Originária do sudoeste da África, é uma planta de talos carnudos que se apoiam e dos quais surge as suas várias flores em pequenos grupos e em forma de estrela de cinco pontas, geralmente, no final do verão ou início do outono, dependendo das temperaturas da zona.
Normalmente, são amarelas com manchas e pontos castanhos e um grande anel no centro. Embora a planta seja de tonalidades verdes e acinzentadas, se a expuser ao sol, verá como se pinta de vermelho.
As flores chatas e muito curiosas são suportadas por um pedúnculo de 4 a 5 cm. Forma uma linda estrela de cera e couro, amarelo salpicado de marrom, com 6 a 8 cm de diâmetro. As partes sexuais são extremamente modificadas: o centro da flor tem uma coroa no centro da qual é o estigma. O pólen é agrupados em polinias, como entre as orquídeas, bem protegido sob a coroa, e requer uma ação mecânica vigorosa para ser em torno de e polinizar uma flor. Este trabalho geralmente é feito por moscas. De fato, as moscas são atraídas por essa curiosa flor, cujos matizes e cheiro lembram carne mais ou menos danificada.
Felizmente Stapelia variegata é pouco odoroso, comparado a outras Stapelia. Se a fertilização, a planta se desenvolve feijão 2 grande base de soldada, verde listrados de vermelho, que vai liberar as sementes na primavera seguinte. As sementes são planas, providas de sedas para permitir que sejam dispersadas pelo vento.
Cresce ativamente durante a estação chuvosa de inverno.
A Orbea variegata tem flores muito vistosas. As flores são estreladas, brancas ou amarelas com manchas marrons e até 8 centímetros de comprimento. Estes têm cinco lobos pontiagudos que circundam o anel central, também chamado de coroa.
Cuidados com Orbea variegata
É uma suculenta que necessita de poucos cuidados e tendo em conta alguns pontos a teremos livre de pragas e doenças.
Iluminação
Para se desenvolver adequadamente, precisa de pleno sol. É uma planta que deve receber luz solar direta ao longo do dia. Se não receber luz adequada, seu crescimento será mais lento e fraco.
Substrato
O substrato deve ser leve e drenar corretamente. É aconselhável cultivar em vasilha de barro que, devido à sua porosidade, facilita o enraizamento.
Com substratos compactados, as raízes sofrerão.
Tempo de plantio ou transplante
Se você quiser plantá-lo no jardim, pode plantá-lo na primavera. No caso de ser cultivado em vaso, pode ser necessário um transplante a cada 3 anos.
Rega
No verão, deve regá-la mais vezes, mas só quando vir que o solo está um pouco seco. No inverno, espace mais as regas (esta planta resiste a temperaturas de 2-3°C, sem água), porque excesso de água pode causar apodrecimento da planta. Se estiver muito frio, pode acontecer dos seus ramos enrugarem-se e caírem, pelo que deve protegê-la de temperaturas extremas.
Temperatura
Não resiste abaixo de 0° C e prefere uma temperatura mínima de 5° C. Rega é regular a partir de abril até o final de setembro, permitindo que o substrato para secar completamente entre cada rega. Então durante o inverno, eles são parados, a planta é deixada esfriar a 15° C máximo, de forma que conhece um período de inverno de resto. Essa dormência no inverno e o calor que a planta sofrerá no verão são as duas condições para que ela floresça.
Fertilizante
Não precisa de fertilizante, mas se quisermos podemos aplicar fertilizantes específicos para cactos e outras suculentas desde o início da primavera até o final do verão.
Multiplicação Orbea variegata
Orbea variegata multiplica-se por sementes e estacas na primavera:
Sementes
As sementes são semeadas em canteiros de baixa altura, com orifícios na base, e preenchidos com substrato universal misturado com perlita em partes iguais . Eles têm que estar um pouco enterrados, insisto, só um pouco, o suficiente para que o vento não os carregue e para que não fiquem expostos diretamente ao sol.
Regue e coloque o canteiro ao ar livre, na semi-sombra; ou dentro de casa perto de uma fonte de calor e luz.
Eles germinarão em cerca de 15 dias.
Estacas
Para multiplicar por estacas apenas tomar uma haste, deixar secar ferida por uma semana, e depois plantá-la em solo próprio para catos.
Proteja-o do sol direto e da água de vez em quando: cerca de 2 vezes por semana se for verão, menos se não for.
Se tudo correr bem, eles enraizarão em cerca de 20 dias.
Pragas e doenças de Orbea variegata
É bastante robusto em geral. Mas você deve evitar regar em excesso e ter cuidado com os caracóis e lesmas.
As doenças que a afetam são as manchas negras e a podridão: se verificar que os talos estão muito secos, remova as partes afetadas e coloque a planta num ambiente seco, pois a humidade deve ser o mais reduzida possível.
Se for regado em excesso e / ou se o ambiente for muito húmido, os fungos podem danificá-lo. Para evitar problemas, não hesite em realizar tratamentos preventivos / curativos com fungicidas à base de cobre.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Stapelia variegata, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Stapelia variegata à cerca de 3 anos, até ao este ano 2021 tem estado muito bem, não sei o que houve que a mesma tem vindo a adoecer e a secar ou apodrecer. Já mudei o substrato, até porque este ano pouco floriu nem deu sementes.
a minha floreceu em várias vezes, em Julho, Setembro, Outubro, Novembro.
Em Março começou a nascer a vagem de sementes e em Junho abriu-se para se soltarem, mas eu colhi antes que as mesmas voassem e perdesse as sementes.
Em Setembro/Outubro experimentei semear algumas sementes e todas elas germinaram.
Sem comentários , deixe uma mensagem!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.