Crassula Spathulata - Atelier das bonecas Mimi

Crassula Spathulata

em 05 outubro, 2021

Crassula Spathulata
Nome científico
Crassula spathulata Thunb.

Nomes comuns
Crassula de folha de espátula

Sinônimos
Crassula cordata, Crassula cyclophylla, Crassula latispathulata, Crassula lucida, Septimia spathulata, Septimia spathulata var. cyclophylla, Septimia spathulata var. latifolia

Classificação Científica
Família: Crassulaceae
Subfamília: Crassuloideae
Gênero: Crassula

Origem
Esta espécie é nativa da África do Sul.

A Crassula spathulata é uma planta suculenta herbácea, rastejante e de ciclo de vida perene. 
Crassula spathulata é uma suculenta de baixo crescimento com caules prostrados ou desordenados, esparsamente ramificados e pequenas folhas em forma de espátula. As hastes são delgadas, geralmente quadrangulares e têm até 80 cm de comprimento. 
As folhas são verdes a verde-amareladas e têm minúsculos dentes arredondados ao longo das margens, muitas vezes tingidas de vermelho. Eles têm até 3,5 cm de comprimento, até 2,5 cm de largura e estão presos à haste com um pecíolo de até 1,8 cm de comprimento. 
As flores são em forma de estrela, frequentemente tingidas de branco e vermelho, e aparecem em inflorescências ramificadas geralmente do verão ao outono.
Cuidados com crassula spathulata
Iluminação
Crassula as plantas preferem sol pleno à sombra parcial. Porém, o sol intenso da tarde no período mais quente do verão pode queimar as folhas das plantas. A maioria Crassulas podem ser cultivados dentro de casa se houver luz suficiente.

Solo
A Crassula spathulata é uma planta fácil de cuidar. Prefere ser plantada em posições ligeiramente sombreadas. Quando cultivada em pleno sol as sua folhas tendem a ficar avermelhadas. Cresce na maioria dos solos, desde que tenham boa drenagem. É tolerante à seca e deve ser protegida de geadas severas.

Temperatura
Crassula spathulata pode suportar temperaturas tão baixas quanto -6,7º a 10° C.

Rega
Estas plantas têm necessidades de rega típicas para suculentas. Evite regar em excesso usando o método "embeber e secar", em que o solo é embebido em água, drenado lentamente e deixado a secar antes de regar novamente. Reduza a rega no inverno.

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.

Fertilizando
Crassulas se beneficiarão de uma pequena quantidade de fertilizante orgânico no meio da primavera, quando começarem a crescer ativamente.

Replantação
Replante conforme necessário, de preferência na primavera, no início de um período de crescimento ativo.

Toxicidade de Crassula spathulata
Crassula as plantas geralmente não são tóxicas para pessoas e animais de estimação.

Flores
A crássula floresce nos finais do verão, princípios do outono, mas quando cultivada no exterior pode florescer todo o ano. As pequenas flores são estreladas de cor branca.
Propagação
Multiplica-se por estacaria de caules de 5 a 8 cm de comprimento e a melhor época para as obter é a primavera.

Curiosidades
O nome específico spathulata deriva da palavra latina “spathulatus” e significa “em forma de espátula”, referindo-se à forma das suas folhas.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Crassula Spathulata, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Crassula Spathulata à cerca de 1 ano.
A minha neste verão durante a dormência perdeu-se, fiquei apenas com um pouquinho que agora já está a arrebentar novas folhas, entretanto no final do Verão já consegui outro pezinho.
A minha apanha sol e sombra durante a rotação do sol.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.