Graptoveria Lovely Rose - Atelier das bonecas Mimi

Graptoveria Lovely Rose

11 setembro, 2021

Graptoveria Lovely Rose 
Ela é conhecida por Echeveria Lovely Rose que seria um sinônimo para o seu nome científico, x Graptoveria Lovely Rose. Pertencem a família Crassulaceae e são do gênero x Graptoveria. As suculentas desse gênero são o resultado do cruzamento híbrido, ou seja, entre dois gêneros distintos manipulados pelo homem, nesse caso o Graptopetalum e a Echeveria.
Mas essa planta é nativa da Coreia e tem o ciclo de vida perene.

As folhas desta Graptoveria são muito carnudas com uma cor verde acinzentada ou verde azulada. O contorno de suas folhas fica rosa com a exposição ao sol.

Eles formam rosetas cuja forma se assemelha a uma rosa.

Suas folhas são bastante floridas, por isso devemos ter cuidado ao manuseá-las para que não fiquem marcadas.
Graptoveria Lovely Rose cuidados
Iluminação
E essa suculenta precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia. Ou pelo menos umas 9 horas de luz solar indireta ou filtrada. Mas a temperatura ideal para o cultivo desta echeveria é entre 10°C e 32°C.

Temperatura
Requer um clima temperado, mas sempre abaixo de 30 ° C. Acima dessa temperatura, exigirá proteção.
Também não tolera bem temperaturas abaixo de 5º C.
A suculenta echeveria lovely rose gosta de clima quente, média umidade e bastante luz solar. Mas essa belíssima suculenta tolera bem o cultivo em sol pleno ou meia sombra.

Rega
A suculenta echeveria lovely rose não necessita de muitas regas. Não tolera o excesso de umidade e nem de regas. Isso pode apodrecer rapidamente essa suculenta.
Só que para evitar que isso ocorra espere o substrato seque totalmente. Mas se você notar que as folhas estão enrugadas pode ser a falta de umidade. E nesse caso você deve aumentar as regas.
Mas se o cultivo desta suculenta for no vaso, as regas no verão são a cada 3 ou 4 dias. E no inverno as regas são a cada 8 dias ou mais. 
As regas no vaso depende do seu tamanho, clima, local de cultivo e qualidade do substrato.

Substrato
A suculenta echeveria lovely rose gosta de um substrato bem fértil e com ótima drenagem. Mas se possível que tenha um bom nível de mateira orgânica. Isso garante um ótimo crescimento para essa plantinha!
Só que a mesma consegue se desenvolver em solos arenosos e pobres sem nutrientes. Mas se o cultivo desta suculenta for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, areia grossa e um pouco de húmus de minhoca.
E o vaso deve ser de tamanho médio e de plástico. Mas lembre-se de usar uma manta no fundo do vaso e pedrinhas de brita. Só que você também pode colocar pedriscos na parte superior do vaso.

Manutenção Graptoveria Lovely Rose
Quando a planta fica muito longa, deixando o caule descoberto abaixo, a cabeça pode ser cortada e replantada. Esta ação é chamada de decapitação.
Devemos retirar as folhas secas da base para evitar o excesso de umidade e proteger sua forma.


Conforme ela se desenvolve, é natural da sua espécie que o caule fique comprido e vá perdendo as folhas ao longo dele. Permanecendo assim, somente sua roseta ao topo da haste. Caso sua planta esteja nesse estágio, não se preocupe, é natural. Não é um sinal de estiolação como muitos poderiam dizer, não nesse caso.

Se preferir um visual mais compacto para sua planta, você pode cortar essa haste na altura que ela fique mais encurtada, o que facilita também a sua reprodução.

Reprodução de Graptoveria Lovely Rose
A Echveria Lovely rose é de fácil propagação e responde muito bem a todos os métodos. 
Para deixar a sua suculenta com um visual mais compacto, deve-se fazer um corte na haste. Se possível regue um dia antes do corte para que a roseta esteja bem hidratada já que essa será a sua reserva de água até criar novas raízes. 
O ideal é que essa haste tenha pelo menos uns 7cm abaixo da roseta para ter um espaço suficiente ao ser plantada. Lembre-se que a ferramenta para o corte precisa estar limpa e esterilizada, utilize o álcool.
Aplique canela nas áreas onde ficaram expostas com o corte para evitar infeções e ajudar no processo de cicatrização. Como esta planta possui um caule um pouco mais grosso, espere pelo menos uns 3 dias até que ela forme um calo na ponta e depois plante-a no substrato. Para ajudar no processo de enraizamento, só regue após 1 semana.
A outra forma para a multiplicação desta suculenta é através das folhas.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado a Graptoveria Lovely Rose, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Graptoveria Lovely Rose à cerca de 1 ano.

Já é a segunda que compro, a primeira com medo de a colocar na rua deixei em casa junto da janela voltada para Sul e a mesma perdeu-se, esta segunda já a coloquei na rua e até agora está feliz.

Tentei reproduzir por folhas, mas ainda não tive sucesso. Um dia ganhei coragem e decapitei, fiquei com duas, até agora estão bem, no caule apareceu-me um rebento (nova roseta) e numa das folhas apenas dei-lhe um ligeiro puxão sem a arrancar do caule e neste momento também está a nascer uma roseta, espero ter sucesso porque esta é uma das suculentas que mais gosto.

Sem comentários , deixe uma mensagem!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.