endurecer' antes de plantar em uma mistura rápida e seca de solo seco. 
Nenhum hormônio de enraizamento é necessário. 
Mesmo uma folha que cai no solo durante a poda, pode enraizar-se sem qualquer incentivo. Demora muitos anos para se obter um bom bonsai de uma folha, mas isso pode ser feito!
Bonsais
Alguns exemplares para deliciarem os nossos olhos e quem sabe para se inspirar para fazer o seu, eu vou fazer o meu e depois logo publicarei.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Créditos: Bonsay Mary, heathcotebotanicalgardens e bonsai4me
Toda esta informação foi retirada da internet, bem como as fotografias.

MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

5 comentários , comente também!

  1. Amei conhecer essa técnica de bonsai na Jade, tenho uma em casa e vou tentar usar a técnica dos fios de arame pra dar forma a ela. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem, também vou fazer essa técnica, estava a ver se as minhas suculentas Portucaria crescem, assim que fizer, colocarei aqui no blog o resultado. Gostaria depois de ver o resultado ;)

      Eliminar
  2. Consigo INTRODUZIR um galho no tronco de minha Jade?
    Ela já tem um tronco de uns 6 cm de diâmetro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tenho pouco experiência ainda em suculentas, mas penso que para introduzir, um galho no tronco sem ser naturalmente não, para tentar a sorte poderá ir pondando os galhos e esperar que a natureza faça o resto, pode ser que tenha sorte e nasça um rebento no tronco principal, mas antes de se aventurar aconselho fazer várias pesquisas na Internet sobre o assunto.

      Eliminar
    2. Eu estou a tentar fazer bonsai com uma Portulacaria, aproveitei os galhos que tinha e cortei o excesso de troncos, para fazer a forma de bonsai, prendi os ramos com arame (não tenho o adequado) se pretender mando-lhe fotos e estou aguardar o seu desenvolvimento.

      Eliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.