Alworthia pentagona Black Gem - Atelier das bonecas Mimi

Alworthia pentagona Black Gem

em 29 outubro, 2021

Haworthia Pentagona, também conhecida como Alworthia ou Aloe Black Gem, é uma suculenta perene de joia negra de Aloe, pertence à família Asphodelaceae, geralmente não ultrapassa os 15 cm de altura e 15 cm de largura.. Têm um crescimento particularmente rápido, cria compensações densas, formando moitas baixas.
 
A Alworthia Black Gem é uma híbrido obtida pelo cruzamento de duas plantas, a Aloé speciosa e a Haworthia cymbiformis.

As folhas são carnudas e grossas, apresentam-se sob a forma triangular, sendo longas e cônicas, podem variar do tom verde intenso ao bronze, roxo ou vermelho, com o aumento da exposição ao sol. Eles ficam menores do que outros aloés e, portanto, são ideais para jardinagem em recipientes.
Esta suculenta perene gera muitos deslocamentos estreitos, criando uma grande touceira baixa.
Cuidados com a Alworthia Black Gem
Iluminação
Aprecia situações ensolaradas, pelos menos 4 a 6 horas de sol por dia, porém o sol mais intenso pode queimar as suas folhas, sendo recomendada alguma proteção nos picos de maior calor. Uma boa exposição à luz, intensifica a tonalidade das folhas.

Temperatura
Adapta-se a vários climas, mas cresce melhor em ambientes quentes com temperaturas a rondar os 22 e os 35ºC. 
Contudo tolera temperaturas abaixo do 10ºC e próximas aos 40ºC.

Flores
As suas flores são vermelho-alaranjado no final do verão, inicio do outono.

Solo
Adapta-se a vários tipos de substratos, desde que apresentem uma boa drenagem e seque rapidamente. Sendo os substratos indicados a cactos e suculentas os mais recomendados.

Rega
As regas devem ser realizadas apenas quando o substrato se apresente seco e reduzidas consideravelmente no Inverno.
Ao regar, faça-o diretamente no solo, evitando molhar as folhas. 

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.

Fertilizante
Durante o Verão forneça um adubo indicado a cactos e suculentas e suspenda a fertilização durante o período frio, quando a planta está inativa.

Pragas e doenças
A Alworthia Black Gem apresenta alguma resistência à maioria das pragas e doenças, contudo é bastante apetecível aos caracóis e às lesmas, estes podem acabar com as folhas da suculenta em poucas horas. 

Propagação
Esta suculenta propaga-se por meio das pequenas mudas que surgem à volta da planta mãe, sendo Março a melhor época para esta tarefa. O procedimento é simples, use uma faca afiada e corte o mais próximo possível da planta mãe, certificando-se que mantém algumas raízes. Plante a pequena suculenta num substrato adequado a cactos e suculentas, regue e mantenha o vaso num local abrigado, até a planta estiver "pegada".
Outra opção é retirar toda a planta do vaso e delicadamente puxar os pequenos rebentos, geralmente já saem com uma pequena raiz.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Alworthia pentagona Black Gem, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de um ano e a mesma não evoluiu muito, espero que agora comece a desenvolver-se

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.