Aeonium leucoblepharum - Atelier das bonecas Mimi

Aeonium leucoblepharum

19 outubro, 2021

O nome científico desta suculenta é aeonium leucoblepharum, pertence a família das crassulaceae e é nativa da África.
Esta planta é nativa do Nordeste da África, especialmente Etiópia, Quênia, Somália, Uganda. Também pode ser encontrado nas montanhas do Iêmen.
Essa suculenta tem o seu ciclo de vida perene e o mês ideal de plantio é em maio.

Aeonium leucoblepharum é uma suculenta perene que forma um arbusto ramificado com até 75-80 centímetros de altura e 50 cm de largura.
Cada ramo carrega uma roseta de folhas pontiagudas, verde-avermelhadas-rosadas (a cor depende da exposição ao sol: se a planta for colocada em um ponto claro, as folhas tornam-se mais rosadas). Na parte central de cada folha há uma faixa vermelha realmente bonita. Essas características o tornam realmente bom para ser colocado em potes de terracota.
A inflorescência é um racemo de flores amarelas, com 7 a 10 pétalas.
Esta espécie é realmente variável: isso significa que diferentes indivíduos da mesma espécie podem apresentar diferenças significativas.
Cuidados com Aeonium leucoblepharum
Clima
Essa suculenta pode ser cultivada tanto em sol pleno, sombra total ou em meia sombra. Quando cultivada em sol pleno, as folhas ficam mais rosada, mas evite o sol pleno de alta intensidade. Mas é uma suculenta que não aprecia muito calor.
E quando cultivada em meia sombra, é necessário tem uma excelente luminosidade e um ambiente arejado. A suculenta aeonium leucoblepharum é uma planta do frio, e se desenvolve bem no inverno.

Temperatura
A temperatura ideal para cultivar essa suculenta é entre 15°C e 23°C. 
Mas apesar de ser uma suculenta do frio, evite de expor essa planta a geadas, neve e temperaturas negativas.

Solo
Essa suculenta necessita de um substrato bem arenoso, que seja leve, que tenha uma excelente drenagem de água e que mantenha uma boa umidade.
Então o substrato recomendado para a suculenta aeonium leucoblepharum é uma mistura de terra vegetal e areia grossa. O ideal é misturar bem o substrato e colocar no vaso.
Mas você também pode comprar um substrato já pronto e específico para suculentas, em lojas de jardinagem você encontra.

Rega
Essa suculenta necessita de pouca água para o seu desenvolvimento. Então como essa é uma suculenta de inverno, o ideal é regar bem o substrato no inverno, mas nunca encharcando o mesmo.
Após regar o substrato, você espera secar completamente, e assim, rega novamente. E no verão essa suculenta pode entrar em dormência, então regue apenas se perceber que a mesma está seca e sem coloração.
Você deve regar a cada duas semanas, quando vir que o solo está completamente seco.

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Verão. 

Poda
A aeonium leucoblepharum pode ser podada durante todo o ano. Você pode ir arrancando as folhas velhas e que estão com aspecto apodrecido. Mas você também pode cortar o topo dos ramos desta suculenta, desta forma você consegue ramificar a planta.

Propagação
Propagar-se por estacas de rosetas mantidas a 18 ° C e pouco úmidas até o enraizamento.
Já as demais plantas pertencentes ao gênero “Aeonium”, A. leucoblepharum podem ser propagadas por estaquia ou por sementes. Se você escolher o método de corte, pode enraizar as folhas ou rosetas inteiras, garantindo que estejam completamente secas antes de colocá-las no solo. O bom período para propagação de estacas é a primavera ou o outono.

Pragas
Pode ser suscetível a pulgões, cochonilhas e gorgulho da videira.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Aeonium leucoblepharum, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Aeonium leucoblepharum à cerca de 3 anos.
As cochonilhas gostam de a atacar.
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
Fácil de reprodução por estaca.
A minha nunca floresceu.
2019
fevereiro 2021
novembro 2021

Sem comentários , deixe uma mensagem!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.