Origem e Habitat: Cleistocactus colademononis é endêmico do departamento boliviano de Santa Cruz na província da Flórida, Bolívia.
Habitat: A espécie é epilítico (cresce sobre rocha ou pedra), cresce pendurada em faces rochosas íngremes que se projetam acima da selva circundante.
Sinónimos:
Cleistocactus winteri subs. colademononis, Cleistocactus colademononis, Hildewintera colademononis,
Winterocereus colademononis.
Os nomes comuns incluem:
Rabo de rato, Rabo de macaco
Cleistocactus winteri subs. colademononis, às vezes listada com seu antigo nome de Hildewintera colademononis, é uma planta fantástica com espinhos muito longos, brancos e macios, semelhantes a cabelos.
O nome comum “cauda de macaco” refere-se à aparência das hastes peludas.
É uma floração livre e as flores vermelhas brilhantes de grandes dimensões são particularmente decorativas.
Cleistocactus winteri subs. colademononis é um cacto vigoroso e epilítico (cresce nas rochas), que se ramifica na base.
O caules são cilíndricos, verde claro de 2 a 7 cm de largura, completamente escondidos pelos espinhos.
Tem pêlos, brancos até 12 cm de comprimento. Os seus espinhos são semelhantes a cabelos e crescem gradualmente.
As suas flores são vermelhas brilhantes, com 7 a 8 cm de comprimento.
Os seus frutos são mais ou menos esféricos, avermelhados com 8-12 mm de diâmetro, secando e abrindo longitudinalmente na maturação.
Tem sementes pretas, 1,1-1,4 mm de comprimento e ligeiramente curvas. Eles germinam facilmente.
Cuidados com Cleistocactus colademononis
Cultivo
Cleistocactus winteri subs. colademononis é de cultura fácil, o que o torna um bom cacto para iniciantes. É adequado para pendurar cestos e potes.
Solo
Use uma mistura de cactos bem drenada e solta.
Replantação
Como eles crescem rapidamente, precisam de muito espaço para suas raízes, o replante com mistura para envasamento fresco deve ser feito a cada dois anos ou quando a planta já cresceu mais que o vaso. No entanto, o replantio não significa necessariamente que eles precisarão de vasos maiores.
Exposição ao sol
Requer luz brilhante filtrada, sol parcial ou sombra clara, mas não em pleno sol que irá escaldá-la.
Rega
Eles requerem rega moderada durante a estação de crescimento. Isso pode ser feito semanalmente ou com mais frequência durante o verão, se o tempo estiver ensolarado, mas deixe secar completamente antes de regar novamente.
Mantidas assim, as plantas apresentarão um crescimento saudável.
Mantenha-o seco assim que a temperatura começar a cair em outubro e mantenha-o seco no inverno.
A planta sobrevive ao ar livre sem proteção no inverno (frio resistente a -2 °), mas também é um pouco propensa a apodrecer.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.
Fertilização
Dê ocasionalmente alimentos líquidos com alto teor de potássio durante o período ativo de crescimento (Verão).
Resistência
Os cuidados de inverno não apresentam problemas em temperaturas de 5 a 15 graus centígrados com muita luz, mas geadas resistentes a -2 ° C por curtos períodos se muito secos.
Esta planta precisa de um período de descanso fresco no inverno para produzir flores em abundância. Também floresce livremente no interior, se as condições o permitirem.
Pragas e doenças
Geralmente são bastante fáceis de cultivar, especialmente se mantidos livres de pragas. Eles são suscetíveis a insetos cochonilhas e ácaros. Observe cuidadosamente se há infestações de percevejos do caule e da raiz, e os danos causados por eles podem iniciar o ataque de fungos.
Propagação
Fácil de propagar a partir de estacas ou sementes. Pegue as mudas na primavera ou no verão, deixe-as secar até as pontas.
Subespécies, variedades, formas e cultivares de plantas pertencentes ao grupo Cleistocactus winteri
Cleistocactus winteri - Produz caules pendentes ou rastejantes de até 100 cm de comprimento. Tem espinhos dourados muito atraentes e as flores são de uma cor laranja viva ou rosa salmão.
Cleistocactus winteri subs. colademononis - tem hastes de até 2,5 m de comprimento com espinhos brancos peludos, 4-8 (-12) cm de comprimento. Flores vermelhas, zigomórficas com 7-8 cm de comprimento.
Cleistocactus winteri f. cristatus hort. - Esta planta forma enormes montes emaranhados de crescimento bastante rápido.
Cleistocactus winteri cv. Anel É uma crista circular muito rara. Esta forma particular de cristalização se desenvolve no topo do caule.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Cleistocactus colademononis, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Cleistocactus colademononis à cerca de 2 anos, em janeiro nasceu um rebento e começou a crescer um pouco.
A minha floresceu em Maio até Julho, foi abrindo uma flor de cada vez e elas não duram muitos dias à volta de 2 a 3 dias depois murcham.
Tem nascido rebentos à volta dele.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.