A suculenta Graptosedum Bronze, também conhecida como Crepúsculo, Graptosedum Vera Higgins ou Graptosedum Alpenglow, é uma espécie sem origem natural por ser um híbrido entre o Graptopetalum Paraguayense e o Sedum Stahlii.
Reprodução por estacas
Este artigo está arquivado em:
graptosedum
,
Suculentas
Destaca-se por ser uma das suculentas mais fácil de cuidar devido à sua resistência, visto que requer pouquíssima rega e se adapta bem a qualquer substrato. Isso o torna uma excelente opção para quem está começando neste mundo.
Graptosedum Bronze faz parte da família Crassulaceae e tem origem no México. Cresce na forma de uma roseta com folhas robustas e afiadas que são de um vermelho bronze profundo quando exposto a pleno sol, e com tons de verde ou vermelho pálido quando falta luz. É uma suculenta não muito grande cuja roseta atinge os 15 cm de altura e 8-10 cm de largura. Depois de cultivado e com rebentos, pode espalhar-se por todo o vaso.
Durante a primavera e o verão, produz flores em forma de estrela que são amarelas e ocasionais com tons esbranquiçados.
Cuidados com Graptosedum Bronze
Iluminação
Como qualquer suculenta com cores intensas - bronze vermelho neste caso - Graptosedum Bronze precisa de pelo menos 4 a 8 horas por dia de luz solar direta.
Embora esta espécie em particular possa ser deixada em pleno sol o dia todo, sem maiores problemas. Lembre-se sempre de que se o viveiro onde você o comprou tinha luz filtrada sob uma tela de sombra ou algo semelhante, é importante que você não exponha logo a uma grande quantidade de sol.
Você deve permitir que ele se aclimate progressivamente, aos poucos, até que ele se aclimate. Depois de adaptado ao sol direto por várias horas, você pode expô-lo o número normal de horas. Pode até funcionar o sol direto do meio-dia sem se queimar, especialmente em lugares onde o calor não é muito extremo.
Esta suculenta é rasteira, por isso, à medida que cresce, desenvolve caules bastante compridos. Isso não significa que está estiolado e que precisa de mais iluminação, é simplesmente uma forma como essa espécie cresce e é completamente normal.
Rega
Na rega, por possuir folhas muito grossas, o Graptosedum Bronze é uma suculenta que retém muita água tanto no caule como nas folhas, armazenando uma quantidade diminuta de líquido. Por este motivo e por ter muito pouca resistência à humidade, deve-se ter muito cuidado ao regar esta suculenta para evitar que se afogue e apodreça.
Você deve sempre esperar até que o substrato esteja completamente seco antes de regá-lo novamente.
Nunca regue quando o substrato ainda estiver úmido, pois é comum a apodrecer.
Observação: Se a planta apodrecer por excesso de irrigação ou vários dias de chuva, suas folhas começarão a cair até que restem apenas os caules.
Nesse caso, e desde que as raízes também não estejam apodrecidas, não considerar sua planta morta. Dê um tempo, regue direito e como folhas voltarão a brotar.
Solo
Graptosedum Bronze é uma suculenta muito resistente que se adapta bem a qualquer tipo de suporte desde que tenha uma boa drenagem para evitar encharcamento. Isso porque, é uma suculenta pouco resistente à umidade e a podridão por afogamento, que é um problema muito comum devido à quantidade de água que retém nas folhas e no caule.
O substrato, além do solo, deve incluir algo mais solto ou poroso, como cascalho, rocha vulcânica ou casca de árvore. Isso evitará que a planta retenha muita água e ajudará suas raízes a crescerem facilmente.
Em geral, o substrato médio deve ter as seguintes proporções: 50% substrato universal, 30% de cascalho, rocha vulcânica, casca de árvore ou uma mistura de todos 15% de turfa ou perlita 5% areia do rio.
Opcional: Um pouco de casca de ovo moída e carvão de aquário ativado para prevenir a formação de fungos, claro, conforme proporções de cada material podem variar dependendo da temperatura e da umidade do local onde você mora.
Além disso, se você não puder obter todos os materiais, nada acontece. O importante é manter sempre um percentual maior de materiais inorgânicos para que seja um substrato ventilado, leve, com drenagem rápida e não muito rico em nutrientes.
Orgânico: turfa, fibra de coco, minhocas, composto, etc.
Inorgânico: cascalho, pedra vulcânica, perlita, vermiculita, areia, etc. Além disso, vai ajudar muito ter o vaso com vários orifícios para promover ainda mais a drenagem.
Temperatura
A temperatura ideal para um bom crescimento e floração do Graptosedum Bronze é entre 18° C e 24° C.
Esta planta não tem problemas em particular e é muito resistente às altas temperaturas até 38º C - 40° C, então você pode cultivá-la sem, mesmo em locais muito quentes.
Quanto à sua resistência ao frio, pode permanecer alguns dias em condições próximas dos 5° C.
Ele ainda suporta as temperaturas até -1° C, mas não por muito tempo (não mais do que 2 ou 3 dias). Se ficar exposto a essas temperaturas por mais tempo, provavelmente morrerá rapidamente.
Fertilizante
Fertilize uma vez durante a estação de crescimento com um fertilizante balanceado diluído a 1/4 da concentração.
Propagação
O Graptosedum Bronze pode ser reproduzido ou propagado por meio de sementes, rebentos e estacas de folhas ou caules.
A opção mais comum e eficaz é a reprodução por estacas ou rebentos.
