Como imprimir um Planner 2020 formato A5 - Atelier das bonecas Mimi

Como imprimir um Planner 2020 formato A5

em 10 janeiro, 2020

Como imprimir um Planner de formato A5
Esta postagem é para ajudar a imprimir qualquer arquivo que tenha páginas finais em Tamanho A5 (14,85 x 21 cm), o que equivale a metade de uma folha de A4, que é o caso no meu Planner 2020.

Dica: Recomendo usar papel acima dos 90g, caso queira usar canetas de gel e marca-texto. Assim a tinta não passa para o outro lado do papel.
Existem 2 formas de imprimir o Planner 2020
  • Imprimir direto na folha A5 (Arquivo em A5 e folha já cortada em A5);
  • Imprimir 2 páginas na folha A4, para agilizar o processo de impressão. (Arquivo em A5, no papel A4 no modo livreto).
Abaixo vou explicar direitinho cada alternativa, mas antes é importante seguir algumas configurações básicas:

Sempre configure as opções de dimensionamento como tamanho real, pois caso coloque em ajustar à página, pode sofrer distorções não desejadas. E coloque em Orientação retrato caso seu planner seja retangular e vertical.


Imprimindo direto na folha A5 
Se você tem suas folhas no tamanho A4 e já quer imprimir o planner nas folhas já cortadas no tamanho A5, você pode: 
Cortar as folhas você mesmo (para cortar o A4 em A5, eu pego uma folha para base, dobro ao meio e vou cortando aos poucos as folhas que preciso, alinhando tudo bem certinho depois corto com uma régua e estilete). 
Você também pode cortar em uma guilhotina se tiver, ou levar todas as folhas em uma gráfica que faça esse corte para para você. Eles tem equipamentos próprios que conseguem cortar mais 300 folhas de uma vez só.

1º - Coloque a folha na impressora de pé no formato retrato.

2º - Ao abrir o arquivo com o programa Adobe Reader, vá no menu “Arquivo” e em seguida em “Imprimir”, ou clique no ícone de impressora, ou (teclas: Ctrl+P):


3º - Escolha a sua impressora e em seguida clique em “propriedades” para configurar o papel e a qualidade de impressão. Essas propriedades cada impressora aparece de um jeito diferente. Por isso, indico que você olhe a sua impressora como funciona e configure a qualidade da impressão para alta. (Caso queira economizar cartucho mesmo perdendo qualidade, pode imprimir na opção rascunho rápido que usa menos tinta). Na minha impressora eu sempre escolho a qualidade normal, e dependendo da página escolho a qualidade melhor.
E também não esquecer de tirar a borda da página.



4º - Clique em Configurar página e Altere o tamanho da página para o tamanho A5 (14,85cm x 21cm). Caso não tenha essa opção, clique em “Definido pelo usuário” e escreva o título que quiser para reconhecer esse formato depois (eu coloco só A5). Em seguida preencha os campos de medida: 148,5mm na Largura e 210mm na Altura.




5º -  Em seguida, você irá clicar e marcar a opção “Páginas”. Nela você irá escolher quais páginas deseja imprimir. Separe as páginas que você quer por vírgulas, e se deseja de página x até y, use um – entre os números, exemplo: 1,3-10,12. (vai imprimir as páginas 1,3,4,5,6,7,8,9,10 e 12)


imprimir frente e verso
6º - Em “Mais Opções” marque a opção “Somente páginas ímpares”. Deixe a opção “Tamanho real” marcada. Pronto, é só clicar em imprimir e esperar imprimir as páginas ímpares. Em seguida pegue os papéis do jeito que ele saiu da impressora e verifique como você deve colocá-los na impressora de volta para imprimir o verso do lado e posição corretas (cada impressora é de uma forma, por isso faça testes antes).

7º -  Repita todo o processo agora com a opção “Somente páginas pares” marcada. As demais configurações devem ser iguais as que você fez no procedimento anterior para imprimir as páginas ímpares. Se está tudo Ok, é só clicar novamente em imprimir e aguardar a impressão.​


Eu costumo imprimir em ambos os lados do papel, para mim é mais fácil, basta colocar as folhas A5 na bandeja e mandar imprimir em ambos os lados no sentido da borda maior, que ela faz tudo sozinha sem me preocupar.
Imprimindo no papel no tamanho A4
Imprimir 2 páginas na folha A4. Nesse caso, será preciso configurar o Dimensionamento de páginas como Livreto (veja a imagem). Assim, as páginas A5 vão ser colocadas lado a lado e você já consegue visualizar a impressão na própria janela:



Após imprimir tudo, é só cortar as folhas ao meio e encadernar como desejar. E caso queira que a página fique maior, no tamanho A4 mesmo, é só abrir seu arquivo A5, clicar na opção de Ajustar à página e imprimir normalmente, porém pode perder qualidade por causa da distorção de tamanho.

Esta maneira eu ainda não testei, caso queira experimentar deixe um comentário, por isso eu aconselho como faço que assim sai direitinho de certeza.

Cada impressora tem sua própria configuração, portanto se tiver alguma dúvida mais específica sobre a impressão​ eu recomendo pesquisar especificamente sobre a sua impressora no Google ou no manual da sua impressora.

Comente abaixo se você tiver alguma dúvida ou sugestão! Espero ter ajudado.


Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.