O Aspargo samambaia é um arbusto escandente, pertence a família das liliáceae, nativa da África do Sul, perene, semi-herbácea, apresenta caules delicados com grandes ramificações delgadas e espalhadas, que chegam a alcançar 3 metros de comprimento.
Folhas finas, horizontais e delicadas, mas na realidade não são folhas mas sim pequenos ramos muito finos, com espinhos que se designam por cladódio. A beleza do rendilhado das folhas, dão ao Aspargo um bonito aspecto plumoso.
Flores diminutas brancas e ligeiramente perfumadas, surgem do início da primavera ao final do verão, frutos pequenos, esféricos, pretos, apreciados por pássaros.
Consiste de planta trepadeira e arbustiva que possui folhagem do tipo delicado e plumoso. Procurado de maneira direta por paisagistas que buscam peças decorativas singulares para compor os jardins.
Vale ressaltar que este tipo de aspargo pode se conduzido com vasos suportes fibrosos. Arbustos e trepadeiras podem comportar arbusto ou trepadeiras e por consequência ser aproveitado junto às renques e muros que servem para fazer a cobertura da cerca, grades e telas.
O seu cultivo
Quem deseja cultivar o aspargo-samambaia deve ter em mente de que a meia-sombra e o solo fértil representam pontos indispensáveis ao desenvolvimento da espécie, assim como irrigação de modo regular.
Não suporta o sol das 10 às 17 horas.
Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes. Podas anuais estimulam a renovação da folhagem.
A espécie é indicada de modo principal para cultivar no frio subtropical. Tem tolerância aos encharcamentos e estiagem por períodos não prolongados. Na meia sombra a folhagem pode ficar amarela. Evitar temperaturas abaixo de 12ºC.
Regas
Embora estas plantas de interior resistam muito bem a períodos de seca prolongada, convém que as mesmas sejam regadas com generosidade durante o seu período de crescimento (sem encharcar o solo), desde a primavera até ao outono.
Quando o tempo está quente, normalmente nunca deixe o solo secar completamente entre regas e prefira mantê-la sempre um pouco úmida.
No inverno basta regar uma vez por semana.
Adubação:
O recomendado é usar um pouco de adubo líquido, duas a três vezes por mês, durante o período de crescimento.
Solo:
Qualquer solo comercial de boa qualidade será o suficiente para manter o espargo-samambaia feliz. Mais uma vez não se esqueça de colocar uma boa quantidade de argila expandida ou cacos de barro no fundo do vaso. Troque a terra todas as primaveras e tente sempre manter o topo do solo um pouco abaixo do limite do vaso, pois as raízes desta planta têm tendência a empurrar o solo para cima.
Poda:
Corte as folhas mais velhas, ou que fiquem amarelas, sempre que necessário. Corte também rente ao solo, os caules mais antigos e com pior aspecto.
A poda regular desta planta faz com que fique mais bonita e vigorosa.
Propagação:
A melhor forma de propagar o aspargo-samambaia é por sementes e por divisão de touceiras,
Mudas novas costumam aparecer nas proximidades da planta mãe. Sua raiz cresce muito e se plantada em vaso, depois de algum tempo precisa ser transplantado para um vaso maior.
Use uma faca afiada para dividir a planta e aproveite para podar um pouco as raízes. Coloque as “novas” plantas que obteve com a divisão, em vasos menores e trate-as normalmente. Esta operação tem melhores resultados se for efetuada na primavera.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Esta informação foi retirada da internet.
MUITO IMPORTANTE: Este site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.
Show.
ResponderEliminarAinda bem que gostou :)
Eliminar