Sinocrassula yunnanensis (Jade chinês) é uma suculenta e membro da família Crassulaceae, dentro do gênero Sinocrassula. Como o nome sugere, é originário da província de Yunnan, no oeste da China. É uma árvore perene, perene com forma incomum e coloração escura.
Cresce em rosetas densamente agrupadas, com aproximadamente 3,5cm a 5cm de largura e até 10cm de altura. A cor da folha varia ligeiramente, dependendo das condições, mas varia de verde escuro profundo a quase preto. Alguns aparecem verde-escuros com manchas arroxeadas mais escuras.
As folhas são carnudas e cobertas de pêlos finos e claros.
Pequenas flores brancas em hastes altas florescem no final do verão e no outono. A roseta que floresceu morrerá e será substituída por uma roseta adjacente.
Sinônimos para Sinocrassula yunnanensis
Sinocrassula yunnanensis também é conhecida como Jade chinesa e pode ter vários nomes científicos diferentes, que costumam ser usados alternadamente por vendedores e viveiros. Esses incluem:
Crassula yunnanensis, Sedum indicum var. yunnanensis, Sedum pyramidale, Sedum pyramidatum.
Cuidados com Sinocrassula yunnanensis
Cuidar de Sinocrassula yunnanensis se resume em criar o ambiente certo para ela e, em seguida, mantê-la com água regular e alimentação ocasional.
Sinocrassula yunnanensis é uma suculenta de raiz rasa, que cresce em grupos densamente agrupados de pequenas rosetas. Ele se espalha mais horizontalmente do que verticalmente e precisa de um pouco de espaço para se espalhar. Não precisa estar em um recipiente fundo se você for plantá-lo em um vaso.
Iluminação
No interior, ficará bem em uma área iluminada e quente que receba bastante sol. Não precisa de muito espaço e pode ser cortado se espalhar mais do que o desejado. O fator mais importante a considerar ao escolher onde plantá-lo é a qualidade da drenagem do solo.
No exterior, certifique-se de que está posicionado onde a água não se acumula e que o solo escoa muito bem.
Como a maioria das suculentas, Sinocrassula yunnanensis se dá melhor em pleno sol ou sombra parcial. No interior ou no exterior, necessita de 6 a 8 horas de luz solar quente e brilhante. A quantidade de luz que recebe afetará a coloração das folhas, que será mais escura nas áreas mais ensolaradas. Em pleno sol, as folhas podem ficar quase pretas.
Temperatura
Sinocrassula yunnanensis se dá melhor entre 18º C e 25º C, mas pode tolerar temperaturas mais frias (em torno de 10º C) e temperaturas mais altas (em torno de 30º C). É melhor protegê-lo de extremos e trazê-lo para dentro em climas muito quentes ou muito frios. Essas plantas não precisam de um ambiente úmido e funcionam melhor com umidade muito baixa ou zero.
Curiosamente, ele fica adormecido durante o verão, nos meses mais quentes do ano. Se você for mantê-lo dentro de casa, preste atenção a isso e leve-o para um local mais fresco se notar que ele parou de crescer em qualquer outra época do ano.
Vaso
A característica mais importante a considerar ao escolher um recipiente para o seu Sinocrassula yunnanensis é a qualidade da sua drenagem. Como uma suculenta, ela armazena água nas folhas e não precisa absorver água das raízes de forma consistente. Raízes úmidas ou molhadas apodrecem e morrem rapidamente, então é melhor certificar-se de que o recipiente pode drenar rápida e completamente.
A forma e o tamanho do contêiner dependerão do tamanho da planta, mas geralmente, eles precisam de mais largura do que profundidade (vasos rasos também drenam melhor).
Solo
Como uma suculenta, Sinocrassula yunnanensis precisa de solo leve e bem drenado. No jardim, corrigir o solo com perlita e / ou areia grossa para melhorar a aeração e drenagem.
Nos recipientes, use um meio de envasamento ' mistura suculenta ' ou ' mistura de cacto ' comprado em loja.
Se você quiser misturar o seu próprio, use duas partes de areia grossa, duas partes de solo para vasos e uma parte de perlita ou pedra-pomes.
Você também pode adicionar fibra de coco, seixos ou casca de árvore, dependendo do tamanho do vaso.
Rega
A quantidade e a frequência com que uma Sinocrassula yunnanensis precisa ser regada depende do clima e da rapidez com que o solo seca. Em condições muito quentes e secas, o solo secará mais rapidamente e a planta precisará ser regada com mais frequência.
