Tradescantia zebrina, ou planta da polegada, é uma planta doméstica com folhas incomuns e variadas que são verdes, roxas e prateadas. Ele tem um hábito de arrastar, então fica ótimo em um vaso suspenso ou em uma prateleira.
Outros nomes populares: Lambari-roxo, judeu-errante, trapoeraba-roxa.
O nome científico desta suculenta é Tradescantia zebrina.
Essa planta pertence a família das Commelinaceae e ao gênero das Tradescantia.
Um detalhe importante sobre essa planta é que pode chegar a uma altura máxima de 25 centímetros.
É uma planta herbácea e o seu ciclo de vida é perene.
Folhas verde-arroxeadas, glabras, com duas faixas prateadas brilhantes na face de cima e roxas na parte de baixo.
Flores pequenas, rosa roxeadas, de três pétalas e sem importância ornamental. Surgem esporadicamente ao longo do ano, embora raramente apareçam em plantas de interior.
Como cuidar da Tradescantia Zebrina
Essa planta gosta de calor, ventilação de qualidade e luminosidade. Ou seja, aceita o cultivo em meia sombra, luz difusa ou sol pleno. Mas quando o sol tem muito intensidade pode queimar as folhas.
Quando cultivada em sol pleno de média intensidade fica com as folhas roxas e é capaz de se adaptar ao sol pleno, mas vá devagar. Exponha-o gradualmente, mais e mais a cada semana. Durante esse processo, chamado de rustificação, algumas folhas provavelmente vão se queimar, mas persista e logo as novas nascerão adaptadas.
Pode ser cultivada dentro de casa, mas nesse caso deve ter muita luminosidade e ambiente arejado. Mas as vezes será necessário expor a planta ao sol ameno da manhã.
Para vê-lo feliz, dê algumas horas de sol, evitando a exposição entre as 12h e as 16h.
Temperatura
A temperatura ideal para cultivar a Tradescantia Zebrina é entre 19°C e 32°C.
É sensível ao frio extremo e principalmente geadas.
Quando tem pouca luz as folhas caem e a sua coloração fica mais fraca. Mas quando exposta ao sol de alta intensidade as folhas queimam.
Rega
Você precisa umedecer a flor regularmente, para que ela cresça ainda mais.
A frequência da rega é ajustada de acordo com a estação:
na primavera e no verão – a cada 3-4 dias,
no inverno – a cada 7 dias.
É importante que a camada superficial do solo seco, porque o alagamento frequente pode causar o desenvolvimento da podridão das raízes.
Após cada rega, é realizado um leve afrouxamento do solo para garantir o acesso total de oxigênio e umidade às raízes.
Mas quando a Tradescantia Zebrina for cultivada em um vaso, mantenha o substrato sempre húmido. Não deixe o substrato secar completamente, isso prejudica a planta.
E quando cultivar no solo (jardim) apenas mantenha o solo irrigado. No verão as regas são frequentes. Mas no inverno diminua as regas, por causa das chuvas frequentes.
Poda
Uma planta rasteira não precisa ser coroada, portanto, ela só precisa ser higienizada a cada primavera.
Todas as hastes e folhas que secaram ou ficaram amarelas devem ser removidas, porque são uma fonte de infeção e são boas ambiente para o aparecimento de pragas.
Para a poda, pegue um instrumento afiado e estéril para impedir a infeção.
Solo
Tradescantia Zebrina necessita de um substrato com excelente drenagem, fértil e com um pH mais alcalino. Mas é importante que o substrato seja rico em matéria orgânica.
Recomenda-se o cultivo da Tradescantia Zebrina em vasos e como uma planta pendente, mas também pode ser cultivada diretamente no solo (jardim).
Caso você cultive essa plantinha em um vaso, utilize terra vegetal, fibras de coco, matéria orgânicas e um pouco de areia grossa. Mas você também pode usar arroz carbonizado ou vermiculita.
Multiplica-se facilmente por estacas e pela ramagem rasteira já enraizada.
