Aprenda como propagar suculentas (crescer mais) daquelas que você já possui com este tutorial passo a passo sobre como propagar suculentas de folhas!
Quando comecei a pesquisar suculentas, continuei lendo como eram fáceis de cuidar e de se propagar.
Embora seja verdade que as suculentas são muito mais fáceis de propagar do que muitas outras plantas, foi um desafio para mim propagá-las no meu clima seco de Utah!
No entanto, descobri alguns truques que tornaram tudo mais fácil - e irei passá-los para você agora.
Neste post, vou mostrar as técnicas que uso para propagar suculentas a partir das folhas. Nem todas essas dicas se aplicam a todos os climas.
Como remover uma folha para propagação
O gênero e a espécie de sua suculenta determinarão que tipo de corte você pode levar. Por exemplo, a maioria dos Sedums tenros e algumas Echeverias podem ser propagados com uma folha ou um corte. - embora eu use folhas para ambos.
Os Aeoniums, por outro lado, só funcionam com estacas, o que significa que não podem ser propagados com apenas uma folha. Em outras palavras, cada variedade de suculenta é diferente - então, se você não tem certeza do que vai funcionar, experimente (como eu fiz) e veja o que acontece! Para começar, clique aqui (7 Suculentas fáceis de propagar) para dar uma olhada nessas sete suculentas que achei muito fáceis de propagar (7 Suculentas fáceis de propagar)
Para pegar uma folha para propagação, apenas torça suavemente a folha para fora do caule. Certifique-se de que é um puxão limpo, não deixando nada na haste. Na verdade, não há problema em puxar um pouco do caule também.
Toda vez que quebrei uma folha logo antes do caule, ela sempre morreu - portanto, certifique-se de ir até o caule. Isso ajuda a ter uma visão clara da base da folha enquanto você a puxa.
Como fazer um corte para propagação
Para fazer um corte, por outro lado, você vai querer uma tesoura afiada ou tesoura de poda. Corte um pedaço da suculenta logo acima de uma folha do caule.
Você pode cortar a parte superior da suculenta ou pode cortar um novo ramo. Qualquer um vai funcionar.
Deixe sua folha ou corte secar.
Depois de tirar o corte ou a folha, é importante deixá-los secar um pouco antes de fazer qualquer outra coisa. Dependendo da quantidade de calor e luz solar, você vai querer deixar a folha ou o corte sozinho por um a três dias, para que possa formar uma crosta.
Se a folha ou o corte não tiver chance de formar uma crosta, ele absorverá muita água na primeira vez que você regá-lo e se afogará. Tudo bem se o corte começar a murchar um pouco. Quando isso começar a acontecer, é hora de começar a regar.
Regar sua folha ou corte
Enquanto as suculentas adultas não precisam ser regadas todos os dias, as folhas e os cortes precisam. Dito isso, você deve evitar dar a eles muita água, o que fará com que eles fiquem marrom-alaranjados e morram.
Aqui está o que eu descobri que funciona melhor ...
Se você estiver trabalhando com folhas, coloque-as sobre o solo, certificando-se de que suas pontas não toquem de fato no solo, e regue-as sempre que o solo secar. Eu uso um borrifador para molhar a superfície do solo.
Alguns especialistas recomendam colocar a ponta cortada da folha no solo - mas a maioria das folhas que tentei plantar dessa maneira apodreceram ou apenas criaram raízes, mas nunca começaram uma nova planta.
Ao contrário das folhas, as mudas precisam ser colocadas no solo. Uma vez que já estão quase adultas, só precisam de ser plantadas e regadas, e começarão a criar raízes!
Assim como as folhas, as mudas devem ser regadas sempre que notar que o solo está seco. Depois de definir o padrão de rega, as estacas começarão a formar novas raízes e folhas em poucas semanas.
Aguarde os resultados.
Leva algum tempo para que novas rosetas e raízes se formem em folhas e estacas suculentas. A quantidade de tempo que leva irá variar dependendo da época do ano, temperatura da área em que você está se propagando, tipo de suculenta que você está propagando, quão húmido está o ar, etc.
Dito isso, geralmente você pode esperar ver alguns resultados dentro de 2 a 3 semanas.
Você pode ver um conjunto continuamente atualizado de fotos de propagação de folhas aqui.
Se você notar que uma roseta está crescendo em sua folha, mas nenhuma raiz, não se estresse 🙂 Isso é normal. A folha fornece todos os nutrientes de que a suculenta bebê precisa para crescer. À medida que cresce, ele começa a criar raízes enquanto "procura" por água.
Manter as folhas sobre o solo húmido pode ajudar a estimular a formação de raízes.
Taxa de sucesso de propagação de suculentas
Se algumas de suas mudas ou folhas morrerem, não se preocupe. Alguns não crescerão tanto quanto seus irmãos, enquanto outros irão arrancar um punhado de raízes, mas nenhuma folha. Cada corte é diferente e é totalmente normal perder alguns!
Conforme suas novas plantas começarem a crescer, certifique-se de manter as raízes cobertas com solo, ou elas vão secar e provavelmente parar de crescer.
Quando plantar suculentas propagadas
A maioria das suculentas leva vários meses para atingir o tamanho “normal” - enquanto algumas podem levar até um ano. Em outras palavras, este não é um processo muito rápido - mas funciona!
Assim que começar a ver as raízes, cubra-as com terra. Dessa forma, eles ficarão frios e terão acesso à água. Continue regando para que o solo permaneça húmido.
Você não precisa fazer nada com a folha-mãe. À medida que a suculenta bebê fica maior, a folha-mãe começa a murchar e morrer. Isso é totalmente normal, e a folha-mãe cairá e se separará sozinha da folha-bebê.
Assim que isso acontecer, continue a fornecer bastante água para a suculenta bebê. Então, quando estiver bem enraizado e crescendo sozinho, você pode movê-lo para outro vaso ou colocá-lo em outro arranjo.
Embora eles possam ser tecnicamente replantados a qualquer momento, recomendo esperar até que o novo bebê tenha pelo menos uma polegada de diâmetro ou mais. Também é melhor se o bebê tiver um sistema radicular profundo.
Depois que o bebê estiver em seu novo lar, certifique-se de regá-lo o suficiente para continuar crescendo.
Experimente e logo você ficará viciado em propagar suas plantas!
Créditos:
Toda esta informação não é da minha autoria, os créditos são do site succulentsandsunshine bem como as fotografias, apenas me interesso por suculentas por as cultivar e gosto de aprender sobre elas desde modo compartilho com quem gosta também, o que acho mais importante.
Só pessoas sábias que passam a diante o que aprendeu! Parabéns vc vale mais que ouro para Deus!
ResponderEliminarObrigada, pela mensagem. Fico feliz que gostou e que tenha ajudado.
Eliminar