O mais importante é deixar a raiz secar completamente entre as regas. É normal encharcar o solo depois de secar completamente e depois deixar secar novamente, desde que possa drenar livremente e secar rapidamente.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Poda
Sinocrassula yunnanensis não precisa ser podado, mas você pode limpá-lo um pouco se ficar um pouco comprido. Corte todas as hastes indesejadas usando uma tesoura esterilizada ou uma faca afiada. O corte selará em um ou dois dias.
Fertilizante
Sinocrassula yunnanensis precisa de muito pouco fertilizante. Regue com fertilizante líquido diluído (cerca de um quarto da concentração recomendada na garrafa) uma ou duas vezes por ano.
É melhor alimentá-lo antes da estação de crescimento, no início do outono (lembre-se de que ele fica adormecido no verão, não no inverno). Procure um fertilizante líquido com partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio em uma dose baixa (como NPK 1-1-1).
Transplante
Como todas as plantas, elas precisam ser transplantadas periodicamente durante a primavera.
Ao transplantar é uma ótima oportunidade para monitorar o estado das raízes.
Para o transplante, use composto para cactos adicionar areia grossa ou perlita na medida de 2: 1.
A altura ideal para transplantar o seu Sinocrassula Yunnanensis é a cada 2 a 3 anos ou quando já não cabe no vaso onde o tem. O novo vaso deve ser de 3 a 4 cm maior que a planta.
Se você podou as raízes, deve esperar pelo menos uma semana antes de regar sua Sinocrassula Yunnanensis, tudo para dar às raízes tempo para cicatrizar.
Propagação
A maneira mais rápida de obter um novo espécime é multiplicá-lo usando estacas de caule ou folhas.
Estacas de caule: basta cortar um galho de ramos, deixar a ferida secar por uma semana e plantar em um vaso. Em quinze dias, ele começará a emitir raízes.
Estacas de folhas: encha um vaso com substrato e coloque a folha por cima, sem quase cobri-la. Em uma semana, ele começará a criar raízes.
Pragas e doenças
As suculentas são plantinhas resistentes e não são muito propensas a doenças. Se forem mantidos nas condições certas, especialmente em baixa umidade, eles irão prosperar. Lembre-se do seguinte para manter suas plantas saudáveis:
Mantenha suas plantas nas condições mais adequadas ao tipo de planta em termos de temperatura, umidade, luz solar, água e necessidades de alimentação.
Regue do fundo e deixe secar completamente antes de regar novamente. Não deixe descansar com raízes molhadas ou úmidas.
Mantenha a umidade o mais baixa possível. As bactérias e os fungos prosperam em condições de calor e umidade. Mantenha a maior circulação de ar possível para permitir que o oxigênio chegue à planta e às raízes.
Não superlotem suas plantas. As infecções podem se espalhar de planta em planta, portanto, mantê-las mais afastadas irá prevenir isso.
Não importa o quão cuidadoso você cuide de suas plantas, pestes e infecções ocorrem.
Podridão da raiz
As suculentas são especialmente propensas à podridão da raiz. Certifique-se de que a planta seque completamente entre as regas e que o solo drene rapidamente. Verifique o fundo do vaso para se certificar de que está totalmente seco antes de regar e reenvie a planta em uma mistura de envasamento bem drenada e vaso se você achar que o fundo está molhado por mais tempo do que o esperado.
Infecções fúngicas
Descoloração incomum, manchas ou lesões nas folhas ou caules geralmente indicam uma infecção fúngica ou bacteriana. Remova as plantas infectadas imediatamente para evitar que a infecção se espalhe para outras plantas. Se houver apenas uma pequena parte afetada, corte-a com uma tesoura / lâmina de faca desinfetada. Trate a planta com um fungicida , enxágue-a novamente em uma mistura de envasamento nova e em um vaso limpo e, em seguida, fique de olho nela.
Caracóis, lesmas, percevejos e pulgões
Essas pragas são comumente encontradas em suculentas. A melhor maneira de tratá-los é colhendo-os manualmente ou tratando a planta com remédios naturais, como o óleo de nim. Pulverize as folhas e caules com a mistura de óleo de Nim e deixe secar. Não regue a planta por um ou dois dias após a pulverização.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Sinocrassula yunnanensis, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de 3 anos.
Noto que tem crescimento lento e até este verão sempre este bem, não sei o que se passou que neste Verão apanhou cochonilha e estava quase a perder-se de um dia para outro, tendo aproveitado e fiz uma limpeza nela e mudei o substrato.
Até agora parece estar a recuperar-se, mas noto que a forma dela está a mudar a roseta esta a ficar em forma de cristata.
A minha nunca floriu.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.