Monte seu jardim:
  • Coloque cerca de uma polegada de pedras no fundo do recipiente, em seguida, cubra com cerca de uma polegada de carvão granulado, que você pode encontrar em lojas de suprimentos para aquários; 
  • Acrescente duas polegadas de terra e humedeça o solo com um borrifador de água limpa; 
  • Crie a base do seu jardim interno de musgo colocando pedras de tamanhos diferentes e gravetos para que o chão se pareça com o da floresta; 
  • Coloque objetos maiores nos fundos e menores na frente; 
  • Coloque seu musgo sobre os objetos maiores e preencha o resto da área com pedaços de flocos de musgo esmigalhados; 
  • Pressione o musgo firmemente para que se fixe sobre as pedras e o solo ao plantar; 
  • Se o solo do vaso estiver fofo, empurre-o para baixo para firmá-lo; 
  • Mantenha o musgo colado nas pedras com linha de pesca, se necessário.
Recolha seu musgo de bosques próximos ou até mesmo seu próprio quintal. Ou compre uma vez que também se encontram à venda, mas se tudo o que você pode coletar são pedaços quebrados, eles crescerão com a mesma rapidez.
Musgo Esfagno
No mundo da jardinagem ele é super conhecido por ser um substrato muito eficiente. Principalmente quando o assunto é o cultivo de plantas carnívoras ou orquídeas. Estamos falando do musgo esfagno.

Um tipo de planta da família Sphagnaceae.

Na natureza, o musgo esfagno aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente é saudável.

É uma espécie não cultivada, que cresce espontaneamente também em beiras de riachos e lagos.

Uma das características mais interessantes do musgo esfagno é que ele pode atuar como um tipo de substrato para as raízes da planta, e justamente por isso é tão citado na jardinagem.

A principal função do esfagno como substrato é fornecer água e nutrientes, permitindo as trocas gasosas da planta, proporcionando também o apoio para melhor crescimento das espécies.

Essa eficiência o torna muito útil para o cultivo de orquídeas, já que essas plantas possuem raízes que precisam de ambientes húmidos para se apoiar.
E o que é substrato?
Substrato é aquilo que serve de apoio para as raízes das plantas.
As plantas precisam de um suporte que as sustente e permita que se agarrem firmemente. Isso favorece um crescimento estável e fixo.
No entanto é muito importante saber que o esfagno não pode ser usado como sustento das raízes. O ideal é que ele seja combinado com outras substâncias.

Como usar o musgo esfagno?
Se o seu interesse for cultivar orquídeas, é preciso que saiba que a melhor combinação de substratos com o esfagno é a junção dele com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de humidade.

Isso facilitará a ventilação.

Essa não é uma regra e obviamente dependerá da espécie de orquídea que será cultivada.

Misturar esfagno com a casca de pinus ou o carvão é uma ótima alternativa para a junção de retenção de água com aeração das raízes.

Uma forma de utilizá-lo no plantio de orquídeas epífitas (que crescem em troncos de árvores) é formar uma bola de esfagno húmido misturado com outro substrato e colocá-lo dentro de uma meia-calça.

Aí é só fazer um furo nessa bola de meia-calça com esfagno, plantar a orquídea e amarrá-la em algum tronco de árvore com barbante ou tiras de tecido.

Com o tempo a orquídea começará a soltar raízes que se fixarão no tronco.

Caso você precise do esfagno para o cultivo de plantas carnívoras, aí sim ele deverá ser utilizado sem nenhum tipo de mistura.
A cama de plantio perfeita para as carnívoras é justamente o esfagno, pois recria o ambiente natural de crescimento dessas plantas, oferecendo muita humidade.

O esfagno é usado na composição de vasos de plantas, bonsais, orquídeas, carnívoras e como esponja para composição floral.
Direitos Autorais
As imagens e moldes apresentados nesta página não são de minha autoria. Todos foram retirados da internet, e de sites que disponibilizaram gratuitamente.

Caso alguém se sinta lesado pela não citação da autoria, basta entrar em contato que providencio os créditos ou tiro do ar. Obrigada.