Crassula arborescens undulatifolia
"Jade Ripple", "Jade Curly"
É uma suculenta suculenta resistente da família crassulaceae, originária da Africa do Sul.
Conhecida como jade de prata, é uma variante da tradicional planta de jade, que se destaca pelas pela ondulação das suas folhas azuis acinzentadas com uma camada cerosa, frequentemente contornadas com uma linha vermelho purpura.
Cresce na forma de um arbusto denso e compacto, com hastes robustas, uma característica que faz desta planta uma bela candidata para a elaboração de bonsais.
Pode ser tóxico para humanos e animais.
Informações sobre cuidados e propagação
Cuidados gerais para Crassula arborescens undulatifolia Ripple Jade
É um arbusto suculento, perfeito em casa ou no escritório.
Floresce com flores brancas na primavera.
Quando é "felizmente estressado", as folhas têm uma cor vermelha escura nas bordas.
Uma poda de limpeza pode melhorar a saúde e a aparência da planta. Geralmente as plantas de jade precisam de pouca ou nenhuma fertilização, contudo se ela apresentar folhas pálidas ou com aspeto definhado, administre na Primavera um adubo indicado a cactos e suculentas.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Flores
As inflorescência surgem entre a Primavera e Verão. As flores têm formato de estrela branca ou rosa, com 5 pétalas lanceoladas. Após a polinização adquirem tonalidades acastanhadas.
Temperatura
Aprecia ambientes com boa ventilação e boa luminosidade, adapta-se a locais de sol pleno ou sombra parcial. Sendo que uma boa intensidade de luz realça a margem vermelho purpura do contornos das folhas. As crássula arborescens crescem bem em ambientes quentes ou frios, contudo geralmente não suportam temperaturas abaixo dos 5ºC. No período de repouso, a planta não deve ser submetida a temperaturas superiores a 13ºC.
Rega
Quando estabelecida a jade ondulada é muito resistente à seca, regue-a apenas quando o substrato se apresentar seco. Tal como acontece com outras suculentas, o excesso de água pode ser fatal.
Transplante
Caso necessário transplanta a suculenta na época quente. Use uma mistura indicada a cactos e suculentas. Na ausência desta, procure um substrato rico em matéria orgânica e misture-o com areia lavada, é essencial que o solo apresente uma boa drenagem.
Propagação
A propagação da jade de prata geralmente é realizada por sementes semeadas na Primavera, estaca de caule ou apenas por estaca de folha, que enraízam facilmente numa cama de substrato arenoso. Leia mais em: Como multiplicar as suculentas
Pragas e doenças
As cochonilhas são uma das pragas mais recorrentes. Caracterizam-se pelo aparecimento amarelos-castanho ou pequeno pontos brancos com aspeto de algodão, que se alojam principalmente em torno do nó das folhas. Limpe a área afetada com um algodão embebido em álcool, em superfícies mais pequenas utilize um cotonete.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Crassula arborescens undulatifolia, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Crassula arborescens undulatifolia à cerca de 3 anos e noto que tem um crescimento lento onde a tenho plantada.
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
Ainda não a reproduzi, apesar de estar a sol ainda não floriu.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.