Cotyledon tomentosa - Pata de urso - Atelier das bonecas Mimi

Cotyledon tomentosa - Pata de urso

em 14 fevereiro, 2021

Cotyledon tomentosa - Pata de urso
Cotyledon tomentosa conhecida por Pata de urso.
Cotyledon tomentosa é originária do continente africano, ocorrendo mais especificamente na região da África do Sul.
A espécie Cotyledon tomentosa costuma apresentar entre 30 a 70 cm de altura, em seu habitat de origem. Com o tempo, seus caules vão se ramificando, conferindo à planta o aspecto de um pequeno arbusto.

Gosta de sol pleno a sombra parcial.
Tem necessidades de água para uma planta suculenta.
Não exponha a temperaturas abaixo de 7ºC. 
Não tolera a geada.
Propagação por estacas, por folhas (difíceis) e sementes.

* Pode ser levemente tóxico para animais de estimação e humanos.
Entra em dormência no Verão
Informações sobre cuidados e propagação
Cuidados gerais para cotilédone tomentosa “pata de urso”
A "pata de urso" é uma suculenta adorável e fácil de cuidar. Reque muita luz, portanto, lembre-se disso ao plantar. É uma ótima planta suculenta para cultivadores iniciantes.
Ela gosta de adubação, no período de crescimento ativo, nas estações mais quentes entre a Primavera e o Verão, forneça um adubo equilibrado (10-10-10).

* Embora o Cotyledon tomentosa “pata de urso” seja geralmente considerado não tóxico, houve relatos de que pode ser levemente tóxico.

Rega
O  Cotyledon tomentosa tem necessidades de rega típicas. É melhor usar o método “ensopar e secar” e deixar o solo secar completamente entre as regas.

Cotyledon tomentosa
Pata de urso
É fácil ver de onde essa suculenta arbustiva recebe esse nome! As folhas grossas e felpudas têm de 3 a 10 "dentes" no final, semelhantes às patas de um urso. 
Quando "estressado", as pontas das folhas ficam vermelhas.

Onde plantar
Como o Cotyledon tomentosa não é resistente a frio, se você mora em uma zona mais fria que 7º C, é melhor plantar essa planta suculenta em um recipiente que possa ser trazido para dentro de casa. Colocá-la em pleno sol a parcial.

Plante em uma área do seu jardim que receba 6 horas de luz solar por dia. Se você plantar em ambientes fechados, coloque em uma sala com muita luz solar, como perto de uma janela voltada para o sul (se você estiver no Hemisfério Norte).

Pragas e doenças do Cotilédone Tomentosa
É afetado principalmente por cochonilhas que se alojam na base das folhas e caules. Remova-os rapidamente porque eles causam a queda das folhas e a proliferação de fungos patogênicos.

Como propagar o cotilédone tomentosa "pata de urso"
A “pata de urso” é capaz de propagar várias maneiras diferentes, porém a maneira mais fácil é através de estacas.
Para reproduzir o Cotilédone tomentosa usando estacas, corte um galho do caule principal com uma lâmina ou tesoura limpa e afiada.
Deixe o corte secar ao ar por vários dias para permitir que a ferida cicatrize antes de plantá-la em solo bem drenado. Regue quando o solo secar completamente.

Pode ser bastante difícil propagar a “pata de urso” a partir das folhas, portanto, uma alta taxa de sucesso não deve ser esperada.
Antes de colocar as folhas em solo bem drenado para sua propagação, deve-se permitir que as folhas fechem a ferida provocada ao arrancá-la, deixando-a “secar” por um ou dois dias.

Se estiver propagando a partir de sementes, semeie em solo bem drenado no outono. Você pode cultivar sementes ao ar livre se viver em uma zona acima de 7º C. Se você mora em uma área mais fresca, pode começar a semear dentro de casa sob uma luz de crescimento.

Cotyledon tomentosa variegata
Cotyledon tomentosa

As flores surgem geralmente na Primavera, têm o formato de sino com tons que vão do amarelo claro ao alaranjado e alaranjado avermelhado.

Curiosidades da Patinha de urso - Cotyledon tomentosa
Apesar do seu ar gracioso e inofensivo, esta linda suculenta é venenosa e altamente tóxica para os humanos, cães, gatos, bovinos, ovinos, caprinos e outros animais. Os sintomas de envenenamento são caraterizados com apatia, hipersalivação e tremores, irregularidade cardíaca e insuficiência cardíaca.
No seu habitat natural, a patinha de urso cresce em campos rochosos e em falésias íngremes, locais com solo poroso e uma excelente drenagem.
Minha experiência:
Eu tenho cultivado a Cotyledon tomentosa variegata, moro em Portugal na zona do Algarve, tenho a minha suculenta Pata urso variegata à cerca de 1 ano e noto que a mesma no Verão entrou em dormência e só no meio de Agosto é que começaram a nascer novas folhas, penso que já acordou.
Ainda não reproduzi por folha nem por estaca.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.