Haworthia cymbiformis var. obtusa é uma das inúmeras formas morfológicas de Haworthia cymbiformis, muito variável, caracterizada por rosetas mais densas formando aglomerados redondos. Tem folhas verdes brilhantes peculiares que se parecem com vidro moldado. As folhas são mais grossas, obovadas, com margens inteiras, e as pontas das folhas são bastante obtusas ou arredondadas e pelúcidas. É vagamente uma reminiscência de Haworthia cooperi var. truncata.
Pode atingir um diâmetro de 15 (ou mais) centímetros. No habitat, apenas as pontas das folhas, que têm a aparência de pontas de dedos, projetam-se da superfície do solo.
A suas raízes são superficiais, sem haste ou ligeiramente caulescente.
A roseta não tem haste, é densa, tem 20–25 folhas, com 3-10 cm de diâmetro.
As suas folhas são moles, muito suculentas, obovadas com margens inteiras e as pontas das folhas bastante obtusas ou arredondadas e pelúcidas.
As flores são esbranquiçadas / esverdeadas relativamente impercetível com uma quilha marrom-rosada clara, pedúnculo simples, 15 cm de comprimento; racemo frouxo, 15 de comprimento; pedicelos inferiores com 4-6 mm de comprimento; brácteas pequenas, ovais; perianto 2 cm de comprimento; segmentos quase tão longos quanto o tubo.
Época de floração: primavera ao verão.
Cuidados com Haworthia cymbiformis var. obtusa
Cultivo e propagação
Haworthia são de fácil cultivo e relativamente baixa manutenção, o que os torna uma boa planta de casa, e podem ser uma excelente suculenta para os iniciantes (eles podem crescer facilmente em peitoris de janelas, varandas e em jardins suculentos em miniatura onde eles são felizes para compartilhar seu habitat com outras plantas suculentas menores ou em jardins ornamentais ao ar livre).
Haworthias são suculentas de inverno e estão dormentes nos meses mais quentes do verão.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Taxa de crescimento
São plantas de crescimento relativamente rápido que se deslocam livremente para formar pequenos aglomerados rapidamente.
Solo
Elas são tolerantes a uma ampla variedade de solos e habitats, mas preferem uma mistura de envasamento muito porosa para aumentar a drenagem. Um solo não ácido é o ideal. Você pode cultivar uma planta em um vaso de 10-15 cm por anos e ter plantas perfeitamente felizes. Para obter melhores resultados, use uma panela rasa.
Iluminação
A planta precisa de sombra leve a sombra, mas levará sol pleno durante parte do dia. (com alguma exposição ao sol, a folha desenvolve uma bela tonalidade avermelhada e permanece compacta).
Rega
Durante os meses quentes de verão, o solo deve ser mantido húmido, mas não excessivamente molhado. Durante os meses de inverno, regue apenas quando o solo ficar completamente seco. O solo húmido causa o apodrecimento das raízes e do caule rapidamente, especialmente durante os meses frios de inverno.
Nenhuma água deve ficar em volta das raízes. A baixa umidade ambiente é sempre necessária.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Fertilização
As plantas são fertilizadas apenas uma vez durante a estação de crescimento com um fertilizante balanceado diluído para ½ da dosagem recomendada.
Clima
Embora a planta sobreviva a geadas moderadas se mantida seca (resistente a até -5° C), ela deve ser protegida do frio severo e de geadas prolongadas.
Podridão
A podridão é apenas um problema menor com Haworthia se as plantas são regadas e “arejadas” corretamente. Do contrário, os fungicidas não ajudarão muito. Deve-se ter cuidado ao regar, mantendo-os aquecidos e úmidos durante o crescimento, e mais frios e secos quando dormentes.
Observações
Haworthias são melhor plantadas em uma parte sombreada e arejada da estufa, e não muito perto do telhado de vidro ou das laterais da casa, pois as plantas podem superaquecer durante períodos de calor.
Propagação
Haworthia é facilmente propagada pela remoção de ramos ou por cortes de folhas na primavera ou verão.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Haworthia cymbiformis var. obtusa, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de 1 mês e plantei-a dentro de casa.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.