Suculenta Sempervivum - Atelier das bonecas Mimi

Suculenta Sempervivum

em 28 agosto, 2019

Descrição
As plantas do género Sempervivum pertencem à família das Crassulaceae. 

Podem ser encontrados no Sul da Europa, países mediterrânicos, Ásia ocidental e norte de África. Existem entre 40 a 50 espécies de Sempervivum na natureza e cerca de 8000 híbridos produzidos pelo homem. 

Você sabe o que significa sempervivum? O nome vem do latim e literalmente significa "sempre vivo".

São plantas alpinas e como tal, muito resistentes às intempéries. Tanto a temperaturas baixas e neve, como a períodos curtos de seca. 

Como o próprio nome indica, é uma planta que mesmo negligenciada ou com poucas condições se mantém sempre viva. 

Nas nossas casas, há, no entanto, que ter alguns cuidados. Devem ser cultivadas no exterior e apanhar o máximo de sol directo possível. As plantas que são mantidas à sombra ficam todas verdes perdendo as cores e grande parte da sua beleza. 

Estão habituadas a crescer nas fissuras das rochas e em solos pobres.

As plantas são suculentas e formam uma roseta de folhas lisas e pontiagudas. 

A disposição das folhas pode variar, desde mais fechados, mais geométricos, em espiral. A forma e a cor das folhas também são variáveis. Podem ser de uma só cor ou ter mais do que uma cor. Geralmente as pontas são mais escuras. 

Existem alguns em que as folhas do centro da roseta são mais escuras ou têm uma cor diferente e outros que alteram a cor conforme as estações do ano. 

Raramente se encontra um Sempervivum sozinho, geralmente estão rodeados de filhotes. 

Emitem estolhos, caules rastejantes, que terminam numa nova planta bébé, exactamente igual à sua progenitora. 

Os Sempervivum são plantas monocárpicas, ou seja, só dão flores uma vez e de seguida morrem. Quando se tornam maduras, com dois ou três anos de idade, as rosetas deixam de produzir filhotes e preparam-se para florir. As cores ficam mais intensas e as folhas principiam for se alongar. De seguida a parte central cresce e na ponta aparecem as flores. Essas hastes florais podem atingir os 30cm, dependendo de espécie para espécie. As flores têm a forma de uma estrela e podem ter entre 8 a 16 pétalas. Normalmente são cor-de-rosa ou púrpura mas também existem espécies com flores amarelo-claro. A polinização é feita por insectos e as sementes produzidas são espalhadas pelo vento.
Solo
Sempervivum prosperam em solos pobres . Eles nem precisam de quase nenhuma terra para morar. Para cultivar esta planta suculenta, utiliza solo muito bem drenado, seja na forma de solo arenoso, areia ou rochas. Por outro lado, a planta morrerá rapidamente em solos com drenagem deficiente.

Para cultivar estas suculentas utiliza-se vasos pequenos de barro com substracto próprio para cactos e suculentas. Pode-se fazer uma mistura caseira de substracto universal com uma mistura de areia de sílica para assegurar uma melhor drenagem. 

Temos que ter cuidado com o excesso de água que pode apodrecer os Sempervivum. 

A colocação dos vasos ao sol directo e em lugares com bom arejamento ajuda a evaporação rápida da água. 

Coloca-se também areão fino (3mm) ou areia grossa por cima do substracto para que só o pé da planta esteja em contacto directo com o substracto. Mas como referi anteriormente, são plantas resistentes. 
Para além dos vasos de barro, o interessante em plantar estas plantas é que podemos inventar. Como não precisam de muito substracto podem ser plantados nos mais variados locais, convencionais ou não. Pode-se plantar uma espécie por vaso ou combinar mais do que um tipo. O contraste entre cores, formas e texturas é sempre divertido na jardinagem.
Iluminação
Sempervivum são capazes de crescer em uma ampla gama de climas, desde que sejam semeados em pleno sol ou em um local claro. Eles vão tolerar a sombra clara, mas não a sombra profunda .
Rega
Deixe o solo secar entre rega. Como muitas suculentas, as sempre vivas são resistentes à seca, já que armazenam água em suas folhas. Eles ainda precisam de água para prosperar.

