Suculenta - Crassulas - Atelier das bonecas Mimi

Suculenta - Crassulas

em 21 setembro, 2019

Crassula ovata planta Jade

A Crassula ovata é uma suculenta que a sua origem é da África do sul, é conhecida por planta de jade, que pertence à família crassulaceae. 
É uma suculenta associada às boas energias, acredita-se que ela trás boa sorte, sendo também designada como planta do dinheiro e árvore da amizade. Simboliza sorte, dinheiro, amizade verdadeira, prosperidade, fortuna, riqueza.

A Crassula ovata exige poucos cuidados, é muito resistente e fácil de cultivar, é uma excelente escolha para quem não dispõe de muito tempo. Têm um ciclo de vida perene, apresenta grande longevidade e pode ultrapassar os 90 centímetros de altura, lembrando um pequeno arbusto. Apresenta folhas verdes carnudas arredondadas que podem desenvolver uma tonalidade avermelhada nas bordas, são suportadas por um caule robusto, curto, retorcido e ramificado, verde e suculento que vai lenhificando à medida que envelhece.

Cuidados a ter com a Planta de Jade

➢ Luz: A crassula ovata requer sol pleno, meia sombra ou luz difusa. A sua capacidade de ambientação à variação de luminosidade, tornam-na apta para ser cultivada como planta de interior ou de exterior. Se pretender mudar a sua planta de um local sombrio para um local mais ensolarado, faça-o gradualmente, uma mudança brusca pode levar a que as folhas queimem ou caiam.

➢ Temperatura: Aprecia um locais quentes, porém apresenta alguma resistência ao frio. Contudo o frio excessivo e a geada intensas podem matar a planta.

➢ Regas: As regas devem ser graduais no Verão e escassas no Inverno, com o cuidado de deixar secar a terra entre cada irrigação. A planta de jade é tolerante à seca e sensível ao encharcamento, já que pode facilmente apodrecer com o excesso de água.

➢ Solo: Aprecia solos arenosos ricos em matéria orgânica, porém adapta-se a outros tipos de terra, desde que apresentem boa drenagem.

➢ Floração: Floresce com facilidade, principalmente no inverno e é representada por umas pequenas flores brancas ou rosadas, em forma de estrela. A floração só ocorre quando a suculenta é exposta à luz solar direta.

➢ Cuidados: Borrife a folhagem da suculenta ou use um pano suave para remover o pó. Suprima os ramos secos e se necessário execute uma poda de desbastação.

➢ Poda: A planta de jade pode ser podada de modo a proporcionar um formato personificado, pode inclusivamente ser aparada com a forma de uma árvore, levando ao visual de um bonsai.

➢ Multiplicação: Multiplica-se muito facilmente por estacas de ramos ou por folhas. É recomendado deixar as estacas ou as folhas a secar uns dias antes da plantação, de modo a criar um crosta que vai evitar o apodrecimento do material vegetativo.

➢ Nomes populares: Planta jade, Planta de jade, balsamo de jardim, planta do dinheiro, árvore da amizade, planta da sorte, árvore de jade, árvore do dinheiro, jade chinês

➢ Lendas e crenças: Segundo a lenda chinesa, a planta de jade quando colocada na entrada da porta da frente atrai dinheiro, se for colocada na porta das traseiras, produz o efeito contrário, incentiva o dinheiro a sair. 

Orelha de Shrek (Crassula gollum)

A orelha de Shrek é uma planta suculenta arbustiva compacta que possui folhas tubulares marcantes com tom avermelhado. Essa planta é muito conhecida pela variedade de formas inusitadas e leva o nome cientifico de Crassula Ovata Gollum.

Você pode cultivar a orelha de Shrek em vasos cerâmicos ou para cultivo dos bonsais.

Como o tronco fica muito espesso com o passar do tempo esse tipo de espécie pode desenvolver diversos tipos de padrões interessantes. Em plantas jovens o tamanho chega a quadruplicar em apenas um ano.

Esse tipo de planta é bastante resistente e extremamente durável, além disso, possui baixa manutenção e pode ser cultivado em ambientes fechados.

Cuidados a ter com a Orelha de Shrek

➢ Luz: A crassula ovata "Gollum" aprecia muita luz, dá-se em sol pleno ou sombra parcial. Quanto mais luz, mais cor, o fornecimento de algumas horas de sol por dia permitem intensificar o contorno vermelho no topo das folhas.

➢ Temperatura: Aprecia ambientes quentes. Não tolera temperaturas abaixo de -1º, durante a época fria deve ser resguardada do frio.

➢ Solo: Aprecia solos arenosos, com boa drenagem e pH neutro. Geralmente é cultivada em vasos, porém também se adapta bem

 Regas: A rega da orelha de Shrek deve ser espaçada, de modo a deixar secar o solo entre cada irrigação. Basicamente segue as mesmas diretrizes que se aplicam aos cactos e suculentas, as regas excessivas são o motivo mais comum do insucesso no cultivo destas plantas .

➢ Floração: Floresce desde o fim do Outono até principio de Inverno. As flores apresentam-se em cachos, têm o formato de estrela, são pequenas, brancas ou rosadas, com estames cor de rosa. A floração só ocorre quando a planta está exposta à luz solar direta.

➢ Poda: Geralmente não requer grandes podas, apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Mas quando se pretende obter a formação de um pequeno bonsai, deve-se eliminar alguns ramos desde o inicio de ciclo, de modo a manter o tronco à vista entre os vários raminhos que vão ficando.

➢ Multiplicação: Multiplica-se muito facilmente por estacas de folhas, ou com porções do tronco. 

➢ Nomes populares: Orelhas de Shrek, dedos de ET, orelhas de Obitt, árvore da amizade, jade, árvore de jade, trompeta de elefante.
Aqui vou mostrar algumas Crassulas
Crassula arborescens
Crassula arborescens undulata
Crassula argentea
Crassula Brevifolia
Crassula congesta
Crassula cordata
Crassula Expansa
Crassula exilis picturata
Crassula falcata
Crassula marginalis rubra

Crassula mesembryanthemoides
Crassula 'Moonglow'

Crassula muscosa lycopodioides
Crassula ovata Variegata
crassula ovata tricolor
Crassula perforata 
Crassula perforata variegata
Crassula portulacea hobbit
Crassula rogersii
Crassula rubricaulis 'Candy Cane'
Crassula-rupestris
Crassula rupestris var monticola
Crassula tetragona
Crassula Tom thumb
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Toda esta informação foi retirada da internet, bem como as fotografias.

MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.