Às vezes, é muito fácil identificar a melhor maneira de propagar um cacto ou planta suculenta, e outras vezes não é tão óbvio. No entanto, antes de começar, a primeira coisa a se perguntar é: que tipo de planta eu tenho? Se você não souber a maneira mais fácil de aprender, organize as informações que conhece sobre sua planta em categorias. Como é moldado? É alto e fino, curto e redondo, ou tem muitas folhas pequenas? Como ela cresce? Ela cresce por si só, existem muitos galhos ou existem pequenas plantas semelhantes que emergem do solo próximo a ela? Floresce? Perguntas como essas são as primeiras a se perguntar ao considerar a propagação. A próxima coisa a se pensar é como propagar seu cacto ou planta suculenta.
Sementes
A maioria dos cactos pode ser propagada por sementes; no entanto, devido ao lento crescimento de algumas espécies, algumas vezes outros métodos são mais práticos. Cactos com hábitos de crescimento solitário são geralmente propagados por sementes. Várias espécies crescem desta maneira, incluindo:
- Notocactus spp. (agora incluído no gênero Parodia)
- Neoporteria spp. (agora incluído no gênero Eriosyce)
Estacas de caule
A propagação por estacas de caule é fácil e prática. Muitos cactos e suculentas podem ser propagados por estacas. Em geral, se a planta tiver uma região de caule alongada que está crescendo ativamente, a propagação por estacas de caule deve ser bem-sucedida.
Algumas recomendações são:
- Opuntia ficus-indica
- Opuntia quitensis
- Cereus, Trichocereus
- Pincushion and Globular Cacti
- Euphorbia
- Stapelieae
- Bryophyllum
- Kalanchoe
- Graptopetalum
Estacas de folhas
A maioria das suculentas é geralmente propagada por estacas de folhas. Os gêneros tipicamente propagados por estacas foliares incluem, mas não estão limitados a:
- Gasteria
- Haworthia
- Sansevieria
- Crassulaceae family (Kalanchoe, Sedum, Graptopetalum, etc.)
Enxerto
O enxerto requer um porta-enxerto resistente que seja compatível com o candidato de propagação desejado. Essa compatibilidade é muito importante. Sem ele, o sucesso na enxertia é improvável. Para cactos e suculentas, as seguintes regras e alguns enxertos bem-sucedidos foram relatados e são mostrados abaixo:
- Rootstock: Hylocereus trigonusCompatible scions: Gymnocalycium mihanovichii, Echinopsis chamaecereus, Gymnocalycium denudatum, Parodia leninghausii, Cereus cristata, Parodia scopa, Mammillaria theresae, Rebutia pulchra
- Rootstock: Hylocereus undatusCompatible scions: Epiphytic cacti, like Christmas Cacti, most cylindrical and globular cacti
- Rootstock: Cereus repandusCompatible scions: Melanocactus, Rebutia muscula, Gymnocalycium mihanovichii 'Hibotan'
- Rootstock:Echinopsis spachianaCompatible scions: Cereus, Espotoa, Echinocactus, Lobivia (now included in the genus Echinopsis), Melocactus.
Bulbos, tubérculos, compensações
Muitas suculentas se propagam assexuadamente por meio de brotos laterais subterrâneos. Essas brotações dão origem a compensações ou plântulas que podem ser cortadas na primavera ou no verão a partir da brotação lateral dos pais para produzir uma nova planta auto-sustentável. Aloe spp. e alguns Agave spp. forma plântulas ou bulbilhos em seus caules fluidos. Essas plântulas e bulbilhos também podem ser removidos e plantados. Kalanchoe spp. produzem pequenas plântulas nas bordas recortadas de suas folhas. Essas plântulas também podem ser colocadas em vasos em condições quentes para produzir plantas auto-sustentáveis.
- Bulbils and Plantlets: Kalanchoe, Aloe, Agave murpheyi, Agave vilmoriniana, Agave fourcroydes
- Offsets: Echinopsis, Mammillaria, Agave, Aloe, Haworthia, Crassulaceae family, Kalanchoe, Sedum, Graptopetalum
- Tubers: Ceropegia.
Achei esta informação na internet a qual a achei muito interessante para conhecer mais um pouco das suculentas, apenas a passei para aqui.
As imagens são tiradas do google imagens.
Os créditos são para: worldofsucculents.com
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.