Crassula Platyphylla variegata - Atelier das bonecas Mimi

Crassula Platyphylla variegata

em 09 novembro, 2021

Crassula é também conhecida como 'Borgonha' ou Crassula 'Borgonha', Crassula nudicaulis Platyphylla variegata. Pertence à família Asphodelaceae em seu gênero Crassulaceae e espécies Nudicaulis. 
É uma suculenta muito popular entre os cultivadores devido ao seu aspecto colorido quando está sob stress.

Esta forma compacta da planta de jade apresenta folhas de formato oval, verde-limão, que crescem em um monte baixo e vertical. A folhagem muda de um vermelho vivo para o vinho sob o estresse ambiental, seja em condições de seca, luz solar quente ou períodos de frio. Exibe pequenos cachos de flores branco-esverdeadas sobre caules finos.
A Crassula Platyphylla variegata é uma planta suculenta com folhas grossas e carnudas.
A planta é originária da África do Sul e é frequentemente chamada de “Jade Burgundy”.
A Crassula Platyphylla é uma planta de crescimento lento que atinge apenas cerca de 15 a 20 cm, de altura.
A planta não desenvolve um sistema radicular extenso e normalmente cresce em cachos densos.

Como cuidar de Crassula Platyphylla variegata

Exposições de luz e exposição ao sol
A Crassula Platyphylla prosperará em uma posição exposta a bastante sol, mas não tolera a exposição solar total. Em vez disso, este tipo de planta prefere sombra parcial e requer pelo menos seis horas por dia.
A planta variegada de Crassula Platyphylla precisará ser colocada em um local para receber luz solar direta e indireta.
O sol não deve brilhar diretamente nas folhas por mais de seis horas por dia, por isso este tipo de suculenta prefere sombra parcial.
A quantidade de exposição à luz intensa necessária para sua Crassula Platyphylla Variegata dependerá de sua localização em um espaço interno ou área de jardim.

Se estiver em um local que recebe apenas luz indireta, o sol não deve brilhar por mais de seis horas por dia.
Se estiver dentro de casa e não receber luz direta do sol, você precisará colocar luzes de cultivo nele por pelo menos 12 horas por dia.

Rega
A planta Crassula Platyphylla Variegata precisa ser regada pelo menos uma vez por semana, e o solo não deve secar.
A água da chuva é preferível à água da torneira porque não contém cloro ou flúor que possa danificar suas plantas.
Se você preferir usar água da torneira, ela pode ser diluída com água destilada antes de ser usada nas folhas suculentas.
O recipiente também deve ter orifícios que permitam que o excesso de umidade escape ao redor das raízes, enquanto retém o suficiente para a planta crescer.

Dormência
É comum a Crassula platyphylla ficar dormente no verão e você pode notar que seu crescimento diminui. As regas devem ser mais espaçadas durante este tempo.

Solo
Uma das coisas mais importantes quando se trata de plantas suculentas é o solo.
As suculentas de Crassula Platyphylla precisam de uma mistura muito bem drenada em seus potes para que não apodreçam com a permanência de muita água nelas por longos períodos.
Existem muitos tipos diferentes, mas uma escolha popular é solo para envasamento de cacto ou solo para envasamento regular misturado com pedra-pomes e perlita (ou qualquer outra mistura semelhante).
Isso lhe dará uma excelente mistura que drenará rapidamente e permanecerá agradável e leve por causa de todas as bolsas de ar criadas pela perlite.
Mas antes de plantar sua planta, certifique-se de adicionar um pouco de composto, pois isso aumentará ainda mais a drenagem.

Outro benefício de usar o composto é que ele criará um fertilizante melhor para sua planta, uma vez que ela cresça e produza novas folhas.

Temperatura e Umidade
A temperatura ideal para a planta Crassula Platyphylla é de 20-22º C. No entanto, a temperatura não deve exceder 23° C ou cair abaixo de 10° C.
Muito calor pode fazer com que as folhas sequem e fiquem marrons, enquanto muito pouco permite que elas se enrolem.
Com temperaturas consistentes como essa, sua natureza suculenta facilita a propagação.

O melhor lugar para cultivar essas plantas é dentro de casa e em um vaso com orifícios de drenagem e solo seco poroso com material orgânico suficiente para a planta se desenvolver.
Você também pode colocá-los ao ar livre durante os meses de verão, se estiver calor lá fora. Em seguida, traga-os de volta para dentro antes que as temperaturas noturnas caiam abaixo de 10° C ou antes da formação de geada onde você mora.

Fertilizante
A fertilização da Crassula Platyphylla não é necessária, mas alimentar as plantas a cada duas semanas as ajudará a produzir mais folhas vermelhas.
É sempre melhor usar um fertilizante comercial projetado para suculentas e cactos com micronutrientes ou pelotas de liberação lenta, que têm menos probabilidade de queimar as raízes da planta em comparação com fertilizantes líquidos.
O fertilizante deve ser diluído antes de aplicá-lo, pois muito disso também pode prejudicar sua planta.
Em recipientes maiores, pode ser necessário adicionar um alimento extra durante os meses de verão - especialmente se não houver chuva e o solo secar rapidamente.
Primeiro regue bem, depois aplique um pouco de fertilizante depois de esperar cerca de dez minutos pelos nutrientes na superfície da mistura de sujeira.

Replante
A melhor época para replantar uma planta Crassula Platyphylla é durante os meses de verão.
O replante ser feito quando o novo crescimento começa, o que geralmente ocorre no final do inverno ou início da primavera.
Certifique-se de não enterrar o caule de seu Crassula na terra quando estiver plantando - deixe pelo menos cinco centímetros acima do nível do solo descoberto para a fotossíntese!
Durante o replantio, certifique-se de que haja espaço suficiente entre cada folha no topo da superfície do solo; isso dará espaço de ar que evita o apodrecimento devido à retenção excessiva de água.

