Othonna Capensis - Atelier das bonecas Mimi

Othonna Capensis

em 03 abril, 2021

Colar de rubi (Othonna capensis)
É uma linda planta suculenta, de crescimento pendente, rápido, vigoroso e bastante ornamental. Possui caules compridos que se destacam pela tonalidade avermelhada a arroxeada, sendo provavelmente a característica responsável pelo nome colar de rubi.
As suas folhas carnudas e lanceoladas fazem lembrar pequenos zepelins que crescem ao longo dos caules compridos. A tonalidade pode variar conforme a luminosidade que recebem, podendo ser verdes azuladas ou verdes avermelhadas.
As flores lembram pequenas margaridas amarelas e abrem apenas nas horas de maior luminosidade, desabrocham no inicio da manhã e fecham no fim da tarde.

Sol pleno a sombra parcial
Não é adequado para cultivo interno
Necessidades típicas de água para uma planta suculenta
Planta cresce até 12,5 cm de altura
Planta cresce até 24 ″ (61 cm) de largura
Zona 9a (mínimo 20 ° F | -6,7 ° C)
Não é frio e resistente
Propagação por estacas de caule
Geralmente não tóxico
Entra em dormência no inverno
Informações sobre cuidados e propagação
Cuidados gerais para Othonna capensis “Little Pickles”
Othonna capensis "Little Pickles" é um ótimo complemento para jardins de pedra ou cestos pendurados. Se cultivado no solo, ele se espalha à medida que cresce, criando cobertura do solo. Quando cultivada em cestos pendurados, cria um "derramamento" espetacular.

Manutenção do colar de rubi Othonna capensis
A adubação pode ser realizada a cada tês meses, basta fornecer um um adubo com composição equilibrada entre os nutrientes como por exemplo o (10-10.10)
Com o tempo, o colar de rubi vai-se tornando cada vez mais comprido e descabelado. Realize uma poda de ramos excedentes e faça a limpeza da planta, elimine as folhas, hastes florais ou ramos secos e amarelados. Este procedimento permite manter a forma harmoniosa da planta e previne a infestação de determinadas pragas (como a cochonilha) que procuram locais sobrecarregados para proliferarem.

Rega
A rega deve ser moderada, com o cuidado de deixar secar um pouco a superfície do solo, antes de fornecer água novamente. Apesar do colar de rubi apreciar um certo grau de humidade no solo, não tolera o encharcamento.

Onde plantar
“Little Pickles” não é resistente a frio; portanto, se você mora em uma zona que fica mais fria que -6,7 ° C, é melhor plantar essa suculenta em um recipiente que possa ser trazido para dentro de casa. Faz bem em pleno sol a parcial.

Como propagar "Pickles" de Othonna capensis
A reprodução é muito fácil. Pode ser realizada com uma estaca de caule ou com as folhas. A estaca de caule é o modo mais rápido e eficiente, basta colocar acomodar o caule no modo horizontal sobre a superfície de um solo arenoso e tentar colocar as raízes aéreas em contato com a terra. Humedeça bem e coloque em local sombreado, fora da incidência direta do sol, até enraizar. Em pouco tempo a estaca de caule irá enraizar e dar inicio a uma nova planta.
As folhas são outro meio de reprodução da planta, apesar de ser uma prática demorada. Deixam-se as folhas a cicatrizar em local sombreado por 2 a 3 dias e colocam-se sobre a superfície de uma mistura arenosa.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Othonna Capensis, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de 1 ano.
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
Fácil de reprodução por estaca.
No Verão fica com a tonalidade de roxo mas no inverno fica mais verde.
A minha floresce em Janeiro, Fevereiro, Março e Novembro.
Othonna Capensis em Setembro:
Em dezembro ainda se encontra a florescer.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.