Embora também seja comum fazê-lo com as folhas, já que esta suculenta é muito boa na reprodução por este método, embora o crescimento seja mais lento do que na reprodução por estacas ou rebentos. Existem até pessoas que se reproduzem por durante a primavera e o verão, mas é um método comum, porque é mais complicado e demorado que os anteriores.
A vantagem de reproduzi-lo por sementes é que pode ser feito em massa, desde que não se limite às mudas ou rebentos que a sua suculenta pode gerar.
Reprodução em folhas embora seja um processo mais lento que o das estacas ou rebentos, o Graptosedum Bronze é muito bom na reprodução pelas folhas, característica que herdou do Graptopetalum Paraguayense, um de seus parentes diretos.
Passo a passo como reproduzir o Graptosedum Bronze por folhas
Destacar a folha: Deve-se retirar a folha com muito cuidado, certificando-se de retirar-se completamente de sua base e não deixar nenhum fragmento no caule. De preferência, tente fazer com as folhas abaixo. Retire a lâmina como se estivesse girando - da esquerda para a direita e vice-versa - a margem de erro é muito menor do que quando você simplesmente puxa a força e em apenas uma direção.
Coloque a folha num vaso ou vasilha previamente desinfetada com álcool. O substrato deve ter pelo menos 4 centímetros de profundidade. Ao colocar a folha, vire-a de cabeça para baixo para permitir que as raízes cresçam, para que possam penetrar sob o substrato e evitar a luz solar direta.
Coloque o vaso em um local com luz indireta: Embora em seu estado normal esta suculenta não tenha problemas com sol direto, quando você está reproduzindo por folhas não é aconselhável expô-la, principalmente nos estágios iniciados de seu crescimento quando está como ainda raízes pequenas.
Cubra as raízes e regue o substrato: Quando as raízes começam a crescer, cubra-as com substrato e dê à planta os cuidados normais: boa iluminação e rega sempre que o substrato estiver seco.
Se você reproduziu vários, transplante para vasos individuais: Com o tempo, uma planta vai crescer mais até ter um caule e a folha-mãe vai morrer e se desprender. Uma vez destacado, se você propagou com várias folhas, será hora de transplantá-lo para um pequeno vaso individual para que continue seu crescimento com mais espaço. Se você propagou sozinho, basta remover a folha-mãe para evitar pragas e continuar a dar-lhe os cuidados normais.
Observação: Caso a folha tenha sido cortada incorretamente e parte dela tenha permanecido no caule, a reprodução não funcionará. Portanto, você terá que cortar outra folha para reproduzir e se livrar da cortou mal.
Reprodução por rebentos
Quando bem cuidado, Graptosedum Bronze produz rebentos com frequência. Estas são pequenas plantas inteiras que crescem na base da planta principal ou planta-mãe.
Escolha os rebentos: Procure escolher os rebentos mais maduros, que até já tenham algumas raízes no caule. Eles serão mais fáceis de descascar e crescerão mais rápido.
Retire-se como ventosas: separar da planta-mãe com muito cuidado, usando uma tesoura ou cortador previamente desinfetado. Alguns rebentos podem ser retirados apenas girando-os suavemente. Em qualquer caso, sempre tome cuidado para não danificar as raízes.
Plante os rebentos: plante-os em um pequeno vaso com substrato de suculentas, um vaso para cada rebento. Lembre-se de seguir as recomendações mencionadas acima para misturar seu substrato.
Molhe o substrato: Você deve regar o substrato generosamente e esperar até que esteja completamente seco para molhar novamente.
Uma época ideal para o transplante de rebentos é durante a primavera, pois é quando eles crescem e se reproduzem mais rapidamente. No entanto, não é uma regra nem significa que você não pode fazer isso em outra época, eles simplesmente vão crescer mais devagar.
Este método, sendo pequenas plantas inteiras, é muito eficaz e permite que uma planta se adapte ao seu novo lar rapidamente.
O método de reprodução por estacas é o mais eficaz, sem contar o método por rebentos, que é um processo natural e não podemos fazer muito para controlar.
A estaca, por ser uma roseta já formada com tudo e seu caule, costuma dar raízes em pouco tempo. Para fazer isso, você deve primeiro escolher o corte a ser cortado. De preferência, escolha uma que já tenha uma roseta bem formada e grande para que o desenvolvimento das raízes seja ainda mais fácil e rápido. Uma vez escolhida, corte-a com muito cuidado usando uma faca, tesoura ou cortador previamente esterilizado em álcool. É importante que o corte do caule seja horizontal para facilitar o processo de cicatrização da ferida e uma vez plantado no substrato pode gerar raízes mais rapidamente. Depois de cortada a estaca, deve-se destacar as folhas inferiores para deixar a base do caule livre para facilitar a geração das raízes, com 1 ou 2 cm será o suficiente.
Como a ferida evolui úmida, é aconselhável deixar o corte secar de 1 a 2 dias até a formação do calo. Deixe-o em um local onde ou circule bem, não receba luz direta do sol e fique na posição vertical (pendurado ou segurando em algo) para promover o processo de cicatrização. Quando o corte estiver curado, transfira para um vaso com substrato e não regue até 5 a 7 dias depois. Isso é para que o corte possa continuar a cicatrizar e emergir raízes mais saudáveis e resistentes.
Após a primeira rega, manter a planta com os cuidados normais anteriormente.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Graptosedum Bronze, moro em Portugal na zona do Algarve, adquiri esta suculenta em Dezembro 2022.
Quando a recebi, tinha largado muitas folhas, das quais já nasceram bebezinhos, achei que a propagação por folhas é muito boa e quase todas as folhas dão sucesso.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.