Faucaria tuberculosa - Atelier das bonecas Mimi
Marimo - Bola de musgo
Boneco de pano Mimi - Traje medieval
Planner para o ano 2024 grátis
Boneca de Pano Mimi - roupa século XVII
Terrário aberto com musgo
Planner minhas plantas

Faucaria tuberculosa

19 setembro, 2021

A Faucaria Tuberculosa pertence é uma planta da família Aizoaceae, originária da Africa do Sul. Dentro do gênero faucária, encontramos várias espécies que se confundem, entre elas: Faucaria lupina, Faucaria tigrina, Faucaria felina.
A faucaria é uma pequena suculenta resistente e muito decorativa. Geralmente a planta não ultrapassa os 10 cm, cada cabeça forma até 8 folhas, que emergem aos pares diretamente do centro. Com o tempo vão surgindo novas rosetas à volta da planta mãe e vão formando moitas que cobrem o solo na totalidade.

Faucaria tuberculosa é uma espécie de touceira de baixo crescimento, perene, suculenta, uma das espécies mais fáceis de identificar, pois é a única com tubérculos brancos no topo das folhas.

Nomes populares: faucaria, mandíbula de tubarão, mandíbula de tigre.

As folhas são triangulares e espessas, distingue-se das de outras suculentas pelos grandes tubérculos ou verrugas na superfície da folha superior e os pequenos dentes brancos macios ao longo das bordas que se parecem com a boca de um animal ou as pequenas garras das plantas carnívoras.

Floresce no Outono, as flores surgem no centro da roseta, com tonalidade amarela dourada e fazem lembrar a flor do dente de leão. Abrem por volta do meio dia e mantem-se abertas até ao final da tarde, fechando durante a noite. Se o tempo se apresentar nublado elas não abrem.
Cuidados com a Faucaria Tuberculosa
Condições favoráveis
Aprecia uma exposição ensolarada, gosta de receber sol pelo menos 3 horas por dia, mas também se desenvolvem bem na sombra parcial. Quando a faucaria é exposta ao sol forte as folhas adquirem tonalidades mais fortes com tendências arroxeadas.
O solo deve ser uma mistura leve, que apresente uma boa capacidade de drenagem.

Flores
Grandes, parecidas com margaridas, amarelas (algumas vezes com ponta vermelha), 4 cm de diâmetro e podem ter até 200 pétalas. Eles precisam de sol para abrir totalmente e muitas vezes não abrem se o tempo estiver nublado ou se estiverem na sombra.

Período de descanso
O período de dormência da planta ocorre no Inverno.

Rega
A rega deve ser moderada, é conveniente deixar secar a terra entre as regas. O excesso de água leva à podridão das raízes e das folhas, mas a falta também é prejudicial, pode levar à morte da planta e das rosetas que a circundam. Tendo em atenção que o Inverno é o período de descanso da planta, a rega deve ser muito reduzida.

Multiplicação
A Faucaria propaga-se por meio da sementeira ou por meio das novas rosetas que surgem à volta da planta mãe, sendo este 2º método mais comum. Retiram-se as rosetas com cuidado e plantam-se num substrato poroso, são colocadas à sombra e mantidos em meio ligeiramente húmido, com temperatura aproximada a 21º.

Sementes
Se estiver propagando a partir da semente , semeie em um solo com boa drenagem no outono. Você pode cultivar sementes de Faucaria ao ar livre se viver em uma zona acima de 6º C. Se você mora em uma área mais fria, pode começar a semear dentro de casa sob uma luz de cultivo.

Usos da faucaria
É perfeitamente adequada ao plantio de jardins rochosos, de pequenos arranjos de suculentas, onde contrasta muito bem com as outras plantas.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado a Faucaria tigrina, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Faucaria tigrina à menos de 1 ano, já é a segunda que tenho. A primeira perdi-a porque tinha à sombra, esta tenho-a ao sol e até agora parece-me bem.
Tem crescimento lento no Verão. 
Noto que ela está a crescer a partir de setembro.
Em dezembro de 2021, a minha Faucaria que apanha sol floresceu, mas a que está à sombra embora tenha menos tempo de a ter não floriu.

Sem comentários , deixe uma mensagem!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.