É uma espécie muito difundida, ocorrendo na região centro-sul da África e na Namíbia com clima severo. É a única Haworthia que cresce na Namíbia.
Cresce em locais sombreados sob o mato ou em fendas de rocha. É um dos Haworthia mais adaptáveis, difundidos e também variáveis encontrados principalmente na área de chuvas de verão.
Haworthia tessellata tem vários sinônimos, incluindo Haworthiopsis venosa ssp. tesselata, Haworthia venosa ssp. tessellata, Haworthiopsis tesselata, Jacaré e Veined Haworthia.
Haworthia venosa é um dos mais generalizada e também variável Haworthia.
É uma espécie suculenta perene de crescimento lento, atingindo um tamanho de 15 cm (6 polegadas) de altura. Esta planta não tem caule, tem 5 a 10 cm de diâmetro e cerca de 7 a 15 folhas dispostas em espiral.
As folhas têm de 3-5 cm de comprimento, e 2-3 cm de largura na base, carnudas, de textura firme, amplamente triangulares, fortemente recurvadas, acastanhadas a verdes, cuspidadas no ápice; superfície superior achatada, marcada com seis linhas verticais anastomosadas verdes claras formando um desenho de padrão quadrado e com janelas (a luz do sol entra no corpo da planta através dessas janelas translúcidas e é convertida em energia por muitas camadas de células ricas em clorofila).
Esta planta sem haste envia estolhos subterrâneos até 14 cm de distância da planta-mãe.
Esta reprodução vegetativa resulta em um tapete de plantas e produz clones da planta-mãe.
Pequenas flores tubulares brancas com babadores verdes aparecem no verão em alguns racemos simples floridos de até 50 cm de altura.
Cuidados com Haworthia Venosa subsp. Tessellata
Cultivo
Haworthia são de fácil cultivo e manutenção relativamente baixa (podem crescer facilmente em peitoris de janela, varandas e jardins suculentas em miniatura, onde ficam felizes em compartilhar seu habitat com outras plantas suculentas menores, ou em jardins ornamentais ao ar livre.
Haworthias são cultivadores de inverno e estão dormentes nos meses mais quentes do verão.
Taxa de crescimento
São plantas de crescimento relativamente rápido que se deslocam livremente para formar pequenos aglomerados rapidamente.
Solo
Elas são tolerantes a uma ampla variedade de solos e habitats, mas preferem uma mistura de envasamento muito porosa para aumentar a drenagem. Um solo não ácido é o ideal. Você pode cultivar uma planta em um vaso de 10-15 cm por anos e ter plantas perfeitamente felizes. Para obter melhores resultados, use uma panela rasa.
Iluminação
A planta precisa de sombra leve a sombra, mas levará sol pleno durante parte do dia. (com alguma exposição ao sol, a folha desenvolve uma bela tonalidade avermelhada e permanece compacta).
Você saberá a adequação de seus níveis de luz apenas com base na coloração das folhas. H. tesselata será verde em luz baixa / média e marrom / vermelho em luz média / brilhante. A luz solar direta não é recomendada.
Rega
Durante os meses quentes de verão, o solo deve ser mantido úmido, mas não excessivamente úmido. Durante os meses de inverno, regue apenas quando o solo ficar completamente seco. O solo úmido causa o apodrecimento das raízes e do caule rapidamente, especialmente durante os meses frios de inverno.
Nenhuma água deve ficar em volta das raízes. A baixa umidade ambiente é sempre necessária.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Fertilização
Diluir o fertilizante pela metade. Aplicar fertilizantes a partir de março como orientação geral. Deve ser aplicado o seu uso na primavera e no outono, descansando dos fertilizantes no verão.
Temperatura
Embora a planta sobreviva a geadas moderadas se mantida seca (resistente a até -5 ° C), ela deve ser protegida do frio severo e de geadas prolongadas.
Flores
A Haworthia pode florescer quando está feliz. Você saberá que florescerão se vir caules extremamente longos brotando do centro da planta no verão. As flores são como outras plantas Haworthia, pequenas flores cilíndricas brancas e verdes no topo de hastes extremamente longas.
Poda
Se a sua Haworthia tiver uma folha que morreu, simplesmente espere que a folha seque completamente e puxe-a apenas com a sua mão. Nenhuma outra poda é necessária.
Propagação
As plantas Haworthia propagam por nós, então é fácil e agradável. Eles produzem offsets ou filhotes que eventualmente crescerão em plantas de tamanho real. Na verdade, o único requisito para a separação é garantir que o deslocamento tenha algumas raízes para que possa sobreviver por conta própria.
Doenças
A podridão é apenas um problema menor com Haworthia se as plantas são regadas e “arejadas” corretamente. Do contrário, os fungicidas não ajudarão muito. Deve-se ter cuidado ao regar, mantendo-os aquecidos e úmidos durante o crescimento, e mais frios e secos quando dormentes.
Toxicidade
As plantas Haworthia não são tóxicas para cães, gatos e humanos. Animais na Namíbia e na África do Sul procuram plantas Haworthia que comem. Mas eles não estão realmente comendo para comer. Eles usam essas plantas como fonte de água.
Além disso, é por isso que muitas das Haworthias (incluindo Haworthia tessellata) têm aquelas famosas “janelas” no topo de suas folhas. Eles têm que se esconder no solo para se proteger de elefantes sedentos.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Haworthia Venosa, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca desde do inicio deste ano 2021.
Ainda não me presenteou com rebentos espero que seja este inverno porque quando a comprei foi no inicio da Primavera.
Ainda não floriu.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.