Crassula elegans subsp. namibensis - Atelier das bonecas Mimi

Crassula elegans subsp. namibensis

em 28 outubro, 2021

Crassula elegans subsp. namibensis tem origem e habitat no Sul da Namíbia.
Esta suculenta tem folhas acastanhadas e imitam de perto as rochas nas quais crescem e são perdidos de vista neste ambiente, esta camuflagem permite que eles escapem da deteção e é uma estratégia muito eficaz para escapar da predação.

Família: Crassulaceae
Subfamília: Crassuloideae
Gênero: Crassula

Nome científico: Crassula elegans subsp. namibensis (Friedr.) Toelken
Sinônimos: Crassula namibensis (basiônimo), Crassula mesembrianthemoides
Os nomes comuns incluem: Crassula elegans

Crassula elegans subsp. namibensis é a forma namibiana da muito variável Crassula elegans. 
Distingue-se pelas folhas ovais, é bastante variável e várias formas de aparência diferentes estão disponíveis com este nome.
Suculenta perene, até 80 mm de altura, com base dura e ligeiramente lenhosa.
Tem caules curtos, em corda, muito ramificados.
As raízes são rasas e curtas. 
As flores são discretas, muito pequenas, tubulares, brancas, creme, bege ou amareladas, muitas vezes desbotando para o marrom, ligeiramente perfumadas. Pétalas basicamente fundidas, a época de floração é no outono ou inverno.
Cuidados com Crassula elegans subsp. namibensis
Cultivo 
Crassula elegans subs. namibensis são de fácil cultivo e relativamente baixa manutenção, o que os torna uma boa planta de casa (eles podem crescer facilmente em peitoris de janelas, varandas e em jardins suculentas em miniatura onde elas ficam felizes em compartilhar seu habitat com outras plantas suculentas menores ou em jardins ornamentais ao ar livre). 
Elas são cultivados na primavera e no outono (dormentes no verão).

Solo
Elas são tolerantes a uma ampla variedade de solos e habitats, mas preferem uma mistura de envasamento muito porosa para aumentar a drenagem. Um solo não ácido é o ideal. Você pode cultivar uma planta em um vaso de 6-10 cm por anos e ter plantas perfeitamente felizes. Para obter melhores resultados, use uma panela rasa.

Rega
Forneça um pouco de água o ano todo; na natureza, a maior parte do crescimento ocorre durante a primavera e o outono. 
Durante os meses quentes de verão, o solo deve ser mantido húmido, mas não excessivamente húmido. Durante os meses de inverno, regue apenas quando o solo ficar completamente seco. 
O solo húmido causa o apodrecimento das raízes e do caule rapidamente, especialmente durante os meses frios de inverno, mas pode voltar a enraizar se for cuidado. 
Nenhuma água deve ficar em volta das raízes. A baixa umidade ambiente é sempre necessária.

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.

Fertilização
Fertilizar a cada duas semanas durante a estação de crescimento, da primavera ao verão, com um fertilizante líquido equilibrado diluído pela metade. Não fertilize durante o inverno.

Exposição ao sol
Elas precisam de sol pleno ou luz brilhante e filtrada com amplo fluxo de ar para ficarem compactos, mas evite o sol direto no meio do verão (com a exposição ao sol, a folha desenvolve uma bela tonalidade avermelhada), elas não se dão bem na sombra total, pois tendem a estiolar , cair e apodrecer facilmente.

Pragas e doenças
Não tem nenhum problema sério de pragas ou doenças. Mas eles são suscetíveis a cochonilhas, pulgões e doenças fúngicas. A rega excessiva pode causar o apodrecimento das raízes.

Podridão
A podridão é apenas um problema menor com o Crassula se as plantas forem regadas e “arejadas” corretamente. Do contrário, os fungicidas não ajudarão muito. 
Deve-se ter cuidado ao regar, mantendo-os aquecidos e húmidos durante o crescimento, e mais frios e secos quando dormentes.

Clima
Embora as plantas sobrevivam a geadas moderadas se mantidas secas (resistentes a até -5 ° C), elas devem ser protegidas da geada para evitar cicatrizes. 

Uso
É um excelente vaso de planta, ótimo para cultura de peitoril de janela e também em jardins de pedras. Dentro de casa apenas na posição mais brilhante.

Poda
Remova as folhas velhas da base da planta e apenas as pontas das flores mortas.

Replante
Refaça o vaso na primavera, quando a planta fica presa às raízes ou o solo precisa ser renovado. Um bom vaso sólido e pesado é melhor usar porque essas plantas são bem conhecidas por serem pesadas na parte superior. Uma panela pesada os impedirá de tombar.

Propagação
São facilmente propagados pela retirada de brotos, remova um broto lateral e insira a parte basal enterrada no solo. Este rebento deve enraizar dentro de um mês, e pequenos ramos se formarão na base. Eles também podem ser cultivados a partir de sementes.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Crassula elegans subsp. namibensis, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta desde Setembro de 2021.
Assim que a plantei e teve alguns dias ao sol, a mesma floriu.
Vai mudando as cores consoante o sol.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.