O pequeno arbusto é nativo das florestas tropicais da América Central e do Sul e é comumente encontrado na Argentina, Brasil e Uruguai.
Rhipsalis cereuscula apresenta touceiras compactas, arredondadas, formada por segmentos cilíndricos ou levemente facetados de tamanho pequeno, comprimento entre 1 e 5 centímetros, de cor verde-escura. Dessa massa de segmentos surgem ramos esparsos mais alongados, podendo chegar a 60 cm, crescendo na vertical e se inclinando à medida que sua extremidade ganha volume e peso. Todos os segmentos, independente do comprimento, costumam ter uniformidade no diâmetro, tanto nas bases quanto extremidades.
Rhipsalis cereuscula apresenta flores apicais brancas, pétalas acetinadas, diâmetro de 1,5 a 1,7cm, que se polinizadas formarão frutos brancos com diâmetro de 5 a 6 mm.
Esta cactácea sem espinhos é uma planta extremamente versátil e bela. Deve ser cultivada em vasos com substrato, pois esta variedade (Rhipsalis cereuscula) tem caracteristica de crescer ereta, portanto, não pendente como a Rhipsalis "cacto macarrão".
Cuidados com Rhipsalis cereuscula
Rega
Comparado a outros tipos de cactos, o Rhipsalis tem mais sede e prefere regas mais frequentes e solo ligeiramente úmido para crescer melhor. No entanto, se você ocasionalmente se esquece de regar seu Rhipsalis, ele é indulgente e tolera curtos períodos de seca. Abaixo estão as melhores práticas para rega sazonal.
Primavera até o verão: esta é considerada a estação de crescimento, então planeje regar seu cacto do visco sempre que a superfície do solo secar.
Outono e inverno: durante as estações frias de outono e inverno, o cacto visco passa por dormência e o crescimento fica mais lento. Deixe que os primeiros centímetros do solo sequem antes de regar. Você só precisa regar a cada duas semanas.
Verificar se é hora de regar seu cacto visco é fácil. Basta sentir a superfície do solo e, se estiver começando a secar, dê um gole d'água ao cacto.
Além disso, você deve evitar condições encharcadas ou ele desenvolverá apodrecimento e morrerá. Se notar que os caules estão caindo, ficando pretos ou murchando, verifique a umidade do solo. Certifique-se de que o solo e a panela drenam bem e tome cuidado para não regar com muita frequência.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Inverno.
Tamanho e crescimento
Coral Cactus é um cacto epífito com grupos de hastes verdes brilhantes.
Esses caules verde-claros geralmente crescem até 3 pés de comprimento com pequenas juntas em forma de arroz.
Essas hastes únicas são cilíndricas no início, mas eventualmente se tornam pendentes à medida que aumentam de tamanho.
As estações de crescimento da planta arbustiva são primavera e verão.
Floração e fragrância
Os cactos verdes produzem pequenas flores frescas em três cores populares - rosa, roxo e branco.
Demora cerca de um ano para que essas flores surjam em toda a sua glória.
Eles geralmente ganham vida quando mantidos em uma temperatura quente.
A floração é mais comum em plantas mais velhas do que nas mais jovens.
Iluminação
Rhipsalis Cereuscula tem necessidades mínimas de iluminação e prefere sol filtrado ou sombra parcial.
Quando fornecido com uma quantidade adequada de luz, o arbusto cresce bem dentro de casa.
No entanto, a planta pode sofrer com a luz solar direta. Muita luz solar tende a queimar as folhas exuberantes.
Temperatura
O cacto não é resistente ao frio.
A temperatura ideal para a suculenta perene é de -1° a 10° C.
Solo
Prefere vasos ou solo arenoso para atingir seu crescimento total.
Misture matéria orgânica no solo para crescimento adicional, embora seja opcional.
Transplante
Transplante o cacto em um vaso com bons orifícios de drenagem.
Misture em solo para envasamento ou solo para envasamento de uso geral com 1 parte de areia.
