O nome científico desta suculenta é Senecio herreianus. Mas é conhecida de forma popular como suculenta colar de azeitona ou rosário.
Essa planta pertence a família das asteraceae e ao gênero das senecios.
Senecio herreianus é suculenta pendente, atinge um comprimento de até 70 centímetros.
Senecio herreianus é nativa da África e seu ciclo de vida é perene.
A suas folhas lembram uma azeitona ou ervilha.
Cuidados com Senecio herreianus - colar azeitona
Cultivo
Esta suculenta gosta de clima ameno, bastante luminosidade e baixa umidade. É uma suculenta que aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra. Eu recomendo o cultivo em meia sombra, os meus ao sol sempre se perderam.
Se o cultivo for em sol pleno, evite o sol intenso de verão, o sol extremo pode queimar as folhas desta suculenta. E nesse caso, para evitar isso evite expor a planta nos períodos quentes do sol.
Se o cultivo for dentro de casa, mantenha essa planta próxima de janelas iluminadas. E se possível em um local que pegue todo o sol ameno da manhã. Isso ajuda muito no seu crescimento.
Temperatura
A temperatura ideal para cultivar a suculenta colar de azeitona é entre 12°C e 27°C.
O Senecio herreianus tolera bem climas quentes e frios. Eu recomendo que você evite expor essa planta ao sol extremo, frio extremo e geadas intensas.
Solo
A suculenta colar de azeitona gosta de um substrato bem arenoso. O substrato deve ter uma boa drenagem e ser bem fértil. Isso ajuda no seu crescimento.
O substrato deve ser com terra vegetal, areia grossa e vermiculita. Prepare o substrato com uma mistura de 45% de terra vegetal, 45% de areia grossa e 10% de vermiculita.
O vaso para essa planta deve ser de plástico e tamanho médio. E se possível que seja um vaso de plástico e leve.
Se possível antes de colocar o substrato nessa suculenta, use uma manta no fundo do mesmo. Isso evita a perda de substrato e melhora a sua qualidade.
Rega
Senecio herreianus é bem tolerante a estiagem e ao substrato seco. O excesso de água pode ser extremamente prejudicial a essa planta. Por isso tenha cuidado ao regar essa suculenta.
Para evitar o apodrecimento da raiz desta planta, regue o substrato apenas quando o mesmo secar completamente, para ter certeza que o substrato está seco, coloque o dedo ou um palito.
Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão, ainda a verificar.
Regar no verão apenas 2 ou 3 vezes na semana.
No inverno regar a cada 10 ou 15 dias. É importante saber que não existe um tempo certo de regar, porque dependo do substrato, clima e vaso, por isso espere secar completamente para regar.
E se possível regue a suculenta colar de azeitona pela manhã. Isso ajuda a evitar a propagação de fundos nocivos a essa planta.
Fertilização
A adubação da suculenta colar de azeitona deve ser bem leve, de manutenção, do tipo NPK. Esta é uma planta habituada a solos pouco férteis, de modo que uma fórmula desenhada para a nutrição de cactos e suculentas é suficiente para garantir um bom desenvolvimento e floração da planta. Convém evitar o excesso de nitrogênio na fertilização, já que este elemento estimula a formação de tecidos vegetais mais estiolados e frágeis.
Propagação
A suculenta colar de azeitona pode ser multiplicada facilmente, através de segmentos retirados da planta mãe. Há quem coloque estas pequenas estacas em recipientes com água, para que produzam novas raízes. No entanto, basta colocá-las na terra, em um vaso preparado com o substrato adequado, para que enraízem e gerem novas mudas.
Pragas e doenças
Certifique-se de tratar para pulgões e cochonilhas, se eles aparecerem. A podridão é um problema menor com as suculentas se as plantas forem regadas e “arejadas” corretamente. Do contrário, os fungicidas não ajudarão muito.
Transplante
Transplante a cada 2-3 anos. O truque é ser o mais cuidadoso possível, pois o colar de azeitonas se desfaz facilmente. Adicione um pouco de substrato (composto) ao novo recipiente para trazer a planta à altura correta. Com cuidado, vire o recipiente antigo, apoiando a planta com uma mão delicada, posicione a raiz no novo recipiente, adicione mistura de envasamento extra para preencher todos os espaços vazios e cuidadosamente arrume o colar para pendurar sobre o vaso.
Toxidade
Embora a suculenta colar de azeitona não seja considerada uma planta venenosa, existem estudos que identificaram algum grau de toxicidade nas folhas desta e de diversas outras espécies de Senecio, principalmente se ingeridas em grande quantidade. Portanto, é sempre bom manter o Senecio herreianus longe do alcance de crianças e pets. Por ser uma planta geralmente cultivada em vasos suspensos, esta é uma tarefa bem tranquila.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Senecio herreianus - Colar de Azeitonas, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta à um ano e para mim tem sido difícil propaga-la e mantê-la.
Neste momento apenas tenho um raminho e já vejo alguns rebentos.
Antes tinha-a ao sol, mas este Verão mudei os colares todos para a varanda onde menos apanha sol e até agora parece estar a gostar, mas só agora em Setembro/Outubro vi o seu crescimento, por isso deduzo que entre em dormência no Verão.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.