Tillandsia caput medusae - Atelier das bonecas Mimi

Tillandsia caput medusae

em 01 novembro, 2022

Tillandsia caput medusae
A planta aérea Tillandsia caput-medusae é gênero dentro da família das Bromeliaceae, o nome do gênero é Tillandsia, nome da espécie: Tillandsia caput-medusae, é nativa nativo da América do Sul, principalmente México, Guatemala, El Salvador, Honduras, onde cresce em galhos de árvores localizadas em áreas de forte sol.
É uma planta com flor herbácea perene com hábito epifítico (planta aérea).

Atinge 15 a 40cm de altura.

As suas folhas são cinza-azuladas em forma de cobra, dispostas como rosetas.

As flores são tubulares vermelho-azuladas no início do verão

A maioria das medusas de caput é verde, enquanto algumas variedades, como o raro Caput da neve de Sonora, assumem uma aparência mais branca fosca devido à abundância de tricomas.

Tillandsia caput-medusae usa suas raízes apenas para se agarrar a árvores altas ou rochas. Uma vez que a bromélia exótica não requer um substrato, existem muitas maneiras criativas de cultivá-la em ambientes residenciais. Assim, a cabeça da Medusa com as bizarras folhas de cobra coloca-se perfeitamente no centro das atenções em ramos, pedras ou cactos.

Tillandsia caput-medusae têm o nome de Medusa, uma criatura maligna da mitologia grega cujo cabelo era feito de cobras venenosas e cujos espectadores se transformavam em pedra. Uma olhada nas folhas serpenteantes da medusa Tillandsia caput e você pode ver como ela recebeu esse nome.

Muito parecido com a variedade bulbosa de planta aérea, T. caput medusae em seu habitat natural torna-se lar de formigas que buscam refúgio entre suas folhas bulbosas do fundo. Por sua vez, eles recompensam a planta por este abrigo fertilizando-a e encorajando seu crescimento em uma relação simbiótica.
Cuidados com Tillandsia caput-medusae
Suas características distintivas incluem o fato de que uma Tillandsia caput-medusae atua como uma planta de formiga na natureza. Isso não significa que as formigas sustentem sua propagação transportando sementes. Na verdade, os Tillandsia estabelecem uma coabitação simbiótica com as formigas, oferecendo-lhes um local de retiro. Em troca, os insetos contribuem para o cuidado, repelindo pragas e fornecendo um fertilizante natural por meio de seus rostos.

Iluminação
Uma Tillandsia caput-medusae retira todas as travas florais, se for atribuída a um local claro. Um ponto na janela com luz solar moderada nas primeiras horas da manhã ou no início da noite é o ideal. No caso de sol forte em uma janela sul, o sombreamento deve estar disponível.

Temperatura
A Tillandsia gosta de ser cultivada em temperaturas ambientes normais durante todo o ano. O termômetro não deve cair abaixo de 15º C. Como sua temperatura máxima de 40º C seria uma exceção para o clima da Europa Central, cuidados especiais não são necessários.

Umidade
Tillandsia caput-medusae atinge o seu ponto ideal, quando o local é dominado por uma combinação de temperaturas amenas e elevada humidade. Em salas, um umidificador, fonte ou aquário produzem um mínimo de umidade, o que também beneficia o bem-estar do jardineiro. Se você também pulverizar regularmente sua Tillandsia caput-medusae com água macia, não haverá motivo para reclamar.

Rega/Pulverizar 
Embora um tilandsia não estique sua raiz em um substrato, ele ainda depende de suprimentos regulares de água. Os fios da raiz são projetados para absorver a umidade do ar. Então borrife a planta em vez de derramar.

É assim que se faz certo:
Pulverizar a cabeça da Medusa uma a três vezes por semana, dependendo das condições ambientais do local.
Use principalmente água da chuva filtrada e coletada ou água da torneira descalcificada.
Não molhe a planta com água fria.

Fertilizante
O fornecimento equilibrado de nutrientes da tilandsia causa discussões controversas entre os jardineiros amadores. Em face de seu crescimento relativamente lento, as consequências de uma overdose geralmente são reconhecidas tarde demais. Para evitar esse perigo, recomendamos um suprimento restrito de nutrientes.

Como a planta coleta do ar o carbono mais necessário na forma de dióxido de carbono, graças às suas raízes aéreas, só é necessário satisfazer as necessidades de nitrogênio, potássio, fósforo e magnésio por meio de fertilizantes.

O seguinte procedimento comprovou sua eficácia na prática:
De abril a setembro, adicione um fertilizante de bromélia líquido à água semanalmente;
Estender o intervalo de fertilização para 3-4 semanas de outubro a março;
Diluir a dosagem recomendada para plantas de interior para uma concentração de 25 por cento;
Borrife ou borrife a tilandsia com a solução nutritiva.

Não aplique o fertilizante líquido sob a luz solar direta, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. É vantajoso temperar a solução para 15º C a 18º C. 
Como a escuridão favorece a absorção de nutrientes, o ideal é administrar o fertilizante à noite.

Floração
Se, apesar de todos os esforços, a cabeça da Medusa mantém as flores escondidas, existe um truque simples para fazer florescer a planta tropical. Para isso, coloque a tillandsia com uma maçã madura demais em um saco plástico transparente e feche-o bem. A maçã libera o gás de amadurecimento etileno, que também tem efeito benéfico na vontade de florescer.

