Crassula Rubricaulis Butterfly Bush - Atelier das bonecas Mimi

Crassula Rubricaulis Butterfly Bush

em 03 janeiro, 2022

Com o nome comum de 'arbusto-borboleta', esta Crassula é uma suculenta folhagem verde perfurada nativa da África do Sul com bordas laranja / vermelhas que são mais proeminentes em pleno sol. Os caules das flores têm até 20 cm de altura, a inflorescência até 2 cm de altura com flores de creme a branco.

Crassula rubricaulis é um arbusto perene muito ramificado com 30-50 cm de altura, formando uma touceira arredondada de 0,5 - 1m de largura.
Os ramos são lenhosos e enraízam-se nos nós onde tocam o solo.

As folhas são grossas e carnudas, uma característica desta espécie é que as folhas têm pelo menos 2 mm de espessura. São estreitamente ovais, com a parte mais larga mais afastada da base, com 10-35 mm de comprimento e 5-13 mm de largura. As margens das folhas são normalmente coloridas de vermelho. Um olhar mais atento revela que também existem pelos finos ao longo das margens, embora estes se desgastem nos ápices à medida que a folha envelhece.

As flores são pequenas, com apenas cerca de 5 mm de comprimento, e são carregadas em grandes cachos arredondados em hastes floridas tingidas de vermelho. Cada flor é branca tornando-se tingida de vermelho, e a cabeça da flor tem uma coloração vermelha 
Crassula rubricaulis floresce do meio do verão até o outono (janeiro a maio).
Cuidados com Crassula Rubricaulis Butterfly Bush
Este é um excelente arbusto adequado para jardins ornamentais, paredes de terraço, jardins costeiros. Ele se dá bem em recipientes em um alpendre ensolarado e pode ser cultivado no parapeito de uma janela ou em ambientes internos com muita luz.
Crassula é geralmente mais ativo no outono, geralmente florindo no inverno.

Clima
Crassula rubricaulis é fácil de cultivar. Requer uma posição ao sol ou semi-sombra com solo bem drenado. Quanto mais sombra recebe, menos fortemente desenvolve coloração vermelha nos caules e margens das folhas. 
A luz solar desempenha o seu papel, transforma completamente a sua coloração, trazendo à tona tons avermelhados vibrantes.

Rega
Não precisa de muita água, mas deve receber irrigação semanal para ter o melhor desempenho e,  também precisa de irrigação ocasional durante o verão. 

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão.

Propagação
Propagar Crassula rubricaulis por sementes ou estacas. 
Semeie no outono ou na primavera até o início do verão. Semeie em camada fina sobre um meio estéril e bem drenado ou misture as sementes com areia grossa e espalhe em camada fina sobre a superfície. Mantenha úmido e bem ventilado. Enrole em recipientes individuais quando as mudas forem grandes o suficiente para serem manuseadas. 
As estacas podem ser colhidas em qualquer época do ano e enraizam-se facilmente sem necessidade de nebulização ou aquecimento de fundo. Enraize as mudas em um meio bem drenado em um quadro frio, ou plante-as diretamente onde devem crescer e mantenha-as úmidas, mas não molhadas. Esta espécie enraíza-se à medida que se espalha e os caules enraizados podem ser removidos e replantados numa nova posição. 

Transplante
O transplante direto é melhor feito no outono para coincidir com a estação das chuvas, ou as plantas jovens devem ser regadas regularmente até que estejam estabelecidas.

Doenças
Não está sujeito a muitas pragas e doenças, no entanto, pode sucumbir a doenças fúngicas. Como as folhas estão bem embaladas, é uma boa ideia verificar regularmente se há insetos cochonilhas, pois acho que as fendas em qualquer suculenta são muito atraentes para os percevejos. 
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Crassula Rubricaulis Butterfly Bush, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta desde 2019, até o verão de 2021, apresentou-se sempre linda, com as as pontas das suas folhas vermelhas.
Mas este verão de 2021, as cochonilhas, apoderaram-se da minha crássula, ainda tentei a recuperar o tronco mais grosso, mas perdeu-se, ficando com apenas alguns ramos que tinha recuperado da praga.
De momento espero que ela cresça e que fique novamente um pequeno arbusto, que era como estava quando foi atacada.
A minha nunca floriu.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.