Problemas comuns
Durante o processo de crescimento, a cultura pode sofrer invasão de vários parasitas e ser infetada por infeções fúngicas. Com deteção e tratamento oportunos, você pode salvá-la.
Doenças e pragas: Ácaro
Sintomas: Um inseto microscópico trança com um pequeno entrenó de teia de aranha, o lado inferior das folhas, se alimenta de suco. Os lugares de derrota ficam amarelos, secam. Aparece em uma sala onde são usados alta temperatura e baixa umidade do ar.
Em casos únicos de infeção, a coroa é irrigada com uma solução de sabão concentrada.
Métodos de tratamento: Ajuste a temperatura e a umidade.
Doenças e pragas: Escala, esfoliação falsa
Sintomas: Pequenos insetos vermelhos em placas são anexadas à superfície de todos os órgãos, alimentando-se de seu suco. As áreas afetadas adquirem uma cor avermelhada ou marrom, com o tempo a planta murcha completamente. Para destruir a praga da seguinte maneira: com a ajuda de um cotonete embebido em uma solução de sabão em pó, remova os insetos. Em seguida, realize um tratamento duplo com Decis com um intervalo de 7 dias.
Métodos de tratamento: Inspecione regularmente se há danos (a cada 2 semanas), remova caules amarelados e podres, folhas, use um substrato estéril para plantar e transplantar flores.
Doenças e pragas: conchonilha
Sintomas: Aparece em plantas que sofrem de excesso de umidade ou irrigação frequente da coroa. Você pode identificá-los pelo revestimento de algodão branco – este é o excremento do parasita. Sob a substância pegajosa, os tecidos começam a ficar amarelos, marrons e apodrecem. A planta é removida o vaso, as raízes são lavadas para lavar o restante do solo e são baixadas na solução de fungicida por uma hora. Além disso, corte todos os fragmentos danificados nas hastes, coloque inseticidas (ou tratamentos naturais).
Métodos de tratamento: Compre plantas saudáveis, transplante para uma mistura de solo pré-higienizada.
Doenças e pragas: Podridão das raízes
Sintomas: Doença fúngica, aparece com transbordamentos frequentes. O sistema radicular decai, após o qual o caule começa a desbotar, o caule escurece, as folhas ficam amarelas, desintegram-se
Métodos de tratamento: A flor é removida do recipiente antigo, abaixada em um vaso com água, as raízes são lavadas, secas, todas as raízes apodrecidas são cortadas, tratadas com fungicidas e secas. Transplantado para uma nova panela com substrato estéril.
Prevenção: Evite alagamentos.
Outros problemas com a saúde da flor também podem levar à perda de efeito decorativo e à morte:
- Amarelecimento e queda maciça de folhas é um sinal de falta de umidade, luz ou nutrientes;
- As folhas enrolam e depois secam – o ar está muito seco na sala;
- As hastes e folhas murcham ao secar o substrato;
- A folhagem fica pálida e fica monótona – a planta sofre com a falta de luz;
- As hastes não desenvolvem novas folhas – isso geralmente acontece em espécimes antigos que precisam ser rejuvenescidos dividindo e plantando em vasos com solo fresco e fértil;
- As folhas encolhem, ficam marrons – um sinal de baixa umidade ou pouca iluminação.
Além das altas qualidades decorativas, esta planta de casa tem propriedades medicinais únicas:
- Preparações para a base de hastes, folhas, ajuda a eliminar o problema estamos com o trato gastrointestinal;
- Efeito carminativo, hemostático, antimicrobiano e cicatrizante;
- Usado no tratamento complexo da tuberculose pulmonar;
- Folhas frescas e secas são usados para fazendo um medicamento que reduz o açúcar no sangue.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Tradescantia zebrina, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Tradescantia zebrina à cerca de 2 anos e noto que ela gosta muitos de água.
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
Fácil de reprodução por estaca.
A minha floresce de vez enquanto, ainda não controlei as alturas.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.