Samambaias como cuidar - Atelier das bonecas Mimi

Samambaias como cuidar

em 24 agosto, 2019


Samambaias são uma das plantas mais antigas, que remonta aos tempos pré-históricos. Elas possuem mais de 300 milhões de anos. 

Estas plantas super adaptáveis ​​vão prosperar dentro de casa com a quantidade certa de humidade. 

Samambaias são relativamente fáceis de cuidar. No entanto, correntes de ar seco e temperaturas extremas não ajudam. Você deve cuidar das suas samambaias para que elas fiquem longe do ar seco e altas temperaturas. Assim elas iram te recompensar com lindas folhagens verdes.

Formas de como cuidar de samambaias (interior e exterior). Aqui estão algumas as maneiras mais fáceis através das quais você pode cuidar de suas samambaias adequadamente:
Manter ou pendurar os vasos de samambaia no local apropriado
A primeira e mais importante coisa é colocar o pote de samambaia na área apropriada, onde fica bastante luz solar indireta. 

Samambaias interiores
Se você estiver mantendo o vaso de samambaia em local coberto, tente mantê-la perto da janela. Mas não na frente dela, pois a luz do sol a afetará gravemente. 

A brisa da manhã e a luz indireta são cruciais para uma samambaia prosperar. No verão, feche a janela à medida que a temperatura aumenta depois. 

Para samambaias ao ar livre
Pendurar principalmente os vasos de samambaia em sacadas ou as colocar na borda. Lá elas terão luz suficiente, mas tenha cuidado para não mantê-las sob a luz direta do sol. 

Como as varandas enfrentam a maior parte do calor diário da luz solar, as samambaias morrem facilmente. Portanto ao cuidar das suas samambaias, certifique-se de que o lugar onde você está mantendo os vasos de samambaia é fresco. 
Mantendo a temperatura correta
As samambaias não gostam de temperaturas altas ou baixas. Eles crescem preferencialmente em temperatura média variando de 20 a 30ºC. 

Para as samambaias interiores
Cozinhas e banheiros são os lugares perfeitos para cuidar das suas samambaias. Mas se a temperatura aumentar, o que certamente acontecerá no verão, você precisa esfriar a temperatura. Para isso, você pode regá-la de forma consistente. 

Para as samambaias ao ar livre
A estação do verão torna-se muito áspera porque o calor indireto faz com que as samambaias sequem muito rapidamente. 
Se o calor fica fora de controle e rega contínua também não funciona, então provavelmente você deve trazê-las para dentro. 
A humidade deve ser mantida sob controle
Com alto nível de humidade no ar, as samambaias crescem muito bem. Você pode manter o nível de humidade alta manualmente para suas samambaias de interiores e exteriores. 

Para manter o nível de humidade alto, você pode usar a técnica do duplo pote sua samambaia. Primeiro selecione um pote maior que o pote que você plantou sua samambaia. Em seguida, cubra-o com musgo embebido em água. 

Agora coloque o segundo pote no pote maior e cubra o solo com uma camada de musgo molhado. Ele irá bloquear a humidade nas paredes que ajudará a proteger a samambaia. 

Mas não se esqueça de misturar o musgo com frequência. 
Molhar suas folhagens internas ou externas regularmente
A maneira mais fácil de cuidar das suas samambaias e mantê-las frescas e vivas é mantendo o solo húmido adequadamente. 

Samambaias geralmente precisam de muito pouco cuidado. A única coisa que eles mais precisam é de humidade. Regularmente regá-los irá mantê-las saudáveis ​​por um longo tempo. 

Samambaias dentro de casa precisam de menos rega do que samambaias ao ar livre. Além disso, você tem que manter o solo húmido. Não o inunde com água. 

Para drenar o excesso de água, os seus vasos de samambaias devem ter orifícios de drenagem. Esses buracos também são adequados para as raízes das samambaias crescerem adequadamente. Então lembre-se de fazer um orifício de drenagem e humedecer o solo quando necessário. 
Retire as partes mortas da sua samambaia
As samambaias são por natureza muito resistentes e quase não são afetadas por nenhuma doença. Por esse motivo, as pessoas gostam de plantar samambaias dentro de casa. 

Mas, em qualquer caso, se sua samambaia for afetada por alguma doença, é melhor cortar as partes mortas antes que ela contamine a samambaia inteira. 

As samambaias internas são afetadas principalmente pela diminuição devido à luz e ao ar inadequados. 

Se você ver que toda a planta esta afetada, corte-a da raiz. Não há motivo para alimentá-los ainda mais doentes. 

As samambaias ao ar livre recebem luz suficiente, mas ainda podem ser afetadas por vários motivos. 

Se, em qualquer caso, os insetos começarem a se formar em sua samambaia. Corte a parte da planta que esta mais afetada. 
Fertilização de suas samambaias
As samambaias não são aquele tipo de planta que necessita de muito fertilizantes para crescer. Portanto precisam de uma quantidade muito insignificante. 

Se você tem seu próprio jardim, então você pode fazer o fertilizante em casa a partir de folhas secas e galhos. Em seguida, misture-o com o solo da sua samambaia. 

Ou, você pode usar fertilizante líquido comprado na loja para plantas domésticas. Lembre-se de usar fertilizante orgânico, pois será seguro para a samambaia, bem como para a sua saúde. 

Fertilizantes líquidos são muito fáceis de usar. Até mesmo alguns fertilizantes são instruídos a misturar com água e depois pulverizar as plantas. 

Você pode começar a fertilização após 6 meses a partir do plantio da samambaia. 

