Suculenta Greenovia com praga - Atelier das bonecas Mimi

Suculenta Greenovia com praga

em 31 janeiro, 2021

A suculenta greenovia, é das minhas suculentas favoritas, estas que vou falar aqui no post, comprei-a o ano passado, na altura do verão quando a mesma estava no período da sua dormência, que ao ver ficam lindas todas fechadinhas.
Esta fotografia, foi quando as comprei, de momento não consigo colocar a foto dela na minha varanda, uma vez que perdi as fotografias, em virtude do meu computador ter-se se avariado.

Hoje foi dia de dar uma volta às minhas suculentas, para lhes dar uma limpeza e dar-lhes aquela rega abundante de água, aproveitando e fui também á procura de pragas, visto que de vez quem quando encontro esses bichinhos devoradores das minhas suculentas.

Quando já estava quase a acabar dar a minha volta, estranhei o fato do meu vaso da suculenta greenovia estar sempre com formigas e formigas é sinal de praga cochonilha.
Ao fazer-lhe uma vistoria deparei-me que por baixo das folhas secas estavam as ditas cochonilha devoradoras de suculentas (odeio esses bichos).

Como tinha visto que tinha algumas e a terra estava coberta de formigas, resolvi as tirar da terra, quando foi a minha surpresa as raízes estavam carregadas de cochonilha (socorro estão a devorar-me uma das minhas suculentas preferidas).

A terra foi de imediato para o lixo, depois foi hora de um bom banho, não foi fácil limpa-las, porque os filhotes saíram todos e tive com um pincel de limpar bem as raízes porque os bichos estavam bem lá presos.

Depois de as limpar bem, tirar todas as cochonilhas visíveis, foi a hora de as secar, na figura de baixo foram as maiores, as restantes são todos filhotes.
Que dor vê-las assim desta maneira.
Aqui estão elas com o banho tomado e livres de cochonilhas, sequei-as o máximo que podia com a folha de papel da cozinha.

A seguir foi a hora de preparar a terra para as colocar, não esperei um dia, à quem espere, eu não costumo esperar e coloco-as logo na terra.

Foram colocadas cuidadosamente uma a uma, coloquei umas pedras para que as pétalas não chegassem à terra e terem um suporte.

Espero que não estranhem e não se percam. Agora só as regarei para a semana, onde irei as regar com a mistura de água e água oxigenada, porque ajuda a nascer as raízes.
Penso que se não tivesse intervindo elas de certeza morreriam.
Nunca me tinha acontecido tal coisa, as cochonilhas terem chegado às raízes.
Temos que estar sempre atentos a estes bichos malditos, quando começar a ver que elas ficam molinhas e a cor das folhas ficam alteradas para uma cor fraquinha, sinal de praga e convém ver sempre as raízes, nunca se sabe.

Daqui uns tempos logo publicarei se elas sobreviveram ao tratamento choque.

E vocês, já vos aconteceu isto às vossas, deixe aqui o seu comentário das suas experiências.

Se pretender ver como ela está a progredir, clique aqui.



Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.