Lithops - Planta Pedra - Atelier das bonecas Mimi

Lithops - Planta Pedra

em 29 agosto, 2019

Suculentas Lithops é da família da Aizoaceae, as Lithops são plantas surpreendentes que atraem a atenção pela sua aparência fora do comum.

São originárias da África onde crescem em regiões arridas e sobrevivem a condições extremas.

Nomes populares: planta pedra, pedra viva, pedra dividida, pedra de fenda, planta de mimetismo, cacto pedra.

Os Lithops são suculentas anãs quase sem caule, a maior parte do corpo está debaixo da terra. Pelas suas características físicas e aparência são vulgarmente apelidas de pedras vivas ou plantas de pedra. O seu cultivo é recomendada apenas aos mais pacientes, o seu crescimento é muito lento e reque alguma perseverança.

Esta suculenta é composta por duas folhas carnudas que se encontram ligadas a um caule quase impercetível e raízes profundas. Essas duas folhas são substituídas por outras duas, que nascem no meio da fenda existente. Logo após esta sucessão inicia-se o envelhecimento das mais velhas, que acabam por secar totalmente. Oferecem uma grande variedade de cores desde o verde, ao esbranquiçado, rosado, acinzentado, azulado e avermelhado.

As flores quase sempre perfumadas, abrem à noite. Habitualmente surgem após 3 a 5 anos, quando os Lithops já são adultos, sendo geralmente maiores que o corpo da planta. Assemelham-se a pequenas margaridas vulgarmente amarelas ou brancas. Dão lugar a um fruto que por sua vez origina uma vasta quantidade de pequenas sementes.
Como cuidar a Planta de Pedra - Lithops
Condições favoráveis: Coloque o lithops num lugar com pouca humidade onde possa receber luz solar indireta. Apesar de ser uma planta de zonas desérticas ela é sensível ao sol forte, na natureza ela procura proteção de outras plantas. procure colocá-la num lugar onde receba o sol da manhã ou o sol do final da tarde. No Inverno recolha a planta para o interior, ela não suporta o frio, nem a geada, aprecia clima seco e quente.

Rega: A rega deve ser moderada, a planta não suporta o excesso de humidade e facilmente apodrece. Regue apenas quando o substrato se apresentar completamente seco.
Se a temperatura estiver acima de 40ºC ou se observar que a planta está dura, é melhor não regá-la; no entanto, se verificar que está enrugada ou mole, então, precisa de água.
Não regue de outubro até que o velho par de folhas tenha secado completamente, geralmente não antes do mês de maio seguinte. Em seguida, evite regar novamente durante o período de dormência no verão.

A mesma planta em dois momentos diferentes:
A da esquerda, ainda é cedo; à direita, o momento certo para regar
Se acontecer virem dias de Primavera quentes e secos antes da secagem das folhas velhas estar completa, é possível (senão desejável) dar alguma água às plantas - mas muito pouca, apenas uns pingos ou uns borrifos ao fim do dia - para evitar uma secagem demasiado rápida.
Curiosidade: por cada Lithops que morre de secura, morre um milhão por complicações decorrentes do excesso de rega.

Após a secagem completa, pode reiniciar-se a rega "normal" das plantas, clique na seta para ver
Este é o aspeto que deve ter um Lithops acabado de regar. Túrgido, mas ainda mostrando bem a forma das suas folhas e, no caso desta espécie, com a face superior destas razoavelmente plana.
Este Lithop recebeu água a mais. Está como que "soprado", o que deforma a planta e é um sinal que o substrato não está a secar suficientemente depressa e pode provocar a morte das raízes e de toda a planta. Uma planta neste estado deve ficar sem pingo de água.

Este é o momento de regar um Lithops, quando a secura é bem visível nas folhas. Dependendo do estado do tempo, no momento e no futuro próximo, pode optar-se por uma rega moderada ou por um encharcamento do substrato, no caso de plantas já bem estabelecidas. Plantas recém-transplantadas não devem ser nunca encharcadas, sob pena de as perdermos num par de dias.

Transplante: A terra ideal para os Lithops é aquela muito pobre em matéria orgânica, pode ser usado pedras, pedra pomis, areia, cascalhos e uma pequena parte de terra vegetal, de modo a permitir um fácil e rápido escoamento de água.
São plantas de crescimento lento, por isso pode não precisar de uma mudança de vaso por 10 ou 20 anos, mas se o fizer, faça-o no tempo de primavera.

Fertilização: O Lithops não é uma planta exigente em adubação, quando fertilizar faça-o de uma maneira muito suave. Forneça um adubo indicado a suculentas 1 vez a cada 2 meses durante a fase de crescimento. Faça a diluição do adubo abaixo do recomendado pelo fabricante. Se a recomendação for uma colher de sopa de adubo, coloque menos de metade.

Cuidados: As folhas velhas dão lugar a duas novas, não caia na tentação de remover as mais velhas, retire-as apenas quando elas se verificarem completamente secas, porque elas vão fornecer nutrientes e água às folhas mais novas. Portanto já sabe, deixe a natureza completar o seu ciclo.

Propagação: A multiplicação é feita por sementes ou por divisão. Mas vale lembrar que não deve abusar com a divisão, as plantas desenvolvem-se melhor quando estão completas.

Curiosidades sobre a Planta de Pedra - Lithops
É chamada de planta de mimetismo, pela sua capacidade de desenvolver características, que lhe permitem ser confundidas no espaço que as circunda e deste modo se protegerem dos predadores.

Os Lithops são facilmente confundidos com os Pleiospilos, na verdade são até parentes, a aparência é muito semelhante, ambos se assemelham a pedras.
Os Pleiospilos apresentam tamanho muito maior comparativamente aos Lithops, geralmente florescem na Primavera Verão e pode produzir muitas flores ao mesmo tempo, pode juntar as folhas de duas a três gerações, ou seja 2 a 3 pares de folhas.
Os Lithops geralmente florescem no Outono Inverno e apenas uma flor por fenda, raramente apresentam mais de um par de folhas.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Suculenta Lithops - Planta Pedra, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Lithops - Planta Pedra, recentemente, à cerca de um mês (estamos a 09SET21).
Tenho notado que começaram a crescer em Setembro.
Já uma vez tive mas infelizmente perdi talvez porque não sabia cuidar, daí eu tirar estar informação também para me ajudar a perceber desta suculenta.
Infelizmente perdi os meus liphops, começaram a crescer, mas não sei o que aconteceu que começaram a murchar e acabei de os perder, os meus estavam dentro de casa junto de uma janela onde tinham claridade em sol direto, se voltar a ter desta vez coloco-os na rua.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários , comente também!

  1. AI MINHA GENTE, MUITO BOM A DESCRIÇÃO DE VOCÊS, PLANTEI MUITAS SEMENTES, QUAL A MELHOR ÉPOCA PRA COLOCAR NO VASO. GRATO RONALDO HERLINGER, OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, obrigada pela visita, fico contente que gostou. Os melhores índices de germinação são alcançados quando as sementes são semeadas durante a lua crescente no mês de fevereiro. Mas até lá, não custa tentar a sorte e semear algumas a tentar a sorte, segundo pesquisas que efetuei. Só porque é bom saber, no Verão entram em dormência por isso regue menos, o seu período de crescimento é no Inverno.

      Eliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.