Regue-os com mais frequência durante o calor do verão , mas não os regue demais. Se você perceber que suas plantas começam a ter problemas, certifique-se de que a drenagem do solo seja boa e reduza a irrigação.
Reduza a rega no inverno.
Fertilizante
Eles não precisam ser fertilizados , mas se você desejar, pode alimentar o substrato com húmus de minhoca uma ou duas vezes por ano. Não use composto .

Se estiver usando fertilizante líquido, use ¼ da dose recomendada pelo fabricante.
Temperatura
A maioria das suculentas é sempre muito tolerante ao frio. 

Eles preferem as temperaturas médias no verão entre 65ºF (18ºC) a 70ºF (21ºC).

Em áreas mais frias, pode ser benéfico mover as plantas para uma estufa ou cobri-las durante o inverno rigoroso. Cultivares peludos e espécies de Jovibarba apreciam abrigo de chuva de inverno.
Propagação
Suculenta sempre viva pode facilmente se espalhar por divisão.
Espalhe-os na primavera ou no início do verão.
Colocando cada broto em seu próprio vaso com substrato de cactos e suculentas. Certifique-se de que cada tiro tenha raízes.
Certifique-se de que cada pote de propagação tenha pelo menos um furo na parte inferior.
Eles podem ser cultivados em uma secção ligeiramente sombreada até que a planta seja estabelecida.
Uma vez estabelecidas raízes podem ser plantadas ou colocadas em pleno sol.
Propagação de Sementes
As sementes também podem ser semeadas no início da primavera, onde geralmente germinam em duas a seis semanas.
Coloque as sementes em potes de 2 polegadas. Apenas pressione-os no chão.
As sementes precisam de luz filtrada para germinar e temperaturas de pelo menos 70 graus Fahrenheit (21 ° C).
Se eles não germinarem em 4 a 5 semanas, coloque os potes de propagação na geladeira por 2 a 4 semanas. Em seguida, coloque em um lugar quente com boa iluminação.
Na maioria dos casos, a semente germinará.



Tipos de Sempervivum

Arachnoideum
Calcareum
Ciliosum
Magnificum


Estranheza
Seerosenstern
mola de prata


Sempervivum dolomiticum
Sempervivum fauconnettii var. rubellum
Sempervivum globiferum subsp. hirtum
Sempervivum gaudinii
Sempervivum heuffelii
Sempervivum marmoreum
Sempervivum minutum
Sempervivum montanum
Sempervivum montanum subsp. stiriacum
Sempervivum tectorum
Sempervivum tectorum cv. rubin
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Toda esta informação foi retirada da internet.



Créditos Site: https://www.cactuseros.com


MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

8 comentários , comente também!

  1. Agora vou saber como cuidar dos meus supervivus!! Muito obrigado pelas informações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pela mensagem, fico feliz que ajudei e gostou.

      Eliminar
  2. Ótimo texto,muito bem explicativo,tirou todas minhas dúvidas.Parabens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Obrigada pela mensagem, fico feliz que ajudei.

      Eliminar
  3. Como faço mudas novas por folhas estacas ou espero ela produzir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se propaga por folha, terá mesmo que aguardar que ela lhe dê rebentos (compensações). As sempervivum produzem constantemente compensações, ou seja pequenos rebentos que dão origem a novas plantas, uma estratégia que permite garantir a sobrevivência da espécie. O que torna a multiplicação desta suculenta muito fácil, basta retirar uma pequeno rebento da planta mãe e colocá-la sobre a terra, ela enraíza facilmente.

      Eliminar
  4. Amei a explicação sobre cuidados com essas lindas! Ganhei uma hoje e já busquei me informar, foi quando achei vocês. 🙂 obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem, fico feliz que ajudei com a minha informação, não se esqueça depois de deixar a sua experiência.

      Eliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.