O que são plantas aéreas? Como cuidar delas? Precisam ser regadas? Saiba de tudo aqui! - Atelier das bonecas Mimi

O que são plantas aéreas? Como cuidar delas? Precisam ser regadas? Saiba de tudo aqui!

em 28 julho, 2019


Saiba tudo sobre plantas aéreas!

Plantas aéreas são uma tendência.
As razões são várias: são fáceis de cuidar, têm um jeito exótico, dependendo do suporte podem adotar um ar de criatura extra-terrestre, e se dão muito bem em ambientes internos.

O que são plantas áreas
Plantas aéreas são plantas epífitas*, são plantas epífitas que vivem sobre outras plantas, apenas usando as outras como apoio. O epifitismo é comum nas florestas tropicais.

A principal característica destas plantas é a de que não necessitam de solo para cumprirem o seu ciclo de vida (embora algumas, poucas, espécies também cresçam em terra). A maioria das espécies têm as folhas cobertas de micro células – os tricomas – que lhes permitem processar os nutrientes contidos no ar através das folhas, com o auxílio da humidade. Vivem sobre os troncos de árvores e cactos (sem as parasitarem) - epífitas, ou sobre rochas - litófitas. Em boa verdade, nas suas regiões de origem, apenas não são vistas a crescer sobre metal.



Sinais de boa forma:
- Planta com bom aspecto geral, a formar novas folhas (a partir do centro)
- Formação de raízes
- Foração. Em algumas espécies, as plantas “coram”, (“blush effect”) antes de se produzir a floração. As folhas centrais tornam-se avermelhadas, voltando a ficar verdes após terminada a floração.
- Produção de rebentos

Dois tipos de Tillandsias:
Tipo A - Verdes - plantas com folhas finas, lisas (sem textura), maiores, que apresentam diversos tons de verde
Tipo B – Prateadas - Plantas com folhas verde acinzentado, mais duras, algumas com textura veludada.


Mas se são plantas aéreas, elas precisam de solo, de água?
Plantas aéreas não sobrevivem no solo, mas definitivamente precisam de água! A boa notícia é que estas plantas são muito fáceis de cuidar. E que por conta de não precisarem de terra, podem ser expostas de várias maneiras criativas. 
Ao escolher a sua superfície de montagem, lembre-se que sua planta precisa ser regada, assim escolha um recipiente que possa ser molhado.

Como regar plantas aéreas?
Plantas aéreas devem ser regadas no mínimo 1 vez por semana, e no máximo 3 vezes.
Coloque a planta de molho em um recipiente com água por 20-30 minutos. Tente usar água filtrada ou a água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, que pode ser prejudicial para a planta.

Retire o excesso de água e deixe-as secar completamente. Você precisará repetir esse ritual de imersão, uma vez por semana, para suas plantas se manterem hidratadas. Nas outras regas, pode usar apenas uma garrafa spray com água.

Importante:
☞ Não deixe sua planta na água por longos períodos de tempo.
☞ Uma planta com flor deve ser molhada apenas com spray em vez de submersa em água.
☞ Você vai começar a notar que após a rega, as folhas da sua planta vão parecer mais duras, e um pouco mais escuras. Elas clareiam levemente quando precisam de água.

Que tipo de luz as plantas aéreas precisam?
As plantas aéreas precisam de bastante luz, mas indireta. Se a luz for direta certifique-se molhá-las com um frasco de spray com maior frequência.

Como se faz a poda de plantas aéreas?
Se algumas folhas secaram, você pode puxar delicadamente para fora. Você também pode cortar todas as pontas das folhas que secaram. 
Não se preocupe em ferir a sua planta; as folhas vão crescer de novo. 

Plantas aéreas dão muda?
As tillandsias reproduzem-se por sementes (processo difícil de obter nas nossa casas) e por rebentos que tendem a formar uma colónia. Esses rebentos podem ser separados, mas apenas quando tiverem cerca de metade do tamanho da planta mãe. Nessa altura poderão ser montados noutro suporte.

Preciso adubar plantas aéreas? Como faço isto se elas não estão plantadas no solo?
Não é necessário fertilizar plantas aéreas, mas isso pode ajudá-las. Use adubos específicos para bromélias e dilua na água da rega.

Outras informações sobre Tillandsias:
♥ Tillandsias TEM que ser regadas. Elas vivem no ar, não de ar.
♥ Tillandsias NÃO são tóxicas para os animais, embora isso não signifique que o animal deva comê-las. Mas pode significar que eles vão tentar comê-las.
♥ Tillandsias NÃO são parasitas, elas não prejudicam a árvore hospedeira.

♥ Nunca colocar as tillandsias em contacto com cobre. O contacto com este elemento mata a planta.
♥ O aparecimentos de raízes servem como mais um indicador do estado da planta: se começarem a crescer novas raízes, é sinal de que a planta está a gostar da forma como está a ser tratada.

*Alguns exemplos de epífitas são:
- as polipodiáceas (fetos ou samambaias); 
- cactáceas (flor-de-maio); 
- as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); 
- as orquidáceas (orquídeas).


Quer conhecer alguns tipos de Tillandsias, dê uma olhadela então
Vou deixar aqui um slide que fui eu que montei, para quem tiver curiosidade de conhecer algumas e quem sabe até poderá descobrir o ID da sua.
Após esta consulta das tillândsias, nunca pensei haver tantas variedades, pelo que li na Internet existem cerca 693 espécies reconhecidas actualmente. 



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Esta informação foi retirada da internet.

Créditos: As imagens do slide são de: www.bromeliasdobrejo.com

MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

1 comentário , comente também!

  1. Gratidão Vou buscar conhecer melhor e. Cultivar as tilandisia

    ResponderEliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.