O kalanchoe, ou flor-da-fortuna (Kalanchöe blossfeldiana) é uma planta originaria da África e de Madagáscar.
É uma planta perene (vive mais de um ano), mas também é tratada como uma planta anual.
Clima equatorial, subtropical e tropical. Tolerante ao frio.
A Kalanchoe blossfeldiana é a espécie mais conhecida dentro do género da Kalanchoe, é valorizada pelas suas flores que oferecem uma vasta oferta de cores e pela sua folhagem frondosa.
Pertence à família Crassulaceae, um conjunto de plantas suculentas conhecidas pela sua fácil adaptabilidade em habitats com poucos recursos hídricos.
São também conhecidas por planta da fortuna, flores da fortuna, kalandiva, erva da costa, folha da fortuna, erva da costa, coreana, saião, gordinha.
A Kalanchoe apresenta folhas espessas e ligeiramente dentadas.
As flores destacam-se por cima das folhas, lembrando a forma de pequenos buquês, as cores vão do rosa, vermelho, laranja, branco, amarelo, entre outras.
As kalanchoes oferecem flores simples ou dobradas, sendo as segundas apelidas de calandivas, porém são a mesma planta.
Cuidados com Kalanchoe Blossfeldiana
Iluminação
A Kalanchoe aprecia um local com boa iluminação, embora possa ser cultivada à meia sombra, desde que receba luz solar direta durante algumas horas por dia. Para induzir a floração, regule a exposição solar da planta, de modo a que ela receba menos de 12 horas diárias de luz.
Temperatura
A Kalanchoe aprecia temperaturas amenas, no entanto suporta bem o frio.
Rega
A rega deve ser feita diretamente sobre o solo, evitando molhar as folhas das plantas.
Durante o verão regue a Kalanchoe duas a três vezes por semana, com o cuidado de deixar secar o composto entre as regas.
No Inverno regue-a menos, faça-o apenas quando o substrato começar a secar e não deixe ficar água acumulada, sob o risco de levar ao apodrecimento das raízes.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Transplante
Se quer manter a planta vários anos, troque de vaso anualmente. Mude a planta na primavera e use um composto solto e rico em matéria orgânica, misture alguma areia de modo a melhorar a drenagem.
Solo
Escolha um cacto bem drenado ou solo suculento para sua planta de casa kalanchoe. Se você não conseguir encontrar isso, adicione um pouco de areia ou perlita ao solo de envasamento normal para que a água seja drenada com mais eficiência.
Fertilização
De Abril a Setembro fertilize a Kalanchoe a cada duas semanas com um adubo liquido diluído na água.
Quando a planta está crescendo e florescendo ativamente, alimente-a com um fertilizante bem balanceado para todos os fins, que seja rico em fósforo (para promover mais flores) a cada duas semanas.
Kalanchoe Blossfeldiana Flor
Esta bela suculenta com suas folhas verdes cerosas vem com uma variedade de cores, desde o branco puro até todos os tons de rosa, vermelho, laranja e amarelo.
As flores são muito duradouras e abrem-se gradativamente para que você tenha uma exibição de cor por muitas semanas a fio.
Não é incomum que uma única planta floresça por 2 a 6 meses. A razão é porque cada guarda-chuva de flor kalanchoe consiste em muitas flores pequenas que se abrem uma de cada vez, dando semanas e meses de cor.

Poda
Tire os os botões florais à planta, uma a duas vezes no verão, de modo a estimular a ramificação.
Cuidados
Nos períodos mais quentes e secos lave as folhas da Kalanchoe com água não calcária.
Pragas e doenças
As suculentas Kalanchoe são plantas relativamente fáceis de cuidar, com poucas doenças e pragas. Quando você estiver regando a planta, verifique a parte inferior das folhas para ver se há cochonilhas, ácaros e evidências de escamas.
A planta é suscetível ao apodrecimento do caule se eles forem regados em excesso.
Aspectos sensíveis da Kalanchoe
As folhas murcham: Excesso de água em conjunto com baixas temperaturas. deixe secar o composto e regue com menos frequência. Coloque a planta num local resguardado.
As folhas escurecem na base e apresentam sinais de podridão: Normalmente é indicativo de excesso de água e atmosfera demasiado húmida. Reduza as regas e areje a planta, se os sintomas forem severos, execute uma poda de limpeza e trate com um fungicida.
Folhas descoloridas: Falta de luz ou adubo insuficiente. Regue a Kalanchoe com adubo liquido diluído na água e coloque-a num local mais iluminado.
Crescimento excessivo dos ramos: Luz insuficiente, coloque a planta num lugar mais iluminado. Se necessário execute uma poda de formação.
Propagação
Reproduza a Kalanchoe a partir de uma estaca obtidas na primavera.
Retire as primeiras folhas da base da estaca e espete-a a em substrato à base de turfa.
Embora seja mais demorada, a multiplicação da Kalanchoe também pode se feita por via da sementeira. As sementes devem ser semeadas na primavera e mantidas a uma temperatura na ordem dos 20º C.
Toxicidade da Kalanchoe
Kalanchoe blossfeldiana é tóxico para cães e gatos. Aconselha-se aos proprietários a tomarem cuidado ao cultivá-lo ao redor de animais de estimação e chamar o veterinário se o animal tiver intestino solto ou começar a vomitar.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Kalanchoe Blossfeldiana, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Kalanchoe Blossfeldiana à cerca de 3 anos.
A minha está sempre ao sol, daí as folhas serem mais vermelhas
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
A minha floresceu em fevereiro/março.
Nunca foi atacada por cochonilhas, apenas as flores foram atacadas por pulgões.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.