E continue a fertilizá-la uma vez por mês em quantidade adequada, pois uma quantidade inadequada pode queimar a planta. 
A etapa final envolve o transplante de sua samambaia
Samambaias geralmente ficam muito grande e espessas em um ano. Então, depois de cada ano, você precisa substituí-lo por um pote maior. 

Este processo será agitado e precisara de muitos cuidados, também levará tempo. Portanto, antes de transplanta-las, separe-as cuidadosamente das raízes. 

À medida que crescem em aglomerados, o processo de separação torna-se fácil. Agora plante-os em vasos diferentes e cuide delas individualmente.
Problemas comuns ao cuidar de samambaias
Sua samambaia pode ser atacada por cochonilhas isso é até um sinal que o ambiente está seco para a sua samambaia. Tenha sempre em mãos um inseticida natural para acabar com os insetos. 
Veja agora alguns problemas em samambaias:
Sintomas: Folhas que se tornam marrons e crocantes nas bordas das folhas
Causa: Muita água, baixa humidade, alto teor de sais ou deficiência de potássio 

Sintomas: Folhas pálidas, um pouco crocantes
Causa: Muito sol direto ou submerso

Sintomas: As folhas inferiores estão morrendo
Causa: É normal que folhas de samambaias sejam descartadas. Limpe-as

Sintomas: Amarelamento, caules/folhas pretas
Causa: Doença que causa podridão na raiz ou excesso de água. 
Propagação Samambaias
As samambaias produzem esporos, que aparecem como manchas marrons no verso das folhas. Se você quer propagar samambaias, remova as folhas e coloque-as em um saco de papel para secar. 

Quando os esporos caírem das folhas, plante-os na mistura inicial de sementes. As samambaias de brotaram dos esporos. 
Dicas bônus para cuidar de samambaias
1 – Samambaias espessas podem ser difíceis de regar. Tente usar um regador com um bico longo para direcionar a água no centro da planta. Regue com generosidade, até que seja drenado no fundo da panela. 

2 – Banheiros e cozinhas são bons ambientes para samambaias por causa de toda a água corrente. Coloque as plantas longe de aberturas e ventiladores para evitar a secagem. Adicione musgo bem molhado em torno da base da planta para ajudar a manter a humidade na sujeira. 

3 – Ajude a manter os níveis de humidade usando recipientes duplos para suas samambaias. Plante a samambaia em um vaso de fibras e coloque. Cubra o topo do recipiente com musgo húmido. 

5 – Ajude as suas samambaias de vez em quando cortando folhas marrons.
Mudas de Samambaias
Passo 1 - Para saber que está no momento certo de retirar as mudas de samambaias é necessário olhar com atenção a base dessa planta. Quando a planta fica cheia de raízes e não tem uma grande quantidade de terra aparente significa que chegou o momento de fazer o corte dos galhos para as mudas.

Você deverá retirar a touceira do vaso e com atenção e cuidado planejar o corte das mudas. Saiba que cada parte que você extrair deve ter pelo menos três brotos ou galhos.

Passo 2 - Use um instrumento de corte afiado para cortar as suas mudas, cuidado para não se cortar. Fique atento também para preservar a touceira principal. Logo depois de terminar de cortar os galhos recoloque a touceira no seu vaso.

Passo 3 - Essas mudas deverão ser colocadas em fibras de coco ou então em vasos de barro.

Uma dica essencial é que esse recipiente deve estar sempre húmido para que as plantas possam se sentir como nos seus ambientes de origem que são florestas tropicais. Também é possível misturar algumas cascas de árvores e pedriscos para melhorar o desenvolvimento da planta.

Passo 4 - As mudas deverão ser colocadas a meia sombra e de preferência sem contato com o vento ou com o frio. Mais ou menos em 90 dias as suas mudas de samambaia estarão fortes e dando origem a novos brotos. Evite usar adubo durante os primeiros dois meses de cultivo.

Outro detalhe importante é que essa samambaia gosta de adubo orgânico, como saquinhos usados de chá, borra de café, casca de ovos trituradas, entre outros. O ideal é usar uma vez por semana qualquer tipo de adubo caseiro e em seguida, regar a planta.

Conheça algumas samambaias populares

Samambaia Americana
Nome científico: Nephrolepis exaltata
Nome popular: Samambaia americana, Samambaia espada
Família: Davalliaceae
Categoria: folhagens
Clima: equatorial, tropical e subtropical
Origem: Américas, África, Ásia e Indonésia
Altura: de 40 a 60 centímetros
Luminosidade: prefere meia sombra
Ciclo de vida: perene

Samambaia espada
Nome científico: Nephrolepis exaltata
Nome popular: Samambaia americana, Samambaia espada
Família: Davalliaceae
Categoria: folhagens
Clima: equatorial, tropical e subtropical
Origem: Américas, África, Ásia e Indonésia
Altura: de 40 a 60 centímetros
Luminosidade: prefere meia sombra
Ciclo de vida: perene

Samambaia francesa
Nome científico: Rumohra adiantiformis
Nome popular: Samambaia francesa
Família: Dryopteridaceae
Origem: América do Sul
Luminosidade: meia sombra
Umidade: necessitam de bastante, aconselhável regar um dia sim um dia não
Altura: chega a quase um metro de comprimento

samambaia rabo de gato
Nome científico: Nephrolepis pectinata
Nomes populares: samambaia paulistinha, rabo de gato
Família: Davalliaceae
Categoria: Forragens, folhas
Luminosidade: meia sombra
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical eTropical
Origem: América do Norte e do Sul, Ásia e Oceania
Altura: de 30 a 60 centímetros
Ciclo de vida: perene

Sem comentários , comente também!

Enviar um comentário


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.