kodama guardiões da floresta - Atelier das bonecas Mimi

kodama guardiões da floresta

em 15 junho, 2021

Encontrei estas criaturas durante as minhas pesquisas na net sobre plantas e achei bastante engraçados para ter junto das plantas.
Ainda não comprei os meus, mas irei pesquisar para os poder adquirir para os colocar junto das minhas suculentas.
No entanto vou colocar aqui a história sobre os mesmos, caso tenham curiosidade de ler.

Kodama ou ko-dama é um youkai antigo do folclore japonês. É um espírito misterioso, um guardião que habita e protege a floresta, geralmente em grandes árvores anciãs, sendo por isso forte, poderoso e bastante velho. 
São criaturas míticas que vagueiam através do tempo, visitando florestas ancestrais, deixando em seu caminho um rastro de gramas e árvores florescentes. 
A maioria dos Kodamas são pacíficos e serenos, partilhando a sua sabedoria com aqueles com os quais são capazes de se comunicar com eles

Os kodama conseguem imitar vozes humanas, criando assim ecos em uma floresta - a palavra kodama também pode significar eco. Geralmente aparecem em formas humanas, mas cada um é único em espeto e personalidade. 
Dizem que podem apresentar-se também em forma NÃO humana, e serem belos ou terríveis se assim quiserem. 
A maioria tem aparência adorável, seus corpos são semitransparentes de um verde pálido escuro e são muito pequenos.

Apesar de pacíficos, os kodama reagirão agressivamente contra aquele desrespeitar o meio ambiente: acredita-se que quem derrubar uma árvore será amaldiçoado por um ou mais kodamas. Quando se acredita que uma árvore possui um kodama, é comum colocar à sua volta uma corda sagrada (shimenawa) para protegê-lo.

Dada a sua longa vida e comunicação com as forças da natureza, sua capacidade vai além da compreensão de muitos outros animais.

Muitas pessoas veneram os Kodamas, seja fazendo tatuagens, usando pingentes ou colocando estatuetas deles em jardins. Dizem que tê-los por perto atrai boas energias, proteção, sabedoria e prosperidade. Fala-se também que se você conseguir aprisionar um, terá boa sorte infinitamente porque isso atrairá os demais kodamas, mas não é uma boa ideia já que sua "sorte" pode acabar se tornando sua eterna maldição...

Embora os espíritos da florestas estejam ligados com todas as árvores de uma floresta, normalmente preferem as mais antigas.

Existe uma lenda no Japão que quando uma árvore ancestral é cortada e ela ‘sangra’, é porque um kodama vivia ali.
Tirar a vida de um espírito da árvore causa uma grande maldição para todos os envolvidos. Vilas podem desaparecer por causas naturais como consequência da morte de um kodama.

Toda esta informação foi retirada na internet.
Créditos: https://mitologia.hi7.co

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.