A minha queda de cabelo - Atelier das bonecas Mimi

A minha queda de cabelo

em 06 setembro, 2022

Aff!

Estou no intervalo dos meus trabalhos e dos cuidados das minhas suculentas, para contar a minha experiência.

Vou fazer um pulo na escrita da caminhada da minha vida, cheia de percalços, onde apenas contei que tinha sofrido um acidente em serviço, foi quando comecei a escrever este blog, em 2019, ao estar aqui a escrever é que reparei como o tempo passou tão rápido e nunca mais escrevi nada sobre mim e tanto que tenho por escrever, como costumo dizer a minha vida dava para um livro.

De tantos problemas que já passei e estou a passar, nada mais que aparecer mais um problema, é só mais um nada de mais, "quanto mais carraças tem o cão mais elas parecem", como diz o ditado, enfim.

Achei que deveria partilhar o que me está a acontecer, visto que já li que acontece a muitas mulheres, infelizmente, mais uma.

Acabei o Agosto de 2022 em desespero e iniciei o Setembro em pânico, pois foi nesta altura que comecei a notar que estava a perder imenso cabelo, quando me olhava ao espelho mais visível estava o meu couro cabeludo. Acho que nenhuma mulher, ou ninguém deveria passar por isto.

Como sofri de depressão, ansiedade e tudo mais, não sei se não terá influência na minha queda de cabelo, o que estranho é que estou estável neste momento, penso eu, apesar das noites serem sempre uma tortura de pensamentos, agora então mais um problema a acrescentar à lista.

À 16 anos tive uma grande queda de cabelo, mas foi uma queda que todas as mulheres grávidas, penso eu, passam, até se costuma dizer que o cabelo que não caiu durante a gravidez vai cair depois sermos mães, pois a mim assim o foi. Caiu-me horrores de cabelo nessa época mas recuperei bem, ainda era novinha.

Tive outro período na minha vida, em que tive também uma grande perda de cabelo, aí fui mesmo a uma Dermatologista, da qual passou um tratamento para a queda de cabelo, sei que as ampolas que coloquei no cabelo eram da VICHY DERCOS AMINEXIL e tive que tomar comprimidos durante os 3 meses, já não me recorda o nome deles, se achar os papéis, logo atualizarei o post, porque já foi a alguns anos também. E depois dada à minha profissão tinha de andar de cabelo atado, na forma de coque, o que não ajudava em nada, nessa altura tive que arranjar um atestado médico para que pudesse andar de rabo de cavalo, olhando para trás e ao estar a relembrar esse tempo, é uma grande tristeza ter passado pelo que passei, humanidade foi zero, o que tive que fazer para andar de rabo de cavalo, ainda penei um bocado, mas também só para 3 meses.

Desde dessa altura fui notando alguma queda de cabelo na mudança das estações mas nada de anormal, até porque depois o cabelo crescia sempre bem e também colocava o óleo de Tratamento Capilar Fortalecedor da Pantene, para descargo de consciência e uso sempre shampoos profissionais, como uma da marca Sebastian Penetraitt, é do melhor para hidratar o cabelo, mas também um pouco caro o conjunto, o shampoo, amaciador e mascara.

Desde muito nova sempre pintei os cabelos, porque desde da primeira queda, muitos dos cabelos novos nasceram brancos, então sempre os pintei até ano ano de 2020. Ultimamente já os tinha que pintar de 3 em 3 semanas, já estava farta, porque ir à cabeleireira sempre era impensável, não tenho carteira que aguente.

Sempre tive e gosto de cabelo comprido até ao meio das costas e era assim que usava.

Tornando ao tema da pintura dos cabelos, deixei de o pintar na altura do Covid, não foi fácil, tenho agora 43 anos de idade e toda as pessoas diziam que estava cheia de cabelos brancos e que parecia uma velha e que os devia pintar, pois eu fui com a minha a avante até a um ponto, mas depois decidi os disfarçar com madeixas cinzento platinado, até dá para ver na foto deste post.

Até ao momento da minha vida só fiz 3 vezes madeixas, sendo que estas últimas fiz em junho desde ano, pois, queria dar um jeito e que ficasse uniforme a cor.

Por ter feito estas madeixas ainda pensei que me tivessem feito mal, mas foi após 2 meses que o cabelo começou a cair, por isso não sei.

Cada vez que o lavava parecia que estava a fazer tratamento de quimioterapia, porque depois de passar o amaciador e o pentear com os dedos, caia-me aos montes, era tanto cabelo junto, ao pentear até parecia que vinha todo o cabelo entre os dedos da mão. É desesperante.

Todas as noites antes de dormir ao pentear outra tortura.

Apenas passou alguns dias e comecei a notar muito, mas muito a falta de cabelo e o couro cabeludo mais visível, parece que tenho meia dúzia de cabelos no cima da cabeça.

Achei que deveria cortar o cabelo pelos ombros, para não notar tantos fios na escova e no ralo do banho. Mas o que é certo é que eles continuaram e a tortura de o lavar e o pentear continua.

Dado que neste momento, para marcar qualquer consulta médica temos que estar em fila de espera, decidi, ir me adiantando o mais urgente possível.

Comecei logo por comprar o óleo de Tratamento Capilar Fortalecedor da Pantene e o seu shampoo de queda de cabelo e para fortalecer, enquanto pesquisava sobre o assunto.