Até que ponto o florescimento de um tillandsia deve ser aplicado, deve ser considerado. A planta floresce apenas uma vez na vida e depois morre. Além disso, as cores das flores são muito mais intensas se a planta florescer sem nenhuma intervenção de jardinagem.
Poda
A tillandsia não recebe um corte. As folhas mortas e murchas são frequentemente libertadas pela própria planta, para que possam ser arrancadas. Alternativamente, pressione a parte murcha da planta para cortá-la na base com uma faca desinfetada afiada. O corte pode ser pulverizado com pó de pedra ou cinza de carvão.

Dormência
Como a Tillandsia caput-medusae é cultivada durante toda a estação em temperatura ambiente, o programa de cuidados muda apenas ligeiramente durante o inverno. A partir de agora, adapte o equilíbrio de água e nutrientes às novas condições. Sob a influência do aquecimento do ar seco, a planta deve ser pulverizada com mais frequência.

Por outro lado, você reduz a ingestão de nutrientes administrando fertilizante líquido diluído em intervalos de 3 a 4 semanas. É importante garantir que a planta não seja exposta a temperaturas abaixo de 15º C. Além disso, um local bem iluminado ainda é indispensável.

Propagação
Cultivadas em ambientes internos, as flores tilandsia ocasionalmente e apenas em idade avançada, a propagação por semear sementes não é praticável. Para piorar as coisas, a planta não é autopolinizadora de qualquer maneira. Usar rebentos para propagação é muito mais simples e promissor.

Uma planta-mãe vital produz brotos para sua continuidade porque morre após a floração. Essas são camadas com os mesmos atributos. A primavera é a melhor época para esta ação.

Prossiga nas seguintes etapas:
Não corte os brotos da planta-mãe antes de as folhas atingirem o comprimento de 10 cm;
Coloque a camada em um vaso com uma mistura de substrato de turfa e areia;
Umedeça o substrato com água sem cal;
Coloque uma tampa transparente sobre o propagador para criar um microclima úmido-quente.

Areje a cobertura em um ponto semi-sombreado na janela várias vezes ao dia para evitar o mofo. Pulverize regularmente o rebento e o substrato com água sem cal. Assim que as primeiras raízes se desenvolverem, a planta jovem pode ser removida do vaso e amarrada a um suporte adequado.

Enraizando o broto sem substrato
Como alternativa ao enraizamento na areia de turfa, você pode cultivar a camada livre de substrato desde o início. Para fazer isso, enrole o fio ao redor da base do broto. Coloque a ponta do fio em um bloco de madeira. Coloque-o em um local claro e não ensolarado na janela. O processo é executado mais rápido em uma estufa aquecida de 23º C a 28º C.

Pulverize o broto com água macia regularmente. A jovem tilandsia não recebe fertilizante antes de algumas raízes se desenvolverem. A partir dessa época, a planta está madura o suficiente para ser amarrada como uma Tillandsia caput-medusae adulta.

Como todas as plantas aéreas, a T. caput medusae eventualmente florescerá como parte de seu ciclo de vida natural. Assim que a planta começa o processo de floração, as folhas centrais ficam rosa pálido. Você pode notar várias brácteas de flores que crescem a partir do centro, exibindo cores brilhantes de vermelho-cereja e amarelo, que irão desabrochar delicadas flores roxas e brancas. Após a floração, você pode notar os filhotes crescendo na parte inferior das medusas do caput, que podem ser removidos quando cerca de 1/3 do tamanho da planta-mãe, ou deixados presos para formar uma touceira.

Pragas
Uma tilandsia cultivada de acordo com estas instruções de cuidados geralmente é poupado de doenças. Uma vez que, por ser uma planta de interior, deve prescindir da proteção das formigas que a salvam das pragas do habitat, podem surgir problemas a este respeito. São principalmente os pulgões que caem na cabeça da Medusa.

Portanto, verifique regularmente se há alguma infestação nas folhas. Se os insetos minúsculos, brancos, verdes, marrons ou pretos se espalharem por lá, um antigo remédio caseiro testado e comprovado fornece alívio em um estágio inicial de infestação. É assim que se combate os pulgões.
Use regador com o jato de água mais afiado possível na planta infestada, alternativamente, limpe os insetos com um pano úmido e prepare uma solução de 1 litro de água fervida e 1 colher de sopa de sabonete líquido lubrificante e pulverize a tilandsia infestada em intervalos de 2 a 3 dias.

Para evitar que os pulgões se espalhem para as plantas vizinhas, recomendamos isolar a infestada Tillandsia caput-medusae até o combate à praga.

As medusas Tillandsia caput são plantas do ar que podem lidar com mais luz solar direta e menos água do que outras variedades de plantas do ar.

Curiosidade: essas plantas fascinantes são ageotrópicas, o que significa que crescerão retas mesmo quando montadas horizontalmente ou de cabeça para baixo. Elas não se viram ou crescem em resposta à gravidade como muitas plantas.

Em casa, as plantas de ar Tillandsia caput medusae ficam ótimas montadas em displays verticais ou em terrários com conchas do mar e areia para uma sensação peculiar de praia.


Ou aninhe um em uma concha de ouriço do mar sputnik para criar sua própria "criatura" de planta de ar. Suas folhas em forma de cobra e forma bulbosa a tornam uma planta de aparência verdadeiramente única.


Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.