Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata - Atelier das bonecas Mimi

Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata

em 11 maio, 2022

Esta suculenta é uma mutação originada no cultivo na Califórnia. O padrão Echeveria runyonii é encontrado nativamente no México.

Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy tem uma forma de folha interessante de Echeveria runyonii, que é uma folha Echeveria azul claro a azul-branco com folhas de formato normal. No entanto, esta forma ' Topsy Turvy é muito mais popular, então a forma 'regular' é bastante rara no cultivo.
Forma de crista: a rara forma de crista produz magníficas e divertidas rosetas de folha prateadas e pode assumir muitas formas fascinantes.

As suas folhas vão até 7,5 cm de comprimento por 2,5 cm de diâmetro, são azul-esverdeado a cinza-prateado frequentemente com pontas rosadas, espatuladas, fortemente inversas em forma de quilha na superfície inferior com as pontas das folhas apontando para dentro em direção ao centro da planta. Estas folhas são algumas das folhas onduladas e retorcidas mais exclusivas entre as Echeverias, parecendo estar viradas do avesso.

A suas flores são vistosas de laranja brilhante, damasco e rosa em racemos altos e arqueados, a época de floração é geralmente no final do verão, outono.
Cuidados com Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata
Clima
Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata pode tolerar a sombra do sol, mas - de modo geral - quanto mais luz uma planta recebe, melhor exibe suas cores e forma. No entanto, ao mover as plantas de condições de pouca luz para o sol pleno, tome cuidado com a queimadura solar, mais facilmente evitada assegurando-se de que as plantas sejam bem regadas antes de movê-las em um dia nublado.

Temperatura
Pode tolerar geadas leves, mas é melhor passar o inverno entre 5º C e 10° C.
Com as temperaturas mais frescas do outono, as cores da folhagem tendem a se tornar mais intensas do que as do verão ativo.

Rega
Podem tolerar longos períodos de seca e sobreviver à seca sem a necessidade de rega, mas ficarão mais fortes se receberem umidade adequada durante a estação de crescimento, sem nunca permitir que a planta permaneça alagada (sensível à podridão da raiz).
Uma boa circulação de ar é importante para minimizar os riscos de pragas e doenças, e evitar umidade excessiva em condições frias de inverno é importante para o cultivo de Echeveria com sucesso no ambiente do viveiro.

Solo
Use um solo muito poroso, o que permitirá uma drenagem rápida. 

Fertilizante
Fertilizantes de liberação lenta com um conteúdo de nitrogênio baixo a moderado são adequados para as estações de cultivo da primavera e do verão, e aplicações adicionais de fertilizantes não seriam necessárias até a primavera. 

Doenças
Pulgões como esta planta (e todas as Echeverias com flores).

Propagação
Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata pode ser reproduzida apenas vegetativamente. Apenas um fragmento do rebento com crista é usado para reprodução porque das folhas é raras as vezes que já nascem cristata, mas pode acontecer.
Minha experiência:
Eu já tive cultivado Echeveria runyonii cv. Topsy Turvy cristata, moro em Portugal na zona do Algarve, era uma suculenta linda.
No Verão deixei à sombra e infelizmente tinha a regado, acontece que de um dia para outro começo a ficar escura e percebi-me que ficou com o fungo maldito no caule. Tentei a recuperar cortando todas as partes pretas mas não consegui recuperar. Apenas fique com 1 ou duas rosetas normais que ela tinha no caule de cristata e também não aparentam estar muito saudáveis.
É uma suculenta muito propensa a cochonilhas e muito sensível à humidade.
O conselho que dou mais vale ela passar sede.
A última foto foi o que me restou desta cristata.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.