Achei as características destes shampoo boas, o Pantene ProV Miracles com complexo ProV altamente nutritivo para cabelos que precisam de um milagre. A coleção Pantene Sedoso & Brilhante combina o poder da ciência ProV com Biotina e Proteína de Seda Hidrolisada. O champô Pantene ProV Sedoso e Brilhante sem sulfatos limpa com suavidade o cabelo com efeito palha processado ou com madeixas infundindo o com nutrientes. 

Após pesquisa e me aconselhado com pessoas que têm queda de cabelo frequente, resolvi comprar o Spray Otézia para a queda do cabelo, juntamente com o Ecophante em comprimentos.

Já passou quase um mês do tratamento, noto que pior não está, se tem alguma melhoria é muito mínima porque continua a cair-me muito cabelo quando me penteio e o lavo. 

A aflição é tanta que até me lembrei a colocar gelo na cabeça para o sangue circular com intensidade no couro cabeludo. 

Continuei nas minhas pesquisas na Net, e li comentários muito positivos quanto ao Ecophane em pó, claro que tive que ir a correr compra-lo e é caríssimo nas farmácias locais, o melhor é mesmo encomendar pela Internet, encontra-se pela metade do valor mesmo com portes de envio. 

É esta a aparência da lata, pelo que li, com as 3 tomas diárias apenas dá para um mês.

Após quase um mês de toma dos comprimidos, comecei a tomar o ecophane em pó, 3 vezes ao dia.

Voltando ao assunto do gelo na cabeça, agora também quando lavo o meu cabelo primeiro lavo-o com água quente e depois quando estou na fase final passo o cabelo com água fria nos fios do cabelo e no couro cabeludo, só agora comecei a fazer e achei o cabelo muito mais macio.

Apenas no dia seguinte ao pentear de manhã, caiem menos cabelos, até os consigo contar na escova, o que me deixa muito contente e dá-me força para não desesperar.

Ora em 3 de Setembro comecei a tomar o ecophane em pó e continuo a colocar o spray à noite Otézia e lavo o cabelo com o shampoo fortificante da pantene, até porque ele também é de cor roxa e é perfeito para o tom do meu cabelo.

Após 4 dias, de toma não sei se é psicológico, mas quando me penteio diariamente parece-me que caiem menos, até porque faço sempre um montinho de cabelos para saber se estou a melhorar ou não. Durante o banho ainda continua a cair muito, até me custa ter que o lavar, normalmente lavo-o de 2 em 2 dias, ou seja lavo-o no 3º dia.

Pesquisei que a aloé vera, também é muito boa para a queda de cabelo, irei fazer um óleo, à base de aloé vera e óleo de coco, para aplicar no couro cabeludo e fios. Quando tiver algum resultado eu atualizo este post.

Em 10 de Setembro de 2022, após pesquisas decidi não fazer o óleo, tenho receio de fazer alguma coisa errada e piorar a minha queda.

O que fiz foi, colher uma folha da aloé vera, aquela que tem a folha com umas pintinhas brancas, retirei a bobosa, nunca se esqueçam de retirar uma parte amarela (toxina) essa poderá fazer comichão se tocar na pele, triturei a bobosa e coloquei uma colher de óleo de coco à mistura, depois massajei o couro cabeludo com a mistura e os fios de cabelo, deixei atuar alguns minutos, como foi a primeira vez tive receio de me fazer mal, lavei os cabelos com água corrente morna para tirar a mistura, bem aí o cabelo ficou super macio ao toque, a seguir lave-o como o habitual. Após seco realmente notei o mais sedoso.

Apesar de ter feito isto tudo, medicamento, spray, aloé vera, shampoo, ainda me continua a cair muito cabelo após a lavagem e é ainda uma tortura porque ainda cai mesmo muito, cada vez nota-se mais a falta de cabelo, apesar de já notar cabelo novo a crescer, mas não sei se é o suficiente para fazer a diferença fase ao que cai. 

Levei algum tempo a atualizar a minha publicação, porque até agora ainda mantenho a queda de cabelo, hoje (17.10.2022), por incrível que pareça, foi o dia que menos caiu e também no duche foi o dia que menos cabelos caíram.

Continuo a tomar o Ecophane em pó, a colocar o Otézia todas as noites e agora lavo o cabelo com o shampoo que comprei no Celeiro que se chama Champô Aloe Vera Bio, para couro cabeludo sensível, mas depois estou a ponderar comprar o Champô Estimulante Antiqueda Aminexil - Dercos - Vichy.

Noto cabelos a crescer mas não me parece que seja o suficiente face aqueles que caíram, não sei se é por ele agora estar muito mais fino, infelizmente noto cada fez mais o meu couro cabeludo à vista e como tenho muitos cabelos brancos disfarçados de madeixas, mais parece notar.

Estamos agora em Dezembro, acabei por comprar o Champô Estimulante Antiqueda Aminexil - Dercos - Vichy, e também já parei o tratamento, a queda estabilizou e tenho muitos cabelos cabelos o que significa que cairam mesmo muitos.

Optei por fazer uma progressiva ao cabelo, já não me aguentava ver porque tenho muitos cabelos novos e ficam todos crespos e enrolados.

Para mim o ecophane em pó, foi a melhor escolha que fiz. 

E você se está a ler esta postagem, se pensa que só acontece consigo, não é bem assim, infelizmente é um problema cada vez mais recorrente, partilhe a sua história e experiência.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.