O Senecio Azul (Senecio serpens) é uma planta suculenta, que pertence à família botânica Asteraceae.
É uma planta perene, originária da Africa do Sul, com folhas carnudas com tonalidade azul acinzentada, com forma cilíndrica e linear.
No verão esta suculenta oferece-nos umas pequenas flores brancas amareladas, sem grande interesse ornamental.
O senécio azul é usado em floreiras, jardineiras, arranjos com rochas e na decoração de jardins. Ele valoriza os canteiros e bordaduras formando lindas combinações.
Como cuidar o senécio azul
Luz
Aprecia ambientes ensolarados, resiste ao sol direto. Deve receber pelos menos oito horas diárias de sol. A falta de luz provoca folhas enfraquecidas, mais finas, com tonalidade verde ao invés do azul acinzentado.
Temperatura
É uma planta tolerante que sobrevive em vários tipos de clima, Tropical, Sub Tropical, Mediterrânico, Oceânico, Semi arrido. Contudo mostra fragilidade às geadas e a temperaturas abaixo dos 5ºC.
Regas
O Senécio é uma planta muito resistente à seca, aprecia regas moderadas, com intervalos que permitam deixar secar a terra entre as irrigações. No Inverno as regas devem ser reduzidas.
Solo
Requer solos com boa drenagem, ricos em matéria orgânica e misturados com areia. Os substratos indicados a suculentas são os ideais. É tolerante a solos pobres.
Fertilização
A adubação deve ser realizada no inicio da primavera até ao Verão, com um adubo equilibrado, diluído numa percentagem de água superior à recomendada pelo fabricante. As aplicações devem ter intervalos de duas semanas.
Multiplicação
A propagação realiza-se entre a Primavera e o Outono, pela plantação de estacas dos ramos superiores ou pelo enraizamento das folhas.
Também é possível fazer a multiplicação por via de sementes, estas requerem humidade constante para germinarem e temperaturas rondando os 13ºC.
Manutenção
É recomendo realizar uma poda no fim do Inverno ou inicio da Primavera. O objetivo é fortalecer a planta e dar-lhe novo vigor.
Curiosidades sobre o senécio azul
Na Madeira o senécio azul é chamado de bálsamo sagrado, esta denominação deve-se às suas virtudes curativas. Na medicina tradicional é usado sob a forma de infusão no vinho da madeira para combater a tuberculose e a anemia. No modo externo é usado tal como a aloé no tratamento de várias patologias da pele como: feridas, queimaduras, eczemas, entre outras.
Nomes populares: Balsamo azul, balsamo de canudo, dedo azul, varas de giz azul, suculenta de bastão azul.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado o Senecio Azul - Senecio serpens, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Senecio Azul - Senecio serpens à cerca de 2 anos e noto que a mesma é de crescimento lento e ainda não consegui distinguir o seu período de dormência.
As pragas normalmente não o atacam.
No final do dia fica com uma cor linda.
Em Agosto retirei-lhe uma estaca a ver se consigo o propagar.
Sem comentários , comente também!
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.