Poda
A poda é uma excelente maneira de manter sua planta saudável e com a melhor aparência.
Você deve podar sempre que a Crassula começar a ficar maior do que o desejado ou começar a ficar muito pernalta e "fibroso".
Deixar essas plantas sem poda fará com que cresçam mais e mais largas para competir pela luz solar.
A poda incentiva a ramificação onde normalmente não ocorreria nesta espécie suculenta.
Permitir parte desse crescimento pode criar novas rosetas a partir das quais futuras estacas podem propagar mais plantas Crassulaceae.
Corte as hastes que cresceram dentro das outras ou que ameaçam fazê-lo removendo o galho ofensivo com uma tesoura afiada em seu par de base (onde se encontram).
Remova todas as folhas murchas da planta e descarte-as para desencorajar pragas como moscas-brancas e cochonilhas.

Pragas e doenças
Os crassulas são muito resistentes a pragas e doenças.

Um dos problemas mais comuns são os ácaros da aranha, que podem ser tratados com sabonete de horticultura ou um sabonete inseticida natural como óleo de nim.
Infestações de ácaros-aranha geralmente aparecem em novas plantas como pequenos pontos brancos nas folhas que se transformam em pequenas teias nas fendas da planta.
Elas devem ser limpos suavemente com um pano úmido quando forem notados, antes que qualquer dano ocorra.

Se uma infestação já aconteceu:
Retire todas as folhas afetadas da planta ao nível do solo.
Pulverize bem com água (para remover todos os ovos).
Use uma pequena quantidade de sabão hortícola ou óleo de nim na própria planta.

Se você não tiver nenhum desses óleos, uma solução diluída de vinagre branco pode funcionar da mesma forma.
Certifique-se de enxaguar bem a planta após a aplicação para que o sabão não cause danos ou crescimento de mofo.
A melhor maneira de prevenir as pragas é limpando toda a poeira e detritos das novas plantas antes de levá-las para casa para usar no jardim.

Uma doença comum do Crassula é a podridão da raiz, que pode ser causada por superlotação ou excesso de água.
Se você notar que as folhas estão ficando marrons e caindo ou sinais de queda com o passar do tempo em sua planta crassula, é provável que ela esteja sofrendo de podridão radicular.
Para combater este problema, certifique-se de que o solo é bem drenado e não permanece úmido por longos períodos.
Você pode precisar substituir a mistura de envasamento antiga por solo novo fresco para revitalizar sua planta em casos extremos.

Os crassulas também podem contrair doenças como manchas foliares, causadas por fungos. Eles também podem ter ferrugem se receberem muita água. Eles podem até apresentar mofo se houver muita umidade na sala em que você está.

Para prevenir essas doenças, certifique-se de manter sua planta em uma área bem ventilada.
Se você notar mofo crescendo no solo ou nas folhas de seu Crassula, é provável que haja muitos nutrientes disponíveis para as plantas e não haja drenagem suficiente.
Para resolver esse problema, reduza a irrigação até que as raízes sequem um pouco.

Como Propagar Crassula Platyphylla 
Crassula Nudicaulis pode ser propagada retirando estacas do caule principal.
O processo é muito fácil:
Pegue um corte de pelo menos uma polegada de comprimento e remova todas as folhas, exceto duas ou três no topo.
Coloque esta estaca em uma panela cheia de terra que foi misturada com perlita ou vermiculita para ajudar a reter a umidade por mais tempo. Mantenha-o úmido, mas não molhado, pois muita água pode causar apodrecimento nesta planta suculenta.
Observe como novas raízes se formam em cerca de seis semanas e, em seguida, transplante-as cuidadosamente em seu recipiente quando estiverem prontas (geralmente após doze meses).

Crassula Platyphylla 'Burgundy' também pode ser propagada colhendo-se mudas de folhas e deixando-as endurecer por alguns dias antes de colocá-las no solo.
Este processo é muito semelhante ao descrito acima.

Você também pode usar sementes da planta para propagá-la.
Encha uma bandeja com terra de cacto e semeie as sementes com cuidado, tomando cuidado para não cobri-las com muita terra de uma vez, ou elas apodrecerão.
Coloque a bandeja em uma área onde possa ser ligeiramente protegida da luz solar direta por cerca de metade de cada dia (embora isso não seja necessário).
Pulverize-os regularmente até que as mudas formem raízes longas o suficiente para atingir uma mistura úmida para envasamento.
Transplante-os em recipientes individuais cheios de uma mistura de solo bem drenada.
O tempo necessário para a germinação varia, mas geralmente leva cerca de duas semanas se mantido aquecido durante os primeiros dias após o plantio dessas plantas suculentas.

Crassula Platyphylla toxidade
A Crassula Platyphylla é uma planta suculenta que não produz toxinas para consumo humano ou animal.
No entanto, se houver alergia a plantas da mesma família (Crassulaceae), isso pode ser um problema porque elas compartilham muitas das mesmas proteínas e outros aspectos com essas plantas relacionadas.
No entanto, também deve ser observado que ser alérgico a um membro da família não significa que você terá alergia a todos os membros.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Crassula Platyphylla variegata, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à cerca de 1 mês e noto que a mesma cresceu bem.
Não tem o tronco como a Crassula Rubricaulis Butterfly Bush e a Crassula Swaziensis Variegata.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.