O nome científico desta suculenta é Pachyveria clavifolia. Mas essa planta pertence ao gênero das pachyveria e a família das crassulaceae. E essa suculenta é hibrido e tem o ciclo de vida perene.
Pertence à família Crassulaceae.
Como é uma hibrida não presente na natureza.
Pachyveria é um híbrido entre Echeveria e Pachyphytum. Essa é a razão pela qual na frente de seu nome muitas vezes há um “X”, assim como há para outros híbridos. No entanto, nem sempre é fácil distinguir as diferentes espécies de Pachyveria e as plantas das quais é derivada.
Pachyverias são plantas perenes de caule curto que tendem a amadurecer com a idade. Longas, estreitas se comparadas com outras crassuláceas, folhas pontudas e suculentas brotam do caule. Eles crescem dispostos em lindas rosetas abundantes.
A cor das folhas é geralmente verde claro ou azul esverdeado, com as pontas às vezes desbotando para avermelhadas. A exposição à luz solar direta aumenta esse recurso, que pode estar oculto nas plantas que crescem na sombra. Em algumas espécies, as folhas estão cobertas por uma coceira esbranquiçada. Geralmente têm formato de tripa, com a ponta mais ou menos marcada dependendo da espécie. Em algumas espécies, por outro lado, são mais alongados e cilíndricos, semelhantes aos dedinhos.
As flores são em formato de estrela e alaranjada, as inflorescências brotam do centro de cada roseta no topo de uma haste alongada.
A floração ocorre normalmente na primavera e verão.
Quando cultivada em vasos, tende a crescer muitos caules alongados que podem adquirir o hábito de cair, sendo a solução decorativa perfeita para uma pequena varanda bem exposta ao sol.
A pachyveria clavifolia pode atingir quase 20 centímetros de altura. Ou seja, é uma plantinha pequena. Ideal para cultivar dento de casa ou no jardim.
Cuidados com pachyveria clavifolia
Iluminação
A suculenta pachyveria clavifolia gosta de clima quente, pouca umidade e luz solar. Ou seja, essa plantinha consegue crescer bem em sol pleno ou meia sombra. Mas eu recomendo o cultivo em clima quente e sol pleno.
Se essa suculenta for cultivada em sol pleno, a borda das suas folhas ficam levemente rosadas. Mas se o cultivo for em meia sombra, as folhas ficam com uma cor verde. Esta suculenta gosta de luz solar.
Se o cultivo for em meia sombra, mantenha a mesma em um local que pegue um pouco do sol ameno da manhã.
E se o cultivo for dentro de casa, mantenha essa plantinha perto de janelas com boa iluminação.
Temperatura
A suculenta pachyveria clavifolia precisa de no mínimo 3 horas de sol por dia. E a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 14° C e 32° C.
Pachyveria clavifolia não tolera o frio intenso. Em temperaturas abaixo de -5°C, Pachyveria clavifolia pode morrer. Desta forma, se você mora em uma região de frio intenso, cultive essa planta dentro de casa.
Solo
A suculenta pachyveria clavifolia gosta de um substrato com ótima drenagem e arenoso, use um solo de cacto padrão ou uma mistura de solo fértil e areia.
A pachyveria clavifolia consegue se desenvolver em sol pobres de nutrientes. Desde que o mesmo tenha boa drenagem, isso evita o eu apodrecimento.
Replante
Se o cultivo for no vaso, troque o substrato a cada 2 ou 3 anos.
Rega
A suculenta pachyveria clavifolia não necessita de muitas regas. Apenas no seu ciclo ativo, que normalmente é no inverno. O substrato deve secar antes de regar. Isso evita o seu apodrecimento.
Se o cultivo desta suculenta é no vaso, as regas no verão são até 2 vezes na semana. E no inverno as regas são até 3 vezes na semana.
Se o cultivo desta suculenta for no solo, as regas no verão são a cada 4 dias ou mais. Mas no inverno as regas dependem do volume de chuvas e umidade.
Importante: Evite sempre molhar as folhas desta planta e deixar água acumulada. Isso prejudica a mesma e pode apodrecer as suas folhas. Para melhores resultados sempre regue a pachyveria clavifolia pela manhã.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Fertilizante
Adubar na primavera, uma vez por mês, com um produto específico para suculentas.
Propagação
Elas se reproduzem por meio de estacas. Como estacas podem-se usar os rebentos que brotam na base da planta (pequenas rosetas ou ramos), que se enraízam facilmente. Folhas soltas também podem ser usadas, mas seu desenvolvimento será mais lento e difícil.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Pachyveria clavifolia, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta desde setembro de 2021, noto que já cresceram rebentos junto à base, mas ainda são pequenos.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.