Sedum Adolphii - Atelier das bonecas Mimi

Sedum Adolphii

18 setembro, 2021

O Sedum Adolphii também conhecido como Golden Sedum ou Copper Sedum é uma planta suculenta perene da família Crassulaceae do gênero Sedum. É uma planta nativa do México, mas amplamente cultivada em coleções e jardins em todo o mundo.

Seu cultivo se espalhou pelo mundo devido a sua alta resistência à seca e fácil cultivo.

Esta espécie é caracterizada por formar pequenos arbustos com ramos ramificados e rastejantes ou pendentes. As hastes menores mantêm uma postura ereta temporária. Geralmente cresce em substratos rochosos aos quais adere fortemente.

Uma planta subarbustiva é uma pequena planta lenhosa, que difere de um arbusto na disposição dos ramos ao nível do solo e na sua altura inferior. As partes herbáceas elevam-se acima das partes lenhosas, dando a aparência de arbustivas apenas na base.

São suculentas de crescimento moderado.

As folhas são dispostas em rosetas mais ou menos compactas, dependendo da intensidade de luz que recebem. A folhagem caracteriza-se por ter uma forma lanceolada com ligeira inclinação para cima e apresentar uma cor verde claro que pode tornar-se avermelhada se receber muita luz. As folhas têm um alto potencial para multiplicação assexuada da planta e, portanto, são fracamente presas aos caules. Qualquer atrito pode causar o desprendimento das folhas. Este alto potencial de multiplicação fez com que em alguns lugares ela pudesse se tornar uma planta invasora.

As flores são bastante atraentes e aparecem numerosas em inflorescências corimbosas apicais que se desenvolvem em mais de 15 delas. Cada flor é pequena, tem formato de estrela e uma cor branca muito atraente, geralmente floresce no verão.

Entra em dormência no Verão.
Cuidados com Sedum Adolphii
Iluminação
É tolerante à exposição direta ao sol em climas temperados.
Quando recebe mais luz solar direta, a borda de suas folhas assume a cor acobreada que as caracteriza. Se não receber luz adequada, suas folhas ficarão com tom esverdeado.

A iluminação intensa é fundamental para que a folhagem adquira a cor acobreada característica. Esta espécie tolera a exposição solar direta ao longo do ano, embora também cresça sem problemas na semi-sombra. Em exposições menos luminosas, as folhas apresentam colorações mais verdes. Você só precisa se proteger um pouco do intenso sol do meio-dia no verão.

Temperatura
Temperaturas de frio a quente são a melhor opção para a espécie. Seu intervalo ideal deve ser entre 15-26 ° C para um crescimento e floração perfeitos. Tolera quedas de temperatura se o substrato estiver completamente seco.
Pode tolerar geadas leves.

Substrato
Cresce em substratos rochosos, mas é muito tolerante com qualquer outro tipo. Uma boa permeabilidade de seu substrato é essencial para evitar o apodrecimento das raízes.

Rega 
É uma planta que necessita de muito pouca água para sobreviver ao longo do ano.
Possui tolerância às secas. Devemos regá-lo somente quando o substrato estiver completamente seco. 

No inverno, podemos reduzir as regas para uma vez por mês.

Pragas e doenças de Sedum adolphii
É muito resistente a pragas, mas algumas podem aparecer regularmente. Os cochonilhas são frequentes e encontram-se principalmente nas junções das folhas com os caules. Alguns moluscos (caracóis e lesmas) podem devorar seções das folhas ou brotos apicais dos caules mais jovens.

Multiplicação do Sedum Adolphii
Pode reproduzir-se por estacas de caule ou folha.
Se quisermos reproduzi-lo por estacas, os cortes devem ser deixados para secar por 24 a 48 horas. Para promover a cicatrização do corte podemos aplicar enxofre ou canela em pó. Então, podemos enterrá-los no substrato. Não devemos regar por um período de uma semana a 10 dias.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado Sedum Adolphii, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Sedum Adolphii à cerca de 3 anos (2019).
É uma suculenta fácil de cuidar e resistente.
Fácil de reprodução por estaca.
A minha nunca floresceu.

Sem comentários , deixe uma mensagem!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.