Cubra o solo com cascalho solto. Usando pinças, levante a planta, protegendo as mãos da seiva pegajosa e espinhos espinhosos.
Fertilizante
Para manter o seu cacto visco com a melhor aparência e desempenho, ele requer alimentações periódicas durante as estações de cultivo da primavera ao verão. Alimente-se mensalmente durante a primavera e o verão com uma mistura solúvel em água para plantas domésticas. Pare de se alimentar no inverno.
Quando se trata de alimentar o cacto, mais fertilizante não é melhor do que usar menos e pode criar problemas. Os sais incluídos no fertilizante podem fazer com que as hastes pareçam marrons e queimadas. Por esta razão, tendo a preparar fertilizante com metade da força, para reduzir o risco de problemas.
Poda
As necessidades de poda de um cacto visco são muito baixas. Praticamente a única vez em que você precisará dar um acabamento ao cacto é se encontrar caules quebrados ou se a planta estiver ficando um pouco grande para o seu gosto.
Para evitar a propagação de doenças e pragas indesejadas para o seu Rhipsalis, sempre use ferramentas de poda esterilizadas. Você pode limpar facilmente as lâminas da ferramenta enxugando-as com álcool antes de começar a aparar.
Propagação
Outro bônus para cultivar Rhipsalis é a facilidade de propagação de novas plantas. Usando ferramentas de poda limpas, simplesmente corte uma seção do caule e plante em um recipiente. Para obter o melhor sucesso, propague novas plantas durante a estação de crescimento da primavera ao verão.
Dicas de propagação de sucesso incluem:
Use um recipiente com orifícios de drenagem no fundo preenchidos com uma mistura de envasamento rica e bem drenada.
Enterre a extremidade cortada da haste do Rhipsalis a cerca de 2,5 a 5 centímetros de profundidade no solo, firmando o solo ao redor do corte.
Regue o solo do contêiner e coloque-o em um local aquecido, recebendo luz indireta e brilhante.
A muda de Rhipsalis deve começar a desenvolver raízes em cerca de quatro semanas e após vários meses deve ter um sistema radicular totalmente desenvolvido. Cuide das mudas como você faz com a planta-mãe.
Você também pode propagar novas plantas plantando sementes. Se o seu Rhipsalis produziu flores e depois frutos, você pode esperar que os frutos amadureçam e, em seguida, abri-los e colher as sementes minúsculas.
Plante as sementes a cerca de 1/8 de polegada de profundidade em uma mistura inicial de sementes úmida ou em uma mistura de envasamento bem drenada. Certifique-se de que o recipiente drene e mantenha o solo úmido, mas não encharcado, e as sementes germinem em duas a seis semanas.
Assim que as sementes germinarem, deixe as plantas permanecerem em seu recipiente atual por vários meses. Assim que eles ficarem grandes o suficiente para serem transplantados com segurança, você pode replantar em recipientes maiores.
Doenças
As plantas de Rhipsalis não têm problemas graves com doenças. No entanto, o maior problema que você encontrará é a podridão das raízes causada por condições muito úmidas. Os sinais de um problema de podridão incluem:
- Caules murchando;
- A base do cacto visco ou os caules começam a ficar pretos e pastosos
- Os caules começam a cair da planta
Se o problema for apenas levantar sua cabeça feia, você pode reduzir a irrigação excessiva ou replantar em um solo rico, mas bem drenado, se o solo atual estiver retendo muita água e permanecendo encharcado. Apare todas as seções afetadas com ferramentas de poda limpas.
Se a podridão for severa, você precisará salvar todas as seções não afetadas aparando-as da planta e replante em solo fértil fresco que drene bem. Retome as práticas normais de irrigação e irrigue somente quando a superfície do solo começar a perder sua umidade.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Rhipsalis cereuscula, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca desde o inicio do ano 2021.
Até agora tem crescido sem problema.
Já propaguei por estaca e deu resultado.
A minha nunca floriu.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.