Germinação de sementes de suculentas - Atelier das bonecas Mimi

Germinação de sementes de suculentas

em 22 julho, 2019

Para quem quiser ouvir um som relaxante, para aliviar o stress de serem enganados, clique no play

Olá:

Enquanto faço uma  paragem nas minhas aventuras de costura, aventurei-me comprar no Aliexpress, sementes de suculentas.
Sou inexperiente neste campo de cultivo, mas há sempre uma primeira vez e pode ser que tenha sorte, porque adoro plantas, pena que não possuiu espaço para colocá-las. 
As primeiras que tentei germinar, acabaram por secar.
Como tudo, é experimentado que vamos aprendendo, neste momento é Verão em Portugal, após ter visto imensos vídeos e lido sobre a germinação de sementes de suculentas, lá vou eu outra vez à luta.

Desta vez parece que estou a conseguir, apesar do seu crescimento ser lento, vou atualizando o post com novas fotografias para ficar registado o seu crescimento.

Não sei o que vai sair daqui, porque após várias tentativas de germinação e de identificar a espécie, acabei por desistir e assim ser surpresa do que irá sair desta experiência.

1ª Experiência - Sem sucesso

Muitas das sementes que comprei do site, não estão germinando e estou tentando desde fim de Maio e nada infelizmente, estou a começar a acreditar que fui enganada nas sementes, mas como o seu valor é tão pouco, nem vou reclamar.

As primeiras tentativas, tentei em algodão húmido e em terra, usando como recipiente as caixas de ovos, desta forma não tive sucesso.
As únicas sementes que germinaram foram as do algodão e quando já estavam grandes, ao tentar fazer a mudança para a terra, foi um castigo para as tirar do algodão, quando consegui e as coloquei em copos com terra e plástico, tapando o copo para fazer uma mini estufa, elas só me aguentaram uma semana e depois acabaram por secar.

2ª Experiência - A decorrer

Desta vez, arranjei as caixinhas de plástico, onde vêm os bolos e em vez de utilizar algodão, utilizei papel de cozinha húmido, sem tapar as sementes, algumas germinaram e noutra caixinha coloquei várias sementes misturadas que também já estão a germinar, só germinaram algumas espécies, as outras não germinaram nem em terra nem em papel húmido. 
Ah, claro que fiz mini estufa, uma caixa aproveitei a tampa e a outra tapei com película aderente transparente.
Também as coloquei junto da janela à claridade sem sol direto.

Germinação sementes suculentas
Caixa 1

Caixa 2
Dia - 22 de Julho de 2019

Após alguns dias, não sei precisar quantos, esta é a aparência das sementes da caixa 1, aqui já aparecem as sementes replantadas em terra, porque já as tirei do papel.

Caixa 1
As sementes da caixa 2 parecem-se agora assim, estas sementes foram colocadas diretamente na terra, coloquei todas as que tinha, mas nem todas germinaram, irá ser surpresa o que irá sair daqui.

Caixa 2
Para continuar a saga da plantação das sementes, fiz outra caixinha com outras espécies de suculentas, utilizando a técnica do guardanapo húmido e tapei-as com outro guardanapo húmido.
Elas encontram-se assim, penso que desta maneira foi mais rápido elas germinarem.

Caixa 3
As outras coloquei em terra diretamente, agora encontram-se assim. Se conseguir arranjar outra caixinha mais alta terei que as mudar, porque quando a tampa está fechada as mesmas batem nela.

Caixa 4

Após elas crescerem não sei se são suculentas ou não, porque não achei em lado nenhum na internet  a sua evolução e tamanhos ou aparência, por isso eu vou aqui postando o seu crescimento, para também tirar dúvidas para quem tem curiosidade, espero que tenha sucesso.

Se quiser continuar a assistir a germinação destas suculentas, coloque o seu email e siga o meu blog para ficar sempre atualizada(o).

Informo que as sementes que comprei foram mato, por isso não aconselho ninguém a comprar sementes de suculentas no Aliexpress, tive que reclamar para que me devolvessem o dinheiro.
Sementes de Bonsai do Aliexpress 
Como tinha dito que iria postar o resultado das sementes que comprei de vários bonsais, vou deixar aqui a foto dos meus lindos bonsais, brincadeira, não passa de mato também, uma tristeza mesmo, o que me deixa triste é que continuam a enganar todo o mundo com as sementes que vendem.


Essas sementes coloquei mesmo em musgo só para ver o que crescia, como vêem na foto é mato, infelizmente, as mesmas tinham sido compradas quando comprei as das suculentas, só as semeei por descargo de consciência e por curiosidade, podia me sair a sorte grande e em tantas sementes sair realmente uma planta de jeito, mas parece que não.

Assim termina a minha experiência de sementes, a qual aprendi que enquanto me lembrar deste desastre nunca mais comprarei sementes de plantas.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

MUITO IMPORTANTEEste site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

13 comentários , comente também!

  1. O mesmo aconteceu comigo. Já comprei bastante sementes e até agora nada. Está difícil achar algum vendedor que envie sementes verdadeiras, principalmente se forem da China.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem, é verdade, eu desisti, optei por comprar mesmo as suculentas crescidas. Aderi aos grupos do facebook sobre suculentas e assim consegui achar pessoas que vendem e fazem trocas, aconselho o mesmo, até agora estou satisfeita e tenho tido sorte.

      Eliminar
    2. Mesmo, até sementes de bonsais eu comprei e saiu um fiasco também, logo postarei a foto daquilo que nasceu, as ervas estão a crescer e estas não deitei fora, se ficarem uma erva bonita logo as coloco no meu terrário fechado. Por isso também desaconselho a comprarem sementes.

      Eliminar
    3. Ah, fiquei chateada, comprei algumas sementes na Shopee e vou utilizá-las para lembrancinha ecológica, mas pela aparência das sementes são semelhantes as suas, viu plantar pra fazer o teste e ver se meus convidados não receberão mato.

      Eliminar
    4. As semente das suculentas são muito, muito pequenas, falo porque já colhi das flores das minhas, deixei secar e fiz a experiência, e quando nascem nota-se que é um ponto grosso. As que consegui apenas foi da crássula perforata, mas perdi-as, é um processo lento e depois chegou o inverno. Agora na primavera quero tentar com todas as flores que colhi, irei postar o resultado caso dê certo.

      Eliminar
  2. As minhas sementes germinaram e estão iguais as suas 😭😭😭 deve ser mato também. E me deram tanto trabalho kkkk obrigada por compartilhar sua experiência, venho procurando resultados na internet e só achei agora com seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem ❤, sinto muito por não dar certo consigo também.

      Eliminar
  3. As minha até joguei fora. Iguais as suas.
    Deu uma flor na ponta após 4 folhas nascerem. Tenho foto porque ainda cuido dela. Eu paguei pelas sementes. Então.. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, embora não seja não deixa de ser uma planta, cuide dela, algumas das sementes que espalhei por um vaso também tenho as deixado crescer ;)

      Eliminar
  4. Ola, queria saber sobre a evolução das suculentas...vc deu continuidade??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada pela visita ao meu blog e ter deixado comentário. Eu após esta má experiência de compra de sementes, nunca mais comprei e de todas as que semeei, quer de suculenta ou bonsai, deu só mato, infelizmente. Optei por comprar já crescidas através dos grupos do facebook de suculentas, até agora tenho gostado e aumentei a minha coleção, se quiser espreitar as minhas é só fazer a pesquisa por "minhas suculentas", espero que tenha ajudado e que tenha mais sorte que eu.

      Eliminar
  5. Olá, também comprei umas sementes mas de senecio rowleyanus (colar de pérolas). Veio umas bolinhas pretas, já estão germinando, mas também me parece que não vai sair o que eu pretendia. Está visto que são uns salafrários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente sim, não compre sementes dessas na internet, são só mato.

      Eliminar


Seja muito bem-vindo(a)!

Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.

Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.