Como plantar uma suculenta - Atelier das bonecas Mimi

Como plantar uma suculenta

em 29 julho, 2021

Quando replantar as suculentas

Existem vários momentos em que é necessário replantar suas suculentas. O primeiro é logo depois de comprá-los. Muitas vezes os viveiros cultivam suculentas em um solo muito orgânico que não drena bem.


Isso funciona bem no viveiro, onde o clima é controlado, mas geralmente não funciona bem quando você traz suas suculentas para casa. É melhor replantar as suculentas em solo fresco depois de comprá-las.

Outra ocasião em que você gostaria de replantar suas suculentas é quando elas encheram ou cresceram mais do que o vaso em que estão. Frequentemente, elas serão "amarradas com as raízes", o que significa que as raízes estão enchendo o vaso e a planta não tem espaço para criar mais raízes.

É muito comum que as suculentas de um viveiro sejam enraizadas, pois isso pode ajudar a reduzir a velocidade com que as suculentas crescem, o que significa que o viveiro não precisa replantar suas suculentas com tanta frequência.

Como regra geral, eu recomendo deixar cerca de 1-2,5 cm entre a borda do vaso e as folhas da suculenta. Se a sua suculenta tiver cerca de 7,5 cm de diâmetro, coloque-a em um pote com cerca de 10 cm de diâmetro.

Remova o seu pote e o solo
O primeiro passo para um plantio suculento bem-sucedido é livrar-se do vaso do viveiro e remover o máximo de terra possível. Os viveiros quase sempre plantam suas suculentas em solo muito denso e que retém muita água. Quanto mais solo de viveiro você conseguir se livrar, mais saudáveis ​​serão as raízes da suculenta.

Você pode não ser capaz de remover todo o solo sem danificar as raízes, e isso é totalmente normal. Basta se livrar de tanto quanto você pode ser gentil com sua suculenta.

Eu geralmente não recomendo lavar suas raízes suculentas, pois isso pode ser problemático para elas e causar problemas no futuro. 

Se você está plantando sua suculenta sozinha, você vai querer deixar as raízes intactas tanto quanto possível. Por outro lado, se você estiver montando um arranjo com várias suculentas, você pode querer quebrar algumas das raízes.

Livrar-se de algumas raízes não criará grandes problemas - sua suculenta sobreviverá muito bem de qualquer maneira. E, se você tiver a sorte de ter bebês presos à sua planta principal, agora é um bom momento para removê-los, se desejar. (Como remover filhotes suculentos do caule)


Coloque a malha sobre o orifício de drenagem
Embora um orifício de drenagem seja importante para a saúde de sua suculenta, você não quer que seu solo caia dele. Use um pouco de fita de malha, ou papel de cozinha por exemplo, para evitar que os maiores pedaços de solo caiam.

A fita de malha funciona bem porque permite que a água flua com facilidade, mas ainda se mantém na maior parte do solo. Você provavelmente terá um pouco de “poeira” caindo, mas isso é normal.

Se desejar, você também pode usar uma tela de malha em vez da fita de malha.


Encha seu vaso quase até o topo
Antes de colocar a suculenta no vaso que você escolheu, encha-o quase (mas não completamente) até o topo com terra suculenta. Deixe um pouco de espaço no topo, para que as raízes tenham um encaixe confortável e você possa adicionar mais solo posteriormente.


Coloque sua suculenta
Agora é hora de adicionar sua suculenta ao vaso! Você pode plantá-lo centralizado ou descentralizado, o que quiser.

Coloque algumas das raízes no solo, para que tenham uma vantagem inicial no crescimento.


Encha o vaso até o topo
Agora é hora de encher o vaso. Você deseja deixar apenas um pouquinho de espaço entre o topo do solo e o topo do vaso. Certifique-se de que as folhas da suculenta fiquem completamente acima do solo, para evitar o apodrecimento.


Adicionar um curativo superior
Para finalizar sua suculenta em vaso, adicione com pedras decoração (caso queira). É por isso que você deixou um pouco de espaço no topo da panela.

O curativo de cima pode ser algo brilhante e divertido ou um simples cascalho, como usei aqui. Ao adicionar o molho de cobertura, pressione o solo para ajudar a suculenta a ficar no lugar.


Mais importante!!!

Depois que sua suculenta for envasada e a parte de cima colocado, deixe-a descansar por um ou dois dias antes de regá-la. Este período de descanso dará às raízes tempo para cicatrizar antes de começarem a absorver a água, o que ajuda a prevenir o apodrecimento das raízes.

E isso é tudo que há para fazer! Muito simples, certo?

Os erros mais comuns que no envasamento são:
a) não remover a terra das raízes
b) esquecer de colocar um revestimento de cobertura
c) regar antes da hora.

Siga as etapas acima e você evitará esses problemas comuns e terá um ótimo começo em seu jardim suculento e saudável!

Créditos: 
Toda esta informação não é da minha autoria, os créditos são do site succulentsandsunshine bem como as fotografias, apenas me interesso por suculentas por as cultivar e gosto de aprender sobre elas desde modo compartilho com quem gosta também, o que acho mais importante.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.