Ceropegia woodii - Corações emaranhados - Atelier das bonecas Mimi

Ceropegia woodii - Corações emaranhados

em 02 janeiro, 2022

O nome científico desta planta é ceropegia woodii.
Conhecida popularmente por corações emaranhados. É uma suculenta da família das apocynaceae e pertence ao gênero das ceropegia.

Esta suculenta tem o seu ciclo de vida perene e é nativa da África, Essa planta é considerada uma trepadeira pendente, que pode chegar a um comprimento de até 3 metros.

As folhas desta suculenta são pequenas, em formato de coração e de coloração verde. 
As suas folhas também tem partes esbranquiçadas. 
A forma de propagar esta suculenta é através das sementes, estacas ou bulbos.

Apesar de sua aparência frágil e delicada, esta suculenta é extremamente resistente, além de se desenvolver muito rapidamente. Seus finos caules repletos de corações vão ficando pendentes, cada vez mais compridos, com o tempo. Esta é uma excelente opção de planta suculenta para ser cultivada em ambientes mais sombreados, dentro de casas e apartamentos.
Cuidados com ceropegia woodii - corações emaranhados
Iluminação
Esta suculenta gosta de um clima quente, mas o sol pleno de alta intensidade pode ser prejudicial para a mesma. O ideal é cultivar essa planta em um ambiente de meia sombra, com bastante luminosidade.
Evitar expor esta suculenta a condições climáticas como geadas, chuvas intensas, neve e temperaturas negativas.
Quanto mais luminosidade puder ser fornecida à suculenta corações emaranhados, mais rápido será seu desenvolvimento. Além disso, suas folhas tendem a adquirir uma tonalidade mais escura de verde, sob condições de cultivo ideais. Em ambientes muito sombreados, a coloração das folhas tende a ficar mais clara e pálida.
Cultivada dentro de casa ou apartamento, é importante que a suculenta corações emaranhados fique posicionada em um local que receba bastante luminosidade, preferencialmente com algumas horas de sol direto por dia, no início da manhã ou no final da tarde. Varandas ensolaradas, faces norte, leste ou oeste, também são boas opções para o cultivo da Ceropegia woodii. 

Florescência
A luminosidade também é importante para que os corações emaranhados floresçam, tipicamente durante os meses de outono. 
As flores da suculenta corações emaranhados são estruturas exóticas e interessantes, lembram pequenas plantas carnívoras. Vale salientar que, além da adubação específica, a Ceropegia woodii precisa de bastante luminosidade, com algumas horas de sol direto por dia, para que possa florescer adequadamente. Este é um evento mais difícil de ser observado quando os corações emaranhados são cultivados em interiores.

Temperatura
A suculenta corações emaranhados pode ser cultivada em sol pleno de média intensidade. A temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 18°C e 28°C, contudo a mesma tolera temperaturas mais elevadas.

Solo
Esta suculenta necessita de um substrato rico em compostos orgânicos, que tenha uma excelente drenagem, seja bem leve e rico em nutrientes. É importante que o substrato não encharque, porque isso pode apodrecer a raiz da suculenta corações emaranhados.
O substrato recomendado para esta suculenta é húmus de minhoca, folhas secas, terra vegetal de qualidade (terra de canteiro) e areia grossa. 
Basta fazer uma mistura com 40% de terra vegetal, 40% de areia grossa, 10% de húmus de minhoca e 10% de folhas secas.

A suculenta corações emaranhados também se desenvolve em um substrato simples usando apenas 50% de areia grossa e 50% de terra vegetal.

O vaso para o cultivo da suculenta corações emaranhados pode ser de barro ou plástico, sem maiores problemas. Como esta é uma planta pendente, que fica melhor em vasos suspensos, se cultivar em vaso de plástico, este material tende a conservar a umidade do substrato por períodos mais prolongados, razão pela qual a frequência das regas deve ser diminuída.

Rega
A suculenta corações emaranhados tolera seca, ou seja, mesmo que você esqueça de regar ela não morrerá. É justamente o excesso de rega que pode apodrecer as raízes da sua planta.
O ideal para regar esta suculenta é sempre esperar o substrato secar completamente, e assim, regar bem o mesmo. Se possível faça a rega sempre pela manhã, para evitar doenças.
Como toda suculenta, a Ceropegia woodii ressente-se do excesso de umidade no solo, razão pela qual devemos evitar o uso do famigerado pratinho sob o vaso, que pode acumular a água das regas e favorecer o apodrecimento das raízes dos corações emaranhados. Neste caso, eles se tornariam corações magoados, que é o apelido de outra planta, o coleus.

No verão as regas são mais frequentes.
Durante o inverno, a planta entra em dormência, de modo que suas regas devem ser diminuídas.

Propagação
Os tubérculos se formam ao longo dos caules, nas axilas das folhas. Eles podem ser destacados e plantados separadamente, gerando novas mudas. Os ramos cortados também se propagam com bastante facilidade.

Curiosidades
Existem duas formas de corações emaranhados, mais comumente encontradas no mercado. A variedade tipo é predominantemente verde, com um aspeto marmorizado por delicadas venações em cinza claro, tendendo ao prateado. 
Já a forma variegata apresenta folhas que mesclam tons de creme, lilás e verde acinzentado.
Em ambos os casos, a suculenta corações emaranhados pode apresentar caules com uma tonalidade púrpura, caso a planta seja cultivada em locais com boa luminosidade.

É interessante notar que a forma variegata da Ceropegia woodii cresce mais lentamente. A espécie tipo, mais esverdeada, desenvolve-se com mais rapidez, preenchendo um vaso com bastante facilidade.

Fertilizante
A suculenta corações emaranhados não necessita de uma adubação muito intensa, para se desenvolver a contento. Pelo contrário, quando elevados níveis de nitrogênio estão presentes no solo, a Ceropegia woodii tende a desenvolver tecidos vegetais mais frágeis e amolecidos. O ideal é utilizar um adubo próprio para cactos e suculentas, do tipo NPK, em níveis equilibrados. Para que a floração dos corações emaranhados seja estimulada, pode-se alternar esta fórmula de manutenção com um fertilizante mais rico em fósforo, próprio para auxiliar a floração.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Ceropegia woodii - Corações emaranhados, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de 1 mês.
A mesma tem vindo a desenvolver-se, no inicio de janeiro